ivete claudia leitte
As cantoras Claudia Leitte e Ivete Sangalo (FOTO: Reprodução)

COLUNA DROPS

Fernando Berenguel

Em política e sociologia, dividir para conquistar (ou dividir para reinar), significa ganhar o controle de um lugar através da fragmentação das maiores concentrações de poder, impedindo que se mantenham individualmente. O conceito refere-se a uma estratégia que tenta romper as estruturas de poder existentes e não deixar que grupos menores se juntem. A ideia acabou sendo usada pelo governante romano César, o imperador francês Napoleão e supostamente por uma certa funkeira aí oriunda de Honório Gurgel. 

Chama atenção porém, que a catalisadora de opiniões, MC Melody tenha sido “convidada” para ser agenciada pela empresária musical de maior repercussão do mercado: ninguém menos que Anitta. Tudo começou, na madrugada desta sexta-feira (8), quando Anitta fez um comentário polêmico em um perfil de fofoca do Instagram. Em uma publicação, a página Rainha Matos brincou com uma postagem de MC Melody, que falava da ansiedade de completar 14 anos, e a cantora do hit “Bola e Rebola” opinou. E logo recebeu sua resposta.

Já na manhã desta sexta-feira (8), Anitta respondeu o pai da Melody e aceitou empresariar a menina, mas indicou que por agora a menina foque nos estudos. “Não concordo com o que foi escrito mas não vou entrar nesse mérito. Topo sim, a gente começa quando ela tiver 17. Agora ela estuda”, declarou a cantora.

Voltando ao tema principal, vale ressaltar que a própria Anitta construiu sua carreira sendo amada e odiada, elogiada e detonada, sempre caminhando pela linha tênue do “falem mal mas falem de mim”. A frase na verdade é um desdobramento natural da seguinte máxima: “There’s no such a thing as bad publicity” (“não existe publicidade ruim”). O aforisma do artista Phineas T. Barnum, é replicado pelas mais diferentes empresas e artistas em sua disputa pela cada vez mais almejada atenção do consumidor.

É só conferir no gráfico abaixo para ter certeza que, pelo menos, do ponto de vista de recall, tanto Ivete quanto Claudia ficaram comendo poeira diante das estapafúrdias notícias desta sexta-feira (dia 8). Vale perguntar: quais músicas as estrelas do axé lançaram no ano passado? Quais barulhos elas geraram num ano onde aparecer se tornou quase uma questão de sobrevivência? Diante de tais provocações, meu palpite é que Anitta pode estar querendo provar para todo mercado como a lógica das buscas na web e algoritmos, hoje em dia, pode catapultar e sedimentar figuras inusitadas ao mainstream. Resta saber, se suas colegas na música permitirão que isto aconteça. Bem, pelo menos, aquelas que ainda fazem questão de ser algum assunto.

LIVE DA FOLIA

Após um 2020 meio apagado na carreira, Ivete Sangalo se juntará com Claudia Leitte para salvar a folia do brasileiro. De acordo com o jornalista Marrom, do Jornal Correio, no dia em que aconteceria o Carnaval, se não houvesse a pandemia do novo coronavírus, as duas farão uma live juntas.

A transmissão ao vivo será realizada no YouTube e, ainda segundo o colunista, a ideia é fazer o público aproveitar o show como se estivesse correndo atrás de trios elétricos. “As duas artistas, com suas respectivas bandas, vão preparar um repertório tipo arrasa quarteirão”, contou.

Ivete Sangalo e Cláudia Leitte juntas em nova turnê? Detalhes só na próxima  5ª - Verso - Diário do Nordeste
(FOTO: Reprodução)

GRILINHO

Falando em colegas de Anitta, uma assessoria de uma destas cantoras de axé das mais famosas, mandou um e-mail informando um novo investimento com pegada de responsabilidade ambiental da musicista. Perguntei o que a artista achava sobre atuais políticas adotadas pelo governo no Pantanal. Daí em seguida juro que consegui ouvir uma porção de grilinhos que vivem aqui na parte de trás da minha casinha. Mais fácil até de algum destes “cantores” responder a pergunta…

NEGRO GIGANTE

Em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (dia 7), o astro baiano Léo Santana deu detalhes de sua nova música que foi lançada hoje em parceria com Vitão. Na canção “SAMU”, que promete virar hit, Léo Santana e Vitão – dois artistas em total ascensão – misturam o pop e o funk com a batida do pagode baiano. Composta por Vitão e Los Brasileros, a música “SAMU” será o novo single de trabalho de Léo Santana.

Ainda no mesmo evento, o gigantesco músico baiano que tem dois metros confirmou que tem uma música no forno para lançar com Malía, talentosa cantora revelação da Cidade de Deus. E segundo ele, a faixa está com tudo pronto para ser lançada muito em breve.

malía
A cantora carioca Malía (FOTO: Reprodução)

OPORTUNISMO?

Nesta quarta-feira (06), apoiadores radicais do presidente dos EUA, Donald Trump, invadiram o Capitólio, sede do Congresso norte-americano, em Washington. Diversos famosos se indignaram com a situação e manifestaram a opinião através das redes sociais. Mas, parece que a declaração de Demi Lovato não agradou a todos já que a artista prontamente anunciou que teria uma música para lançar sobre o assunto que resultou até em mortes nos Estados Unidos.

Indo por outro caminho, Selena Gomez, postou um texto no Twitter em que responsabiliza os donos das principais redes sociais dos Estados Unidos pelas violentas manifestações. Ela se dirigiu a Mark Zuckerberg e Sheryl Sandberg (do Facebook) Jack Dorsey (do Twitter) Sundar Pichai (do Google) e Susan Wojcicki (do Youtube) em um texto que diz:

“Hoje resulta da permissão para que pessoas com ódio em seus corações usem as plataformas, que deveriam ser usadas para unir as pessoas e construir comunidades. Vocês todos falharam com o povo americano hoje, e espero que consertem as coisas”, compartilhou Selena Gomez, marcando todos os nomes. Maneiras bem diferentes, de lidar com o assunto né?

OUTRA EXPLOSÃO

Não se pode negar que “Dynamite”, foi um grande sucesso do BTS, qual ainda lhes rende muitos lucros. Com isso, a banda sul-coreana pode voltar a trabalhar com um dos compositores do hit, David Stewart.

Nesta quarta-feira, o compositor confirmou em seu Twitter que acabou de escrever uma nova música para o BTS e que ela é muito boa. Será que a nova aposta do grupo tem capacidade de manter os “abalos sísmicos interplanetários” conquistados pela música explosiva do grupo coreano?

KEN HUMANO

Para o seu novo clipe, Save Your Tears, The Weeknd tirou as bandagens características que usou em 2020 e revelou um novo rosto. Nessa nova versão do cantor, repleta de cirurgias plásticas, todas suas feições eram exageradas.

O maquiador por trás dessa mudança radical foi o designer Mike Marino, que compartilhou com os fãs como foi o processo criativo do rosto. “Minha escultura rústica original e partes separados com texturas”, escreveu Marino nas fotos. “Composto por 4 aparelhos protéticos, sendo a face principal um molde dobrável.”

The Weeknd's 'Save Your Tears' Plastic Surgery Look Is Prosthetics

O designer contou que o objetivo era fazer uma versão distorcida do rosto de The Weeknd. Ele e sua equipe colocaram diversas próteses à escultura. Após isto, elas foram colocadas no rosto do cantor. Confira aqui o bizarro visual do cantor no clipe de “Save Your Tears”:

NOSTALGIA

As cantoras Simone e Simaria aproveitaram a quinta-feira (07), para publicar um TBT ao lado de ninguém menos de Frank Aguiar. As irmãs sertanejas aparecem cantando ao lado do cantor de forró durante um de seus shows, no fim dos anos 1990.

No vídeo, que foi publicado por um fã clube, Simaria aparece em destaque, cantando quase sozinha, com Simone de segunda voz. Frank Aguiar, por sua vez, também faz um dueto com elas, tocando também seu teclado.

E POR HOJE É SÓ! BOA SEMANA!

Fernando Berenguel

(Com a colaboração de Fernanda Dias, Isabella Mariano e Louise Barbosa)

Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha e opinião do site e do portal UOL