Criador do meme do caixão alerta fãs: “Fiquem em casa ou dancem conosco”

Publicado em 06/05/2020 13:14
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Benjamin Aidoo é o nome do empresário fundador da empresa que viralizou nos últimos meses por causa do “meme do caixão” que conquistou as redes sociais com inúmeros memes e piadas.

Agora com muito bom humor, Aidoo resolveu fazer um vídeo para agradecer aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus e também para reforçar às pessoas sobre a importância de permanecer em casa. Para tornar sua mensagem ainda mais efetiva, Aidoo resolveu obviamente usar do seu próprio meme.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No vídeo compartilhado pelo Twitter e disponível abaixo, o empresário ganense afirma: “Olá a todos! Nós queremos agradecer todos os médicos do mundo. [aplausos] Vocês têm trabalho duro e cuidado de todos nós. Mas lembrem-se: fiquem em casa ou dancem conosco! [risos]”.

Confira abaixo:

Uma reportagem recente do UOL, sobre o país africano, revela que a contratação desse serviço funerário pode custar R$ 800, segundo o jornal El País. Um trabalhador funerário da cidade de Acra, capital de Gana, detalhou ao periódico que a quantia seria cobrada pelo serviço básico de carregadores, justamente como aquele que é visto nos memes. De acordo com o profissional, outros detalhes e fatores podem fazer o preço variar.

“Esse dinheiro, ao que é preciso somar outros gastos do funeral, inclui a contratação de umas oito pessoas: seis encarregados para transportar o caixão nos ombros, outro para liderá-los e um flautista. Se você quiser mais músicos, ou que façam um percurso mais longo com o caixão, de até duas horas, precisa pagar mais”, afirmou o agente funerário Emmanuel Agyeman ao jornal.

No primeiro dia depois da morte, costuma-se organizar um velório na casa da família. Tudo isto [o cortejo fúnebre] ocorre depois”, afirmou. De acordo com o jornal, há ganenses que gastam até R$ 85 mil na realização desses funerais mais festivos. Vale ressaltar que o país africano tem um quarto da sua população vivendo com condição de pobreza. O agente funerário justifica ainda que os tons de roupa usados pelos carregadores e o número de convidados são detalhes que podem inflar o preço do serviço. De acordo com ele, quando os familiares acreditam que não haverá pessoas suficientes para o funeral, são contratados figurantes para a cerimônia.

Agyeman também revelou à reportagem do jornal El País que funerais desse tipo são feitos quando a pessoa teve uma “vida longa”. Em Gana, vale ressaltar, a expectativa de vida gira em torno dos 63 anos. “Estas festas são montadas quando a pessoa que morre teve uma vida longa, quando morre com 60 anos ou mais [a expectativa de vida em Gana é ligeiramente inferior a 63 anos]”, afirmou Agyeman ao jornal.

DONO DA FUNERÁRIA FAZ REVELAÇÕES

Já o dono da funerária Benjamin Aidoo, de 31 anos, que aparece prestando esse serviço nos vídeos, concedeu uma entrevista recente ao jornal Folha de S. Paulo e disse que está achando incrível ter virado meme na internet. “As pessoas estão usando minhas imagens para se divertir enquanto estão entediadas em casa,” afirmou, por telefone. Ele revelou também que tem recebido diversas ligações, e-mails e pedidos de entrevistas.

Após trabalhar por três anos no ramo funerário, o empresário abriu sua própria empresa em 2007, pois enxergou uma oportunidade num país em que funerais e enterros podem durar vários dias. Além disso, pensou numa forma de repaginar o momento triste de uma despedida.

Aidoo falou que partiu dele a ideia de oferecer dança e figurino como um serviço, mas uma matéria de 1997, do jornal americano The Washington Post, já mencionava um serviço como esse. A tradição em Gana era uma cerimônia apenas com os carregadores de caixão, antes de se tornar um momento alegre.

VEJA TAMBÉM: Cantor pede ajuda após permanecer com o pênis ereto por duas semanas

Benjamin tem aproximadamente cem funcionários hoje, divididos em equipes de sete pessoas. Um para liderar o grupo e os outros seis para carregarem o caixão. A empresa manda uma líder feminina, quando o defunto é uma mulher. Todos os funcionários passam por um treino, para não ter erro durante o evento. “Se o caixão cair é uma desgraça para nós e para nossa marca,” comenta Aidoo.

As coreografias são inspiradas em danças tradicionais, com tambores, tudo para fazer com que os parentes sorriam ao invés de chorar, segundo ele. A música eletrônica que aparece em todos os vídeos não é a original usada durante a cerimônia, foi incluída na edição para ser mais chamativa nos memes.

Aidoo diz que o que motiva transformar um momento tão triste de partida em algo mais leve tem relação com a gratidão. “Imagine que você é meu pai e por causa de você me transformei num advogado ou numa pessoa importante na sociedade. Se você morre, eu tenho que festejar o que você fez por mim”.

Ele conta que familiares dos falecidos bebem muito durante os dias de funeral e, no momento de carregar o caixão até o cemitério, fazem coisas inapropriadas, por esse motivo, o serviço dá mais segurança às famílias.

Em gana, outras funerárias também oferecem esse tipo de serviço e para contratar os carregadores de caixão, é preciso desembolsar mais de mil reais para ter a cerimônia mais luxuosa, com a presença dos pallbearers.

Veja também: Conheça os divertidos carregadores de caixão que estão bombando na web

A empresa do Aidoo cobra 800 cedi, moeda local, para os carregadores de caixão se vestirem com traje escocês, sendo o serviço mais em conta. No Brasil esse valor custaria 715 reais em média. O traje de marinheiro custa 805 reais e, por fim, um velório com carregadores de caixões todos de roupa branca custaria 1.070 reais. Porém, o empresário diz que, o valor é negociável, para famílias mais simples também conseguirem contratar.

Para finalizar, Aidoo contou que os pallbearers dançarão com trajes característicos no velório de sua mãe e, inclusive, já a avisou sobre a decisão. “Ela ficou muito feliz. Estaremos dançando,” declarou. E ainda deixou uma solicitação para seu próprio velório: uma semana de festa antes de lhe enterrarem.

Com esse serviço “diferente”, foram gerados mais de 100 empregos para jovens no país, segundo uma reportagem da BBC.

https://youtu.be/t4S5rq38qXY

Ouça também a versão original de Tony Igy e o remix de ‘Astronomia’ feita pelo duo Vicetone:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio