A música que membro dos Beatles compôs quando ficou “possuído”

Publicado em 16/07/2020 09:50
Por
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O cantor e compositor britânico John Lennon, da banda Beatles, teve sua vida pessoal bastante exposta em tabloides do mundo todo. Foi então que ele decidiu parar de escrever canções pop, e se concentrar em escrever canções que falavam sobre sua vida pessoal. Porém, foi justamente aí que ele se deparou com uma música em que ele dizia ter “se escrito” sozinha, como se ele estivesse “possuído” na hora.

Certamente, essa não foi a única razão pela qual ele começou a escrever em uma nova direção, mas a música certamente se tornou uma maneira de Lennon se expressar com mais sinceridade. Os Beatles deram a Lennon espaço para anotar seus sentimentos e emoções no papel e colocá-los em uma música e, em algumas ocasiões, as músicas se escreveram sozinhas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uns dos exemplos, é a música Across The Universe, que Lennon diz que “se escreveu”. A faixa é frequentemente vista como uma das melhores obras de Lennon, mas o cantor admitiu que ele sentiu que tinha pouca contribuição e então ele explicou sua concepção a David Sheff, da Playboy em 1980: “Eu era um pouco mais artístico aqui. Eu estava deitado ao lado da minha primeira esposa na cama (a música foi originalmente escrita em 1967) e fiquei irritado. Ela devia estar falando sobre algo e tinha ido dormir. Continuei ouvindo essas palavras repetidamente, fluindo como um fluxo interminável“, conta.

LEIA TAMBÉM: Pocah dança em vídeo sobre sexo com roupa coladinha: “Libera a putaria”

Desci as escadas e ela se transformou em uma espécie de música cósmica, em vez de irritada – em vez de ‘Por que você está sempre falando comigo?’ ou o que seja, certo? … e eu me sentei e olhei para ela e disse: ‘Posso escrever outra nesta altura?’ Isso é tão interessante“, revela. “As palavras estão fluindo como chuva sem fim em um copo de papel – Elas deslizam enquanto passam, deslizam pelo universo. Uma altura tão extraordinária e eu nunca poderei repeti-la!”, finaliza

Lennon levantou as mãos e sugeriu que ele tinha pouco a ver com a construção final das músicas e disse: “Não é uma questão de habilidade – ela mesma escreveu. Isso me levou para fora da cama. Não queria escrever … e não conseguia dormir até colocar no papel … É como estar possuído – como um médium ou médium. A coisa tem que surgir. Não vai deixar você dormir, então você tem que se levantar, transformar em algo e então você pode dormir.

Pode ter tido algo a ver com o tempo em que ele escreveu, um estado onírico que McCartney também professou ter considerado frutífero para composição. “Isso é sempre no meio da noite quando você está meio acordado ou cansado e suas instalações críticas são desligadas“, ele disse.

Entretanto, depois que a música surgiu, não houve dúvida de que é uma das melhores músicas dos Beatles. O fato de ter chegado aparentemente por vontade própria é a cereja no topo do bolo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio