A história secreta por trás do maior sucesso do Queen e Freddie Mercury

Publicado em 13/02/2021 21:05
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Freddie Mercury foi um dos principais compositores do Queen, desenvolvendo seus talentos ao longo de seu tempo como banda – mas qual é a história por trás de seu hit icônico ‘Bohemian Rhapsody’?

Os talentos de composição de Freddie são bem documentados, e ele foi o cérebro por trás de muitos dos maiores sucessos do Queen. Ele foi introduzido postumamente no Songwriters Hall of Fame com a banda, bem como ganhou um prêmio Ivor Novello por seu trabalho. O Express.co.uk investiga a história por trás de um de seus maiores sucessos, Bohemian Rhapsody.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Bohemian Rhapsody é uma das canções de rock mais icônicas de todos os tempos – mas certamente não era algo comum quando foi escrita.

De acordo com o amigo de Freddie, Chris Smith, com quem tocou antes do Queen ficar grande, Freddie começou a trabalhar nela nos anos 1960 e compôs no piano.

Ele lembrou em Queen: Days of our Lives, como Freddie Mercury tocava partes de músicas diferentes juntos e uma delas, conhecida como The Cowboy Song, acabou sendo incluída com a letra “Mama, acabei de matar um homem”.

VEJA MAIS: Site expõe dossiê sobre supostas traições de Nego do Borel; confira!

Brian May, o guitarrista do Queen, disse que a maior parte do trabalho na música foi feita no estúdio, e não antes, no entanto, no documentário da BBC The Story of Bohemian Rhapsody, ele disse que toda a composição estava “na mente de Freddie” antes mesmo de começar.

A banda ensaiou por semanas antes de gravar, tudo no estúdio, mas o produtor, Roy Thomas Baker, falou sobre o quão “insanas” as sessões foram quando surgiram com a música.

Ele disse: “Bohemian Rhapsody foi totalmente insano, mas aproveitamos cada minuto. Foi basicamente uma piada, mas uma piada de sucesso. Tivemos que gravar em três unidades separadas. Fizemos todo o começo, depois todo o meio e depois todo o fim. Foi uma loucura completa.”

“A parte do meio começou com apenas alguns segundos, mas Freddie continuou chegando com mais Galileos e nós continuamos adicionando à seção de ópera, e foi ficando cada vez maior. Nunca paramos de rir. Começou como uma balada, mas o final foi pesado.”

Em declarações ao New York Times, Brian disse que nunca tinha certeza do que a música era, e Freddie Mercury nunca explicaria o que a música realmente significava, apenas que era sobre “relacionamentos”.

Ele disse em 2005: “Tenho uma ideia perfeitamente clara do que se passava na cabeça de Freddie. Mas era uma lei não escrita entre nós naquela época que o verdadeiro significado de uma letra de música era um assunto privado para o compositor, quem quer que fosse. Então eu ainda respeito isso.”

Porém, a melhor maneira de entender a música é por meio das palavras do próprio homem, que disse em uma entrevista em Sydney em 1985: “Estávamos com muita fome. Tínhamos tanto que queríamos trazer, tudo era meio que guardado. Então nós tínhamos todos os tipos de músicas e Bohemian Rhapsody era, basicamente três músicas que eu queria lançar e eu simplesmente coloquei as três juntas.”

“Tinha um fator de risco muito grande, as rádios não gostaram inicialmente porque era muito longo e a gravadora disse, ‘Você não pode comercializar dessa forma.’ Eu disse: ‘Ou sai por inteiro ou não sai’.”

Embora possamos nunca entender o que a letra da música significava, ou se o conceito era uma ideia totalmente formada, ou apenas o funcionamento de uma banda em um estúdio, foi um sucesso certeiro.

A música começou devagar devido à redução do volume de rádio, mas logo se tornou uma música extremamente solicitada, forçando os DJs a tocá-la.

Apesar de ter sido lançada em outubro, foi o número um do Natal no Reino Unido em 1975 e é a primeira música a ganhar esse prêmio duas vezes, indo para o topo das paradas novamente em 1991 após a morte de Freddie.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio