Anitta
A cantora carioca Anitta (FOTO: Reprodução)

COLUNA DROPS!

(Fernando Berenguel)

Uma das mais novas apostas de Jair Bolsonaro foi sugestivamente colocar no tão urgente cargo de Ministro de Saúde, um profissional que confessou inicialmente não saber nem o que era o SUS (Sistema Único de Saúde). Logo depois da contratação de Pazuello veio a bomba: Bolsonaro quer abrir caminho para possibilidade de conceder à iniciativa privada as UBS (Unidades Básicas de Saúde) espalhadas pelo país.

Com a repercussão histericamente negativa, horas depois Bolsonaro voltou atrás e revogou o próprio decreto que previa realização de estudos sobre parcerias privadas pra construção, modernização e a operação de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Mesmo assim foi o suficiente para a classe artística em peso defender um dos serviços mais necessários para os brasileiros.

Até Ludmilla, que vinha tendo uma posição mais tímida diante do atual governo usou suas redes sociais para disparar: “Tentar privatizar o SUS é grave demais! Dentre outras coisas, é tirar o direito de tratamentos gratuitos aos que não têm recursosVamos defender o que é nosso. Vamos defender o que funciona e é modelo de saúde, mesmo que precise melhorar. Chega!”, finaliza.

Além da funkeira, diversas vozes da música se pronunciaram, entre eles: Babu Santana, Emicida, Daniela Mercury e mais. O rapper Emicida postou em seu Twitter uma imagem com os dizeres: “O SUS salva vidas. Ele não“.

A cantora Daniela Mercury, publicou em seu Instagram: “O governo quer privatizar o SUS. Sem o SUS o país será ainda mais injusto do que já é com os mais pobres e com a classe média. A nossa vida não é mercadoria.” Por fim, ela enfatizou: ”Defendam o SUS”.

Já Anitta, além de se posicionar no Instagram, apresentou diversos argumentos em seu Twitter, afirmando que o SUS vai muito além de um hospital para tratar pessoas sem condições financeiras. “Anitta nem precisa do SUS não sabe Uma pesquisa rapidinha no Google vocês vão saber 2 coisas.. 1. De onde eu vim e pq já precisei do SUS até pouco tempo atrás. 2. O SUS representa muito mais do que vocês acham que representa. 3. A comida cheia dos venenos deixa a pessoas cheias dos problemas de saúde….4. Quem tem dinheiro paga o hospital. Quem não tem… SUStenta na força pq o SUS não vai ter mais. Seria essa a sequência? Que merda! O projeto pra melhorar a economia é matar quem tem menos? Aí diminui a pobreza no país?.

MEME DE MEDICINA

Automaticamente começaram a bombar nas redes sociais, memes de Anitta resgatando a capa do single Medicina lançado por ela em 2018. O termo em espanhol significa “remédio”. A julgar pela omissão de grandes outras cantoras pop do país diante dos escândalos do governo, talvez seja mais de um “remédio tipo Anitta” que parte da classe artística ainda precise.

Imagem

ERROU RUDE

Recebo mensagem de um assessor de cantora pop dizendo que a artista não errou a letra de uma música como foi noticiado pelo site. No vídeo em questão, uma das mais conhecidas do meio carnavalesco resolveu arriscar e cantarolou com instrumento e tudo mais, ao vivo sua nova música de trabalho em parceria com um cantor nordestino de renome. A artista que não admite o erro, de grande repercussão no país, segue em silêncio sobre a possível privatização do SUS. Mas tal questão é problema dela também. Ela não mora mais no país.

DEEP FAKE NA MODA

O músico Lafetah, apresenta duma forma inédita no país, um clipe com a tecnologia deep fake para trazer o julgamento de Bolsonaro e Trump. No impactante clipe, são abordados temas como fake news, representativade e violência policial.

NOVA IORQUE PRA QUEM PODE

Em tempos de dólar a quase R$6, a exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen em São Paulo pode ser uma boa para os amantes da Big Apple. Com fotos raríssimas de locais marcantes da cidade estadunidense, a exposição recria ainda um dos pontos turísticos nova-iorquinos com uma réplica do memorial “Strawberry Fields” no mitológico Central Park.

(FOTO: Reprodução)

Vale lembrar que o local do parque novaiorquino possui o mesmíssimo nome da famosa música dos Beatles “Strawberry Fields Forever”, composição de John Lennon, que relembra seus tempos de infância no jardim do Exército da Salvação, próximo da sua residência. O curioso é que o espaço em Nova Iorque também fica próximo da sua última residência e que era muito visitado pelo casal John e Yoko, nas suas andanças pela cidade.

Strawberry Fields
Central Park (FOTO: Reprodução)

PAGODINHO COM LUDMILLA, DILSINHO E BOCA ROSA

Quintou com pagode inédito do Menos é Mais! Nesta quinta (29), a partir das 21h, o grupo que está na estrada desde 2016 faz uma live em seu Instagram (@grupomenosemais) com um super time que ama um pagodinho, formado por Ludmilla, Dilsinho, Boca Rosa e Fred. Juntos eles vão falar do lançamento de “Adorei”, ensinar a dancinha da faixa que já está no Tik Tok e contar as novidades do grupo que vem por aí! Após a live, o single estará disponível em todas as plataformas de música pela Som Livre. Já o clipe de “Adorei” será lançado no YouTube na sexta-feira (30).

QUINTOU! E POR HOJE É SÓ! VOU FICANDO POR AQUI!

Até amanhã!
Fernando Berenguel

(Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha e opinião do site e do portal UOL)