anitta
A cantora fluminense Anitta (FOTO: Reprodução)

O site da Billboard norte-americana compartilhou uma reportagem sobre o crescimento mundial do mercado musical brasileiro. O Brasil já é o 10° maior mercado de música no mundo, de acordo com dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica. “A receita cresceu 155, com as vendas digitais crescendo 38% e respondendo por 72% da receita total, um feito notável considerando que as plataformas de streaming não surgiram no Brasil até 2013”, afirmou um artigo. Anitta tem grande papel neste crescimento segundo a publicação.

VEJA TAMBÉM: Maluma chora ao ouvir sua música com Madonna tocando no rádio

É uma foto da cantora que a Billboard usou em sua matéria, frisando sua apresentação no Latin American Music Awards de 2018, em Los Angeles. A nota destaca que Anitta consegue se projetar inclusive internacionalmente, em um mercado totalmente dominado pelo sertanejo. “Enquanto Anitta é a exportação musical brasileira mais vendida, mais da metade das músicas líderes de streaming em 2018 no Brasil fortam sertanejo. Todos de artistas brasileiros”, afirma a Billboard.

VEJA TAMBÉM: Produtor de novo disco de Madonna descreve o projeto como “álbum futurista global”

O crescimento tanto de Anitta, quanto do mercado brasileiro, tem relação também com a consolidação do Youtube. “Durante esse período, o Youtube se tornou a maior plataforma musical do Brasil em termos de audiência. E ainda é. Embora os streams patrocinados só representem 8,7% do total da receita de música digital no país em 2018, o site tem ‘dado uma voz para artistas que eram marginalizados, abrindo caminho para o funk” diz Leo Morel, diretor de inteligência de mercado para a plataforma de distribuição iMusic”.