A música que os Beatles criaram para lutar contra o racismo

Publicado em 26/05/2021 14:20
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O canto ‘Blackbird’ dos Beatles é um esforço absolutamente suntuoso e, provavelmente, uma das melhores de Paul McCartney. No entanto, sob a beleza da faixa está uma mensagem poderosa que deu um tapa na cara daqueles que estavam tentando oprimir a comunidade negra e apoiar aqueles que lutavam pelo movimento dos direitos civis.

A Segunda Guerra Mundial viu os negros lutando lado a lado com os brancos e, após estes anos tortuosos, houve uma crescente mudança social à medida que as pessoas tentavam alcançar a igualdade – uma luta que se poderia argumentar que ainda está acontecendo hoje em dia. McCartney observou isto de longe no Reino Unido, mas um momento desta batalha pelos direitos civis fez manchetes em no mundo todo e ficou preso aos Beatle durante anos. Em 1957, nove estudantes negros em Little Rock matricularam-se em uma escola anteriormente exclusiva para brancos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O grupo que ficou conhecido como “Little Rock Nine” (Foto: Reprodução)

VEJA MAIS: Emocionante! Em nova música, Miley Cyrus se despede de animal de estimação

O único crime cometido por estes nove corajosos alunos foi a tentativa de ter a mesma educação a que teriam direito se tivessem uma cor de pele diferente. O movimento de direitos civis não terminaria ‘oficialmente’ até 1968, quando o Estado introduziu a Lei de Direitos Civis de 1968. Nesse mesmo ano, McCartney escreveu “Blackbird”, uma canção que muitos confundiram por ser sobre um animal literal em vez de entender o duplo significado da palavra “bird meaning girl” (passáro significa menina) na Grã-Bretanha. Continua sendo um de seus momentos mais pungentes, mas é ainda mais comovente quando se entende a história do passado.

Mccartney explicou uma vez: “Eu tinha em mente uma mulher negra, em vez de um pássaro”. Aqueles eram os dias do movimento dos direitos civis, com os quais todos nós nos preocupávamos apaixonadamente, então esta foi realmente uma canção minha para uma mulher negra, experimentando estes problemas nos Estados Unidos: “Deixe-me encorajá-lo a continuar tentando, para manter sua fé, há esperança”. Como muitas vezes acontece com minhas coisas, um véu aconteceu assim, ao invés de dizer ‘Mulher negra vivendo em Little Rock’ e ser muito específico, ela se tornou um pássaro, se tornou simbólica, para que você pudesse aplicá-la a seu problema particular.

“Eu estava sentado com meu violão acústico, e tinha ouvido falar dos problemas de direitos civis que estavam acontecendo nos anos 60 no Alabama, Mississippi, Little Rock em particular”, disse ele mais tarde à GQ. “Achei que seria muito bom se eu pudesse escrever algo que, se alguma vez chegasse a alguma das pessoas que passavam por esses problemas, poderia dar-lhes um pouco de esperança”. Então, escrevi ‘Blackbird’”.

Alunos negros sendo escoltados até a escola (Foto: Reprodução)

Dois membros da Little Rock Nine eram Elizabeth Eckford e Thelma Mothershed Wair. Quase sessenta anos depois de cimentarem seu lugar nos livros de história, eles conheceram Paul McCartney nos bastidores de seu concerto em Little Rock em 2016 e estavam na multidão para ver o ex-Beatle dedicar-lhes ‘Blackbird’.

Quando McCartney apresentou ‘Blackbird’, ele disse apaixonadamente à plateia: “Nos anos 60, houve muitos problemas em relação aos direitos civis, particularmente em Little Rock. Nós notaríamos isso nas notícias na Inglaterra, então é um lugar realmente importante para nós, porque para mim, foi aqui que os direitos civis começaram.

Aluna negra sendo escoltada em Little Rock (Foto: Reprodução)

“Víamos o que estava acontecendo e simpatizávamos com as pessoas que passavam por esses problemas, e isso me fez querer escrever uma canção que, se alguma vez voltasse para as pessoas que passavam por esses problemas, poderia apenas ajudá-las um pouco, e essa é a próxima”.

Embora Paul McCartney não seja um compositor particularmente político, ‘Blackbird’ prova que ele sempre esteve do lado certo da história. Entretanto, não há nada em querer igualdade que seja um movimento político; é um direito fundamental que todo ser humano deve ter. Os Beatles eram a maior banda do planeta e, em 1968, tinham transcendido a música. Sua voz tinha um grande significado social. Portanto, McCartney alinhando o grupo com o movimento de direitos civis, só poderia ajudar a fortalecer aqueles que lutavam contra a boa luta.

Escute a música “Blackbird” dos Beatles:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio