jojo todynho
A cantora Jojo Todynho (FOTO: Reprodução)

COLUNA DROPS

Fernando Berenguel

Confirmando seu favoritismo inicial, a funkeira Jojo Todynho sagrou-se vencedora da Fazenda 12 arrematando o prêmio de R$1,5 milhão.

Chama atenção, porém, o fato de Anitta não ter esboçado uma palavra sequer sobre a vitória de sua amiga e parceira nos projetos “Vai Malandra” e “Perdendo a Mão” (2018).

Anitta não chegou a se manifestar muitas vezes a respeito de Jojo Toddynho na 12ª edição de ‘A Fazenda’. Tudo porque segundo o jornalista Gabriel Perline, a voz de ‘Vai Malandra’ resolveu fazer um teste de fidelidade na amiga – e ela não passou. “Anitta estava desconfiada de que Jojo estivesse vazando para a imprensa algumas fofocas de sua vida pessoal e fez um teste com a ex-amiga: inventou que estava grávida e a convidou para ser madrinha da criança”, disse.

E ainda afirmou: “Em menos de uma hora, Anitta recebeu o telefonema de uma jornalista, que queria checar a suposta gravidez. Foi quando Jojo Todynho caiu na armadilha da poderosa. E a amizade nunca mais foi a mesma”. Porém, a história de Perline foi logo desmentida pela funkeira de Honório Gurgel, que repostou em seus stories uma publicação que dizia: “Bora torcer pra Jojo?”.

Logo depois, a própria Anitta se manifestou pontualmente a favor da colega num episódio envolvendo um suposto caso de gordofobia relacionado ao cantor Biel. Ao fim do BBB20, vale lembrar, Anitta manifestou sua torcida para a médica Thelma Assis. Já na reta final de A Fazenda não houve sequer um tuíte para sua colega que pode ser vista juntinho da Poderosa na série Made in Honorio, que estreou nesta semana na Netflix. Pra lá de esquisito né? O que será que rolou na real?

ARRASOU VIADA

Ainda mais curiosos podem ser os caminhos adotados por Jojo Todynho, agora alçada a condição de vencedora do reality da Record. Nomes de ex-participantes como Valesca Popozuda, Karina Bacchi, Viviane Araújo e Gretchen, souberam administrar a boa repercussão em torno de suas figuras, saindo ainda maior do que entraram no programa, conseguindo manter-se na mídia desde então. Souberam render assunto e manchete. E isto Jojo sabe de cor, salteado e garrafa amassada. Numa dessas, a Globo pode “crescer os olhos”.

ALELUIA, ARREPIEI?

Chama atenção, porém, a maneira como a cantora que foi garota propaganda da prefeitura do pastor Crivella, celebrou sua vitória logo após o prêmio lhe ser anunciado no palco da finalíssima do programa. Emocionada, a artista pediu para que todos os seus colegas de confinamento se aproximassem, levando muita gente na web a acreditar que ela generosamente poderia dividir parte do prêmio com seus amigos. O que se viu foi então uma reza coletiva ao melhor estilo célula religiosa onde em seguida, Jojo entoou um louvor. Antí-clímax total. Poderia ter mandando pelo menos uma “Noites Traiçoeiras” né Jojo?

REHAB DO GABRIEL

Se por um lado muitos nomes saem maiores do que entraram no programa da Record, que teve sua maior audiência em dez anos, chama atenção o quão rejeitado Biel continua sendo nas redes sociais. Difícil entender a “torcida silenciosa” do cantor que acabou tirando o segundo lugar do programa de figuras populares como Lidi Lisboa, Stéfani ou Lipe. Será que houve mesmo uma reabilitação de fato para a imagem tão desgastada do músico? Houve alguma possível redenção?

Vale lembrar que não houve qualquer pedido de desculpas ou explicação mais plausível de partindo do cantor sobre sua ex-esposa supostamente agredida, ou envolvendo o caso da jornalista assediada ou ainda para a vítima de acidente para qual ele não teria prestado socorro. Complicado.

Pouco antes de sua entrada no programa, Biel tentou chamar atenção do público apostando nas mais diferentes direções entre as que já tinha adotado na carreira. Para ilustrar a tentativa de “renovação” do cantor seguem alguns exemplos: Biel resolveu flertar com o uso de maconha num dos seus lançamentos mais recentes. Intitulada ‘Cicatriz’, a canção faz parte de novo álbum do artista, ‘Fênix’ e faz referência direta ao uso da substância alucinógena.

Além do clipe da canção mostrar o cantor fumando um cigarro diferenciado logo na abertura, um verso da música diz: “vou te fumar até a ponta, gata, vou tipo marijuana”. Vale ressaltar que marijuana é como a erva proibida é chamada na Califórnia, onde o artista morou recentemente.

Importante lembrar que o código penal brasileiro prevê detenção de três a seis meses para quem fizer publicamente apologia às drogas. Biel chegou a compartilhar vídeos de criança e adolescente fazendo coreografia ao som da canção. Segundo a jornalista Fábia Oliveira, as imagens acabaram sendo retiradas do aplicativo TikTok mas algumas permanecem nas redes sociais do cantor. A questão da discussão sobre o uso da droga se faz necessária, mas a pergunta que se faz é se Biel seria o porta-voz ideal para um assunto tão delicado.

Além da canção citada, Biel também “atirou musicalmente para outros lados” apostando no ritmo latino do momento, o gênero reggaeton, onde no clipe da faixa surgiu pelas ruas de Hollywood. O músico também apresentou uma caprichada faixa de hip-hop. Além destas, dias após sua estreia no programa, Biel lançou uma faixa puxada pro funk e hip-hop com um clipe picante trazendo uma mulher sensualizando em roupas íntimas. Nenhuma delas teve razoável repercussão ou contou com divulgação expressiva para tentar “reabilitar” sua imagem tão arranhada. 

Resta saber se agora, após sua histérica exposição num dos programas mais comentados do país, as gravadoras e investidores se interessarão por uma suposta torcida tão engajada e passarão a trabalhar na divulgação das próximas músicas do cantor. Será que alguém vai bancar?

BBB21

Após a bem sucedida investida da Rede Globo em nada menos que quatro cantores no BBB20, fica a dúvida se o canal vai selecionar algum artista do ramo para a próxima edição do programa que se inicia nas próximas semanas. Outra pergunta que se faz, é: qual será a estratégia digital que a Globo pretende adotar neste ano?

Se por um lado, Manu Gavassi conseguiu colher bons frutos com sua estratégia multimídia, sendo contratada pela Netflix, a Record saiu na frente com uma parceria com o TikTok, que pode ter rendido menos repercussão e engajamento no geral, mas com certeza rendeu uma graninha para o canal dos bispos. O “jeitinho” encontrado por Manu, que foi escondido da direção do programa, certamente não terá o mesmo papel na próxima edição do reality global. Sorte dela!

FORA DA CAIXINHA

Em agosto, foi noticiado pela jornalista Fábia Oliveira, que Mariano, um peão que teve postura bastante neutra no jogo da Fazenda, possuiria uma estratégia digital de conteúdo devidamente planejada para ser colocada em prática no decorrer de sua participação no programa.

Segundo a jornalista do veículo O Dia, Mariano pretendia seguir os passos de Manu Gavassi, no ‘BBB20’, e produziu diversos vídeos gravados para que fossem usados para atualizar suas redes sociais aqui do lado de fora enquanto estivesse confinado. Mariano gravou todo conteúdo em dois finais de semana e os vídeos seriam compartilhados pelos administradores dos perfis do músico diariamente. Mesmo assim, nada acabou vindo a público.

O que será que rolou? O sucesso de Manu no pós-reality tem muito de sua criativa estratégia “fora da caixinha”. O que será que os participantes da Fazenda irão preparar de novidades para os fãs agora longe do confinamento? Tudo o que fizerem, porém, certamente não terá o mesmo peso midiático alcançado pela artista paulista e ex-BBB após seus despretensiosos videozinhos. Reposicionamento de mercado muitíssimo bem planejado por Manu.

NÃO É SÓ AQUI!

O jornalista e crítico da APCA, o mestre José Norberto Flesch informa em seu perfil no Instagram, nomes do line-up do Lollapalooza Estocolmo que ocorrerá em julho de 2021. Figuras como Post Malone, Kendrick Lamar, Galantis, Doja Cat e Lewis Capaldi foram confirmados na programação do evento europeu.

O país nórdico foi considerado um dos maiores fracassos mundiais no combate à pandemia, enfrentando uma dura segunda onda da Covid-19. Resta saber se o evento musical irá mesmo acontecer por lá. A Suécia vale lembrar é o berço mundial da música POP e terra de nomes como Max Martin e Abba.

BOLSONARISTA NO PANTANAL

Após demonstrar arrependimento, chegar a pedir perdão em live, mandar indiretas para Jair Bolsonaro na pandemia e reclamar das críticas que recebeu por seu posicionamento nas eleições 2018, Eduardo Costa resolveu gravar seu novo DVD no Pantanal. Isto após, a embarcação do cantor atolar e ele não conseguir chegar no local, numa primeira investida. Agora pelo jeito, tudo deu tudo certo.

A região que como se sabe, vive sua pior crise ambiental em décadas, também foi palco de uma live beneficente feita por Luan Santana. No evento, Luan conseguiu arrecadar nada menos que R$750 mil para a localidade. O local, aliás, vem ganhando mais atenção da mídia, por causa de um suposto remake de Pantanal que vem sendo cogitado pela Globo.

Almir Sater aliás, figura conhecida da novela de 1990, já deu sua benção para que Luan Santana esteja no elenco da nova versão. Com tanta gente falando sobre o assunto será que o governo, que já voltou atrás em tantas decisões, irá olhar melhor pra região nos próximos dois anos?

ELE OU ELA

Curioso que Pabllo Vittar tenha recebido o prêmio de Homem do Ano pela revista QG. Foi justamente sua colega Gloria Groove que mostrou as mais variadas facetas neste ano, tirando muitas e muitas vezes sua peruca e mostrando seu lado artístico representado pela persona Daniel.

A vitória do prêmio porém, acaba sendo uma conquista de todos os players do mercado drag brasileiro. Gloria, aliás, que é dubladora, rapper, letrista e produtora, colaborou numa das letras mais caprichadas do ano com “Deve Ser Horrível Dormir Sem Mim” além de divulgar um impecável EP puxado pro R&B. Prova de que tem briga boa em 2021 no cenário da drag music.

E POR HOJE É SÓ!

SEXTOU! BOA SEMANA 🙂

E EU VOU FICANDO POR AQUI!  ATÉ AMANHÃ!

Com a colaboração de Bruno Luis Barros e Louise Barbosa

(Fernando Berenguel)

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha e opinião do site e do portal UOL