A cantora maranhense Pabllo Vittar (FOTO: Reprodução)

COLUNA DROPS

(Por Fernando Berenguel)

Faltando pouco mais de quatro semanas para o fim do ano, músicos brasileiros se preparam para os lançamentos mais robustos e ambiciosos habituais do período. A fase de festas geralmente tem forte concorrência musical no mercado brasileiro e apesar do ano de crise financeira, a briga no pop e sertanejo promete ser boa. Foi neste período de fim do ano por exemplo, que foram lançadas nos últimos tempos smash hits como “Apelido Carinhoso” (2017), “Vai Malandra” (2017), “Amor de Que (2019)”.

Líder no segmento da drag music, Pabllo Vittar pinta como o nome com o produto mais vigoroso no mercado musical deste fim de 2020. Tudo porque, nomes internacionais e também do mercado brasileiro foram recrutados para reimaginar as faixas do disco 111 de Pabllo Vittar que vazou em março deste ano. O produtor executivo do projeto, Rodrigo Gorky, adiantou aos fãs que a versão deluxe do álbum da drag queen buscou inspiração no Club Future Nostalgia de Dua Lipa. O projeto da britânica buscou trazer a atmosfera das pistas de dança para o pop de Dua Lipa que foi devidamente remixado por DJs renomados da cena internacional.

Além de um lead single inédito em parceria com Pocah que segundo especulações se chamará “Bandida”, o novo projeto de Pabllo Vittar terá um novo artista em cada uma das nove faixas repaginadas além de uma canção solo inédita da drag queen. Muitos fãs esperam parcerias de artistas como Fergie, Little Mix, BLACKPINK, Kali Uchis, IZA e Arca nesta versão. A julgar pelo álbum remixado de Dua Lipa, o projeto pode acabar ficando tipo “ame ou odeie”. Mas como diria o internauta, a divulgação já está pesadíssima.

Já Anitta, vem se preparando para monopolizar as discussões de fim de ano na web mas, sem qualquer grande novidade musical. Após o lançamento do remix de “Me Gusta” com o rapper revelação 24kGoldn, a funkeira carioca lançará em 16 de dezembro sua mais nova série no Netflix intitulada “Made In Honorio”.

Pelo trailer divulgado, os fãs podem esperar muito choro, grito e participações especiais. Ao que tudo indica os resultados das badaladas gravações feitas no Piscinão de Ramos na última semana ficarão para o primeiro semestre do ano que vem. Quem queria música nova da Girl From Rio terá que esperar um pouquinho.

Sertanejo com o cachê mais alto do país, Gusttavo Lima é outro nome que promete lançamentos grandes para o período. Com a imagem ainda vinculada a um verdadeiro “abalo sísmico matrimonial”, o astro mineiro prometeu quase dez músicas inéditas para os próximos tempos.

gusttavo lima
O cantor mineiro Gusttavo Lima (FOTO: Reprodução)

Dando continuidade ao DVD ‘The Legacy’, Gusttavo Lima pretende lançar outras nove músicas novas ainda esse ano. Segundo o famoso, os lançamentos serão feitos de 15 em 15 dias. Até o momento, 5 músicas do projeto já foram lançadas: De Menina Pra Mulher, Café e Amor, Tudo Que Eu Queria e Tô Torcendo. A mais recente, “Espetinho” ganhou um clipe gravado ao vivo com o cenário inspirado na série “Game of Thrones” e que marcou todo o projeto.

CONCORRÊNCIA SE PREPARA

Enquanto isso, Luan Santana, Ludmilla e suas equipes quebram a cabeça planejando as próximas parcerias dos artistas. E de preferência, com colaborações internacionais!

O sertanejo, vale lembrar, participou de algumas reuniões fora do país planejando suas próximas músicas na carreira. Focado em sua carreira internacional, Luan participou de um camping de composições em Cancún, no México no mês de outubro. Durante a experiência, compositores nacionais e internacionais se juntaram ao sertanejo para produzir seu novo material.

No Instagram, o artista publicou fotos dos momentos finais da viagem: “Time to go [hora de ir]… dias incríveis e um passo importantíssimo pra minha carreira. um obrigado a essas três pessoas maravilhosas por estarem juntos comigo nessa”, escreveu na legenda. Semanas depois, o músico provocou os fãs com um lançamento ainda para este ano.

VEM AÍ?

Também indicando uma parceria internacional para os próximos tempos, Ludmilla que irá participar do próximo Poesia Acústica segue divulgando sua mais nova música “Rainha da Favela” que já alcançou o pico de #22 no Spotify. A faixa que enfrentou um golpe baixo logo na estreia após ser sabotada pelos fãs da Anitta, se apresenta como o principal lançamento de funk feminino neste fim de ano. Ao fim do clipe da canção, vale lembrar, Lud aparece num jatinho falando em espanhol com um interlocutor.

Por isso, a expectativa dos fãs é que após o lançamento da faixa, algum player estrangeiro de peso participe duma parceria com Lud. Lançamento muito pouco divulgado, a cantora vale lembrar, divulgou nas últimas semanas uma releitura de “Verdinha” em parceria com o astro latino Nicky Jam.

Além disso, Ludmilla se encontrou em 2019, com ninguém menos que Cardi B e Megan Thee Stalliom, durante sua passagem pelos Estados Unidos. Após a Warner divulgar Me Gusta de Anitta com Cardi, as expectativas se voltam para o que a gravadora irá preparar para Ludmilla. O que será que a Warner tem reservado para a Lud?

CADÊ CARDI?

Após praticamente deixar passar em branco todo o período de divulgação de “Me Gusta”, a rapper Cardi B finalmente apareceu em seu perfil no Spotify vinculada aos devidos créditos da canção. Desde o lançamento da faixa ainda em agosto, foi somente agora que a rapper “assumiu a faixa” na plataforma de streaming.

Com novos versos caprichados de Anitta, a música ganhou um remix com o rapper sensação 24kGoldn que está em primeiro lugar nas paradas dos EUA com o hit “Mood”. Engraçado que foi somente agora após o remix com o rapper prodígio norte-americano que Cardi topou “assumir” a faixa. O que será que pegou? Ciúmes?

PERDOA A FACADA

Após repercutir na web entrando para o Top 50 do Viral Mundial no Spotify, o cantor e compositor baiano Tierry alcançou o topo das rádios brasileiras batendo gigantes como Eduardo Costa, Gusttavo Lima e Luan Santana. A faixa que alcançou a façanha foi “Rita” que conquistou os ouvintes com um verso de um homem apaixonado que perdoa a facada dada por sua amada.

Tierry, vale lembrar, foi o compositor responsável pela música mais executada das Rádios FM em 2019, segundo a análise da Connectmix. A música Cem Mil do astro sertanejo Gusttavo Lima foi executada nada menos que 584.587 mil vezes. Com o hit “Cracudo” na carreira, o sucesso de Tierry como compositor rendeu-lhe inclusive o apelido de “Tiehit”.

SAFADÃO SUPERA “PARABÉNS”

O Dia do Músico é comemorado anualmente todo dia 22 de novembro, homenageando os que vivem e se dedicam a essa arte. O Ecad (Escritório Central de Distribuição e Arrecadação) aproveitou a data para fazer um levantamento especial, identificando as 20 músicas mais tocadas em todos os segmentos de execução pública no Brasil nos últimos cinco anos.

Na liderança, ficou a música “Camarote”, interpretada por Wesley Safadão e de autoria de Barros Neto e Jota Reis. Na segunda posição, o famoso “Parabéns a você”, que já embala muitos aniversários há anos. Logo em seguida, “Aquele 1%”, (de autoria de Vinícius Poeta e Francisco Araújo), “Sosseguei” (de Thallys Pacheco) e “Seu polícia” (de Júnior Angelim) formam o top 5. Confira o ranking completo clicando aqui!

E POR HOJE É SÓ

Trabalhando sua imagem no pós-divórcio, Gusttavo Lima e sua equipe têm começado a se movimentar. Além do lançamento de várias faixas nessa fase de exposição histérica na mídia, o músico foi visto com os filhos pela primeira vez após a separação além de se reunir com os familiares num encontro íntimo.

Ações do tipo ajudam a afastar a imagem de “solteirão cachaceiro” que alguns setores começaram a vincular a ele depois da separação e depois também das “lives alcoolizadas” do músico. As traições apontadas por tantos fofoqueiros ajudaram a desgastar um bocado a imagem o músico.

Chama atenção que num dos recentes encontros com uma sobrinha, Gusttavo posou reproduzindo uma pose que se tornou meme na web após viralizar com um fã de Pabllo Vittar. Será que o sertanejo sabe a origem da sua pose divertida? Alguém poderia contar por favor?

Gusttavo Lima fez pose divertida em foto com a sobrinha Monike
(FOTO: Reprodução)
Pose de bandida: entenda de onde surgiu o meme com Pabllo Vittar - Gente -  iG
(FOTO: Reprodução)

E por hoje é só! Vou ficando por aqui!

Boa semana 🙂

Fernando Berenguel

(Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha e opinião do site e do portal UOL)