michael jackson
O cantor norte-americano Michael Jackson (FOTO: Reprodução_

Não! Michael Jackson não “roubou” o moonwalk de ninguém. Ele apenas o transformou. Com as palavras, o próprio professor, coreógrafo e inventor do passo de dança mais memorável da história da dança.

O dançarino e cantor norte-americano Jeffrey Daniel foi membro do grupo de R&B Shalamar e foi pioneiro no movimento de retroceder (backslide) – que, depois que ele mesmo ensinou a Michael Jackson, ficou conhecido em inglês como o “passeio na lua”. O artista trabalhava religiosamente em coreografias todos os domingos e semanalmente.

“Nada sobre a criação do moonwalk foi planejado, tipo, OK, aqui está este passo e este passo. Era como se alguns momentos o artista estivesse se divertindo, agindo como pateta em dado momento e movendo-se como Charlie Chaplin. Parte disso, estávamos apenas dançando, concentrando-se na diversão. E noutra parte estava concentrado em um movimento específico, mas com frequência eram apenas dois caras apenas se divertindo e mostrando danças”, disse Daniel à revista Time.

VEJA TAMBÉM: Após ser chamada de cobra por Ludmilla, fãs de Anitta contra-atacam e pedem “ajuda” de Cardi B

Jeffrey Daniel (FOTO: Reprodução)

“E então assistindo filmes de Fred Astaire, assistindo Gene Kelly, assistindo os Nicholas Brothers, assistindo Sammy Davis Jr., ele obteve inspiração. Ele podia comer pipoca como ninguém que eu conhecia, porque eu podia comer pipoca. Mas ele, nós estamos sentados assistindo filmes juntos e você podia ouvi-lo raspar o fundo, e eu ficava apenas rindo. E ele começa a cantar junto com o filme. Eu estava tipo, Meu Deus, ele é como qualquer outra pessoa comum. Nós trabalhamos com ele pela primeira vez em 1980, mas ele não fez o moonwalk publicamente até 1983 [no especial de TV do 25º aniversário da Motown]. E depois que ele fez isso, perguntei: “Como foi? Por que você esperou tanto tempo?” Ele disse: “Bem, ainda não deu certo”. Eu fiquei tipo, hein? Essa é a performance que impressionou todo mundo – e ele disse que algo não deu certo. O que estava acontecendo em sua mente, nunca saberíamos. Todos sabemos que foi uma performance alucinante, e isso o levou a outro nível“.

Confira a primeira performance do moonwalk de Michael Jackson abaixo e um vídeo com Jeffrey Daniel comentando o nascimento do passo de dança e como seu movimento de retroceder foi incorporado pelo Rei do Pop:

View this post on Instagram

Photo shoot for #Shalamar's The Look album

A post shared by Jeffrey Daniel (@jeffreydanielofficial) on