O grupo Raça Negra (Reprodução: Internet)

Durante sua aparição da Fazenda, o humorista Carioca gerou várias discussões nas redes sociais ao aparecer caracterizado como Luiz Carlos, vocalista do grupo Raça Negra. O motivo? Bom, ele como uma pessoa branca, precisou se pintar de preto, com isso, as pessoas alegam que ele cometeu racismo ao fazer “blackface”.

Saiba o que é Blackface, por BBC:

blackface é uma prática que tem pelo menos 200 anos. Acredita-se que ela tenha se iniciado por volta de 1830 em Nova York. Mas não se trata apenas de pintar a pele de cor diferente.

Era uma prática na qual pessoas negras eram ridicularizadas para o entretenimento de brancos. Estereótipos negativos vinham associados às piadas, principalmente nos Estados Unidos e na Europa.

blackface é ofensivo porque prega estereótipos negativos sobre negros. Surgiu nos Estados Unidos para entreter audiências brancas às custas de um grupo minoritário que lutava por seus direitos civis após séculos de escravidão.

“O blackface tem raízes no racismo, que está ligado ao medo de pessoas negras e à ridicularização delas”, diz Kehinge Andrews, da Birmingham City University, no Reino Unido.

“É um problema racial de longa data na Europa. Você percebe desde os tempos de Shakespeare a figura dos brancos escurecendo a pele.”

A Fazenda 12: Carioca é acusado de black face ao imitar o cantor Luiz Carlos, do Raça Negra. Foto: Divulgação
O humorista Carioca imitando o vocalista do Raça Negra (FOTO: Reprodução)

VEJA TAMBÉM: Além de Caetano Veloso, Chico Buarque também revela apoio a Boulos

Confira o que as pessoas estão falando no Twitter: