Análise revela Olivia Rodrigo como principal tendência da Billboard Hot 100

Cantora filipino-americana teria mantido a tradição do pop como topo de ranking.

Publicado em 16/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Através da análise dos Hit Songs Deconstructed podemos ver quais são as principais tendências da música a partir da observação do ranking da Billboard Hot 100 no 1º semestre de 2021. Um dos charts mais importantes da indústria musical aponta a forma de consumo na atualidade e traz dados sobre os gêneros e artistas preferidos.

O tradição continua a ser passada entre os dois gêneros primários mais populares no Top 10 do Hot 100, Pop e o Hip-Hop. No primeiro semestre de 2021, o Pop estava no topo, com 41% de participação de todos os 10 primeiros em comparação com 34% para o Hip-Hop. O Hip-Hop venceu uma batalha acirrada em 2020 (41% contra 40%), depois que o Pop conquistou 2019 (48% contra 34%) e o Hip-Hop liderou em 2018 (59% contra 24%, com um notável declínio graças, em parte, ao domínio de Drake naquele ano) e 2017 (34% contra 29%).

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ajudando na exibição forte do pop, a “Drivers License” de Olivia Rodrigo liderou o Hot 100 por oito semanas entre os meses de Janeiro a Março.

(FOTO: Reprodução)

Mais recentemente, Silk Sonic de Bruno Mars e Anderson .Paak representou o R&B como gênero principal no topo da Billboard Hot 100 com “Leave the Door Open”, por duas semanas entre os meses de abril e maio. Electropop em declínio Como um subgênero, Electropop/Synthpop recuou drasticamente no escalão superior do Hot 100, de ajudar a moldar 40% de todos os top 10 em 2017 para 33% em 2018, 21% em 2019 e 11% em 2020. Ele subiu um degrau alcançando 12% no primeiro semestre de 2021. Ainda assim, o som é ouvido em duas canções que chegaram ao topo do Top 100 no primeiro semestre deste ano: The Weeknd e Ariana Grande com “Save Your Tears” e “Butter” do BTS.

VEJA TAMBÉM: Jennifer Lopez apaga todos os traços do ex-noivo nas redes sociais

O tema lírico de “amor/relacionamento”, como abordado em “Drivers License” de Olivia Rodrigo, continua sendo o mais popular entre os 10 melhores da lista, aparecendo em 59% de todos os sucessos no primeiro semestre de 2021. O resultado é uma repetição dos seus reinados para todo o ano de 2020 (49%) e 2019 (66%). Além disso, com os meses de distanciamento social, o tema “introspecção” nas letras musicais aumentou de 21% em 2020, para 27% no primeiro semestre de 2021. No entanto, já estava avançando de forma constante, de 16% para 2019, enquanto ele triplica sua participação de 9% em comparação ao ano de 2017.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio