galinha pintadinha
A personagem Galinha Pintadinha (FOTO: Reprodução)

Anitta pode até estar bombando nas rádios do país. O sertanejo e o funk podem até ser os gêneros mais queridos no Brasil. Porém segundo uma pesquisa recente a Galinha Pintadinha seria a artista mais popular do Brasil atualmente. Os dados são da Playax, empresa de inteligência estratégica para desenvolvimento de audiência musical e foram divulgados pelo jornalista Diego Assis em matéria do UOL.

Através deste serviço de medição de popularidade criado recentemente, é que o “Só Toca Top”, da rede Globo, lista o desempenho das músicas dos artistas que são mencionadas no programa.

VEJA TAMBÉM: Pesquisa musical afirma que sertanejo domina o Brasil e que funk é o gênero do futuro

O sistema contabiliza dados não somente nas rádios e TVs, mas também através de todas plataformas digitais de consumo de música atuais como Spotify, YouTube, Deezer, Shazam e até mesmo Instagram e Twitter.

Cada uma dessas plataformas tem um peso diferente na conta final e o grau de importância de cada uma depende de fatores como alcance de público e menções nas redes sociais.

Nesta semana que se iniciou no dia 27 de julho e terminará amanhã, 2 de agosto, a Galinha Pintainha lidera por enquanto, seguida da dupla Zé Neto e Cristiano, Marília Mendonça, Anitta, Jorge e Mateus e Wesley Safadão. Os números podem sofrer alterações até a consolidação total dos números, no dia 5 de agosto. Só nesta semana, já ocorreram 54.726.500 execuções digitais da Galinha Pintadinha no YouTube, plataforma em que a personagem possui mais de 12 milhões de seguidores (3 milhões a mais que Anitta, por exemplo).

Nas rádios brasileiras, é claro, que os personagens a Galinha, o Galo Carijó e seu Pintinho Amarelo não fazem quase nenhum barulho. Os personagens da Galinha Pintadinha tiveram apenas 21 execuções, segundo a lista da Playax, contra 49,5 mil da líder Marília Mendonça e os 29,8 mil de Anitta.

Vale lembrar que a série animada de canções infantis é sucesso na web há mais de dez anos. No total, existem 47 clipes musicais, que misturam canções de domínio público e composições próprias somando mais de 7,5 bilhões de views só no YouTube

“A Galinha tem provado essa popularidade faz tempo. O nosso primeiro vídeo subiu quando o YouTube nem tinha sido comprado pelo Google ainda. Costumo dizer que a gente é meio pré-histórico, raiz, na internet”, afirmou Marcos Luporini, criador da Galinha Pintadinha e responsável pela instrumentação do projeto ao lado da dubladora Vera Fuzaro.

“A gente faz as músicas para crianças bem pequenininhas, então é um público que vai se renovando. O pai só vai descobrir a Galinha quando tem o filho, então nunca tem essa a sensação de algo que já passou” afirma.