A norte-americana Cardi B, a carioca Anitta e o porto-riquenho Myke Towers (FOTO: Reprodução)

‘Me Gusta’ de Anitta com Cardi B e Myke Towers pode ter sido um grande sucesso nas plataformas de música e vídeo, porém não conseguiu uma boa entrada ou estabilidade nas paradas norte-americanas.

Estreando na Billboard Hot 100 na 91ª posição, a música não durou mais que uma semana charteando e logo se despediu da parada.

No Spotify, a faixa foi adicionada em diversas playlists com milhões de seguidores, como a Êxitos USA, Viva Latino e a tão desejada Today’s Top Hits. Essa forma de divulgação é considerada uma das maiores na era dos streamings.

VEJA TAMBÉM: Lady Gaga, Madonna e Pabllo Vittar: 10 músicas que você não sabia que eram “cópias” de outras

Porém, o curioso é que Cardi B – que está no topo da Billboard Hot 100 há 8 semanas com WAP -, não participou efetivamente da divulgação da música.

A canção estreou no dia 18 de setembro e o último post se referindo à ela no Instagram da rapper foi no dia seguinte. Após o lançamento, a brasileira já fez quatro apresentações (Jimmy Fallon, FIFA, iHeartFiesta e MIAW) e Cardi não participou de nenhuma. Durante a parte da artista, a brasileira colocou no telão cenas do clipe onde a rapper aparece.

Apresentações no Jimmy Fallon e MIAW (FOTO: Reprodução/Youtube)

Cardi B fez muitas parcerias desde o começo de sua explosiva carreira. Artistas de peso como Jennifer Lopez, Marron 5 e Bruno Mars convidaram a famosa para participar de suas faixas. Mas nem todas foram divulgadas pela morena.

Músicas como Girls (com Rita Ora, Bebe Rexha e Charli XCX) e Who Want the Smoke (com Offset e Lil Yatchy) lançadas em 2018 nunca receberam divulgação por parte da rapper.

Vale lembrar também que durante a quarentena, a artista não participou de lives musicais, ou seja, nem mesmo um dos maiores sucessos de sua carreira, ‘WAP’, ganhou performances além do videoclipe.

Um dos produtores de ‘Me Gusta’, Ryan Tedder – que já produziu e compôs para artistas como Beyoncé, Adele e Taylor Swift -, contou que mais colaborações com Anitta estão por vir.

Mas não é só ‘Me Gusta’ e ‘WAP’ que estão com impasses na divulgação. Na semana passada, foi lançada ‘Bet You Wanna’ do BLACKPINK com Cardi B (e também composta por Ryan) e a única divulgação feita pela rapper foram postagens nas redes sociais.

Em resposta aos fãs do grupo, a rapper justificou: “Eu realmente amo as meninas – não vou deixar vocês, crianças, brincarem comigo… Vocês tornam os relacionamentos com os artistas muito estranhos por causa do ódio que vocês estão jogando… Eu não peço para estar nas músicas, eu SOU REQUISITADA”.

Apesar de não estar trabalhando firmemente na divulgação de ‘Me Gusta’, Cardi não poupa elogios e menções à Anitta. Nesta semana, ela repostou em seu Twitter uma publicação que compara as duas quando crianças.

As artistas ainda têm outra música gravada, mas até o momento não se sabe se a faixa estará no próximo álbum de Cardi ou no Girl From Rio. Há fortes rumores de que a faixa teria sido engavetada após problemas com direitos autorais envolvendo os vocais de Mr. Catra. A família do funkeiro não teria chegado a um acordo sobre a liberação da faixa.

É OBRIGAÇÃO DA ARTISTA INVESTIR EM UMA MÚSICA QUE NÃO PERTENCE À SUA PRÓPRIA DISCOGRAFIA?

Isso dificilmente acontece. Rappers são conhecidos por participarem de muitas músicas e, por conta disso, seria muito difícil (e caro) investir em todas. Quem realmente deve divulgar a música, é a equipe do artista principal.

Citando um exemplo de outra música da poderosa, Snoop Dogg também não divulgou ‘Onda Diferente’ – e isso não impediu a canção de ser a mais conhecida do álbum Kisses. O sucesso foi tão grande, que pouco tempo depois, os dois repetiram a parceria em ‘Little Square’.