Amigo de infância de David Bowie revela detalhes íntimos do cantor após sua morte

Publicado em 23/09/2020 21:38
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em 1973, MacCormack, músico e amigo de infância de David Bowie, recebeu um telefonema do artista, então conhecido como Ziggy Stardust, pedindo-lhe para se juntar a uma formação em expansão de sua banda, os Spiders From Mars.

MacCormack, que vendia espaço publicitário para um jornal de construção de Londres na época, aceitou a oferta e partiu em uma turnê de três anos na qual ele tocou em várias iterações da banda de apoio de Bowie e, crucialmente, tirou dezenas de fotos .

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

David Bowie e MacCormack (FOTO: Reprodução)

As imagens que MacCormack tirou estão agora sendo compiladas em uma exposição no Brighton Museum & Art Gallery, que apresenta 60 fotos que ele tirou enquanto viajava com Bowie ao redor do mundo, incluindo uma passagem pelo Trans-Siberian Express.

VEJA TAMBÉM: Ludmilla se revolta com caso de racismo sofrido por Neymar: “Olham para sua cor”

MacCormack, que não tinha formação em fotografia, disse: “Essas fotos de férias, como as chamo, às vezes são até melhores do que aquela em que ele parece maravilhoso e heroico, o que em muitas delas ele faz. São fotos de férias, na verdade.

(FOTO: Reprodução MacCormack)

MacCormack, que trocou sua câmera Kodak Instamatic por uma câmera Nikkormat, que o fotógrafo japonês Masayoshi Sukita adquiriu para ele, capturou imagens íntimas de Bowie quando o cantor entrou em um de seus períodos mais criativos.

O tempo que passaram juntos abrangeu turnês mundiais e os cinco álbuns que ele lançou, de Aladdin Sane em 1973 a Station to Station em 1976, quando Bowie se tornou uma estrela internacional e uma das pessoas mais conhecidas do planeta.

Há imagens de David Bowie como Ziggy Stardust no camarim do Hammersmith Odeon lendo calmamente uma crítica minutos antes de subir no palco, fazendo palhaçadas no Trans-Siberian Express e momentos intermediários quando ele embarcou na carreira cinematográfica.

Para MacCormack, as melhores imagens vieram do período que ele passou com Bowie em Santa Fé, nos Estados Unidos, quando estrelou o clássico de ficção científica de Nicolas Roeg, The Man Who Fell to Earth. “Você vê em algumas das minhas fotos como ele parecia bem e como estava feliz”, disse MacCormack. “Foi apenas uma daquelas situações idílicas e ele estava gostando de trabalhar naquele filme e ele estava claramente certo para isso e estava tudo indo bem. Foi um período muito bom. ”

(FOTO: Reprodução MacCormack)

MacCormack, que também é conhecido pelo nome artístico de Warren Peace, acabaria saindo para abrir sua própria companhia de compositores e continuar sua paixão pela fotografia. O único arrependimento irritante que ele tem é que não deu mais tiros.

Às vezes você diz:‘ Ah, gostaria de ter tirado mais fotos ’. Mas acho que poderia ter sido irritante e a atitude das fotos teria mudado ”, disse ele. “Teria se tornado um incômodo, ao invés de algo esporádico, onde às vezes eu tinha a câmera e às vezes não.”

A última vez que MacCormack viu Bowie foi em 2013, depois que ele voltou de Cuba pelas Bahamas e Nova York. Mas foi uma viagem para ver a estrela em 2010 que ele preza, quando a nuvem de cinzas da Islândia significou que uma curta viagem de quatro dias se transformou em um feriado de duas semanas com seu amigo em Nova York.

Passamos muito tempo com ele e íamos ao teatro e até jogávamos boliche. Isso foi um verdadeiro bônus, então não foi apenas como entrar e sair, jantar – fomos capazes de passar dias e dias com ele. Essa é minha última ótima memória. ” – Guardião

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio