30 anos sem Cazuza: missa em homenagem ao cantor será transmitida pelo Facebook

Publicado em 07/07/2020 17:17
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nesta terça-feira, completam 30 anos da morte de Cazuza, e para homenageá-lo será realizada uma missa virtual. Sua mãe, Lucinha Araújo convocou os fãs para participar. A cerimônia acontecerá na Paróquia da Ressurreição, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. A transmissão será feita pelo Facebook da igreja a partir das 19h.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, Lucinha tem passado os últimos meses em Angra dos Reis, na companhia do marido e filha, por isso a decisão de fazer uma missa virtual.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

(FOTO: Reprodução)

Todos os dias é dia de relembrar meu filho, mas, nessa data, mando sempre celebrar uma missa. O pior dia foi no qual soube que ele estava doente. E seguiu-se muito sofrimento até o dia da morte dele. Mas prefiro esquecer os dias ruins e lembrar dos bons momentos que a gente passou junto, porque a gente foi muito feliz. Senão, não tinha sobrevivido. Penso nele 24 horas por dia”, conta a mãe do artista.

VEJA TAMBÉM: Vídeos sensuais de Anitta são publicados em site pornô

O ano de 2020 estava reservado para volta do espetáculo “Cazas de Cazuza”, entretanto, por conta do atual problema mundial, o musical só voltará aos palcos ano que vem.

(FOTO: Divulgação Facebook)

30 anos sem Cazuza: vocalista do Jota Quest e Wilson Sideral lançam música em homenagem ao cantor

Há exatos 30 anos, em 7 de julho de 1990, partia prematuramente, aos 32 anos, em decorrência da AIDS, o cantor, compositor e poeta, Cazuza, uma das mais importantes e contundentes vozes de seu tempo, deixando para a eternidade sua obra fantástica, cada vez mais lembrada e reverenciada pelas novas gerações. 

Onze anos mais tarde, em 2001, Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, lançava a antologia poética do artista em livro intitulado “Preciso Dizer Que Te Amo – Toda a Paixão do Poeta”, reunindo, além de todas as suas letras e poemas já gravados, outros 65 textos não musicados, encontrados por ela, em cadernos e anotações do poeta. 

De lá para cá, à conta-gotas, raríssimas “novas” canções de Cazuza têm nascido, sempre sob olhar cuidadoso da matriarca, e pelas mãos de parceiros especiais, ou ainda atreladas à datas e ocasiões marcantes para a trajetória do artista, como esta, em que se celebram os 30 anos da “Sociedade Viva Cazuza”, instituição fundada no ano de sua morte, para atuar no combate à AIDS. 

O single inédito “Essas Canções de Amor”, que chega às plataformas digitais nesta terça-feira, 7 de julho, pelas vozes dos irmãos mineiros Rogério Flausino e Wilson Sideral, foi composto por Sideral, em 2016, a partir de poema de CAZUZA, intitulado “Não Reclamo”, especialmente para projeto musical batizado “Flausino e Sideral Cantam Cazuza”, que homenageia, há 4 anos, a vida e a obra de seu grande ídolo. 

Gravada em Belo Horizonte, no Estúdio Locomotiva, com produção do próprio Sideral e de Marcelinho Guerra, “Essas Canções de Amor (Não Reclamo)”, passeia entre o rock e o blues, sem perder de vista os bons perfumes da MPB – Ou como diz Sideral, “isso é um bolero-blues, bicho…” – Com participação especial dos músicos: David Maciel (bateria), Adriano Campagnani (baixo), Marcelinho Guerra (guitarra), Marcus Abjaud (teclados), e os metais de Wagner Souza (trompete), Breno Mendonca (sax tenor), Walmer Carvalho (sax alto e barítono) e João Machala (trombone), a nova faixa tem aquilo que se espera “…dessas canções de amor que tocam no rádio… sabor refrescante de refrão novo do eterno poeta-exagerado”. 

O poema “Não Reclamo”, de Cazuza, já havia sido musicado, em 2004, pelo amigo e parceiro George Israel (Kid Abelha), em canção homônima, incluída em seu álbum “Quatro Letras”, também em homenagem ao poeta, do qual foi um dos mais frequentes parceiros.

Com 100% dos direitos destinados às obras da “Sociedade Viva Cazuza”, o lançamento integra o esforço artístico-solidário de manter viva a memória de um dos mais importantes ícones da cultura pop brasileira, bem como da sobrevivência desta importante instituição. 

Com arte de capa de Antonio Andrade, e videoclipe editado por Sideral, a partir das imagens de Diego Ruahn, o novo single chega às plataformas digitais nesta terça-feira, 7 de julho. E VIVA CAZUZA!! 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio