A música dos Beatles que John Lennon afirma ser “a primeira gravação de heavy metal já feita”

Publicado em 30/07/2020 14:31
Por
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os Beatles foram verdadeiros pioneiros em todos os sentidos da palavra. Uma banda que ajudou a introduzir o mundo no reino mágico da música pop, conseguiu mudar a cultura para sempre no processo de sua criatividade. No entanto, um gênero de música que eles definitivamente não são vistos como antepassados ​​é o do heavy metal.

Mas essa é uma afirmação muito disputada como o líder da banda, John Lennon, que uma vez marcou uma de suas músicas como “o primeiro disco de heavy metal”. E essa música se referia a Ticket To Ride.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Helter Skelter” é frequentemente percebido como a música “heavy metal” dos Beatles e é dramaticamente diferente da maioria de seus trabalhos. No entanto, para John Lennon Ticket To Ride, lançada três anos antes, em 1965, foi realmente “o primeiro registro de heavy metal”.

A foto dos Beatles na Abbey Road (FOTO: Reprodução/ Iain MacMillan

A faixa é muito diferente do heavy metal entendido atualmente. No entanto, o gênero ainda não tinha sido concretizado na época, e, por isso, tem algumas verdades na afirmação do vocalista. Existem elementos da faixa, quando ela começa a acabar, que vê a música passar de pop para loucura caótica. Pode parecer nada agora, mas isso foi sem precedentes há 55 anos.

LEIA TAMBÉM: Wanessa Camargo diz que ela e sua família testaram positivo para Covid-19

É uma gravação pesada, e a bateria também é pesada. É por isso que eu gosto“, disse Lennon em 1970. Uma década depois, o músico falou à Playboy: “Esse foi um dos primeiros registros de heavy metal feitos. A contribuição de Paul foi a maneira como Ringo tocou bateria.”

Ticket To Ride foi mais tarde descrito como sendo ‘radical’ por Paul McCartney: “Eu acho que o interessante é o final louco, em vez de terminar como o verso anterior, mudamos o andamento. Nós escolhemos uma das frases, ‘Meu bebê não liga’, mas alteramos completamente a melodia“, disse McCartney em 1994 antes de acrescentar: “Nós quase inventamos a ideia de uma nova música no fade-out com essa música … Era bastante radical na época.”

Ouça a música Ticket To Ride:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio