A cantora carioca Anitta (FOTO: Reprodução)

Os cantores de funk, MC Maneirinho e MC Cabelinho foram intimados por apologia ao crime. Anitta, por sua vez, saiu em defesa dos funkeiros.

Em seu Instagram, a funkeira disse: “Justiça? Cheio de político corrupto pelo país. Mas quem tá indo na delegacia prestar depoimento?”, escreveu.

View this post on Instagram

Justiça ? Cheio de político corrupto pelo país. Mas quem tá indo na delegacia prestar depoimento? O cantor de Funk Não vou colocar o @ do deputado porque as eleições tão quase aí né… tem gente precisando de atenção. Mas às nossas custas NÃO. Na bio do político ele se diz “apaixonado” pelo Rio. A gente deve ter nascido em Rios de Janeiro diferentes, seu deputado. Muito cuidado em quem vocês vão votar nessas eleições, minha gente. Pesquisem seus candidatos #Repost @mccabelinho with @make_repost ・・・ FÉ!! NÃO VÃO ME CALAR! HOJE VIM PRESTAR DEPOIMENTO NA DELEGACIA, FUI INTIMADO PORQUE TÃO ME INVESTIGANDO POR "APOLOGIA AO CRIME", UMA DENÚNCIA POLÍTICA, FEITA POR UM DEPUTADO DO PSL, É IMPRESSIONANTE COMO PRETO FAVELADO QUANDO FAZ SUCESSO PRA ESSA GENTE SÓ PODE SER BANDIDO. NASCI EM COMUNIDADE, CRESCI EM COMUNIDADE, O TRÁFICO, A MORTE E O MEDO ME CERCAM DESDE QUE EU ERA MOLEQUE. O ESTADO NUNCA ME DEU NADA, PELO CONTRÁRIO, PATROCINA A DÉCADAS O GENOCIDIO DO MEU POVO, DA ONDE EU VIM, EXISTE UMA "AGATHA" E UM "JOÃO PEDRO" NÃO NOTICIADOS POR SEMANA. AGORA ME DIZ, SERÁ QUE ELES QUEREM MESMO ACABAR COM ESSA GUERRA? PORQUE O CAMINHO É FÁCIL, EDUCAÇÃO, OPORTUNIDADE, EMPREGO, DIGNIDADE, A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO VIRA BANDIDO PORQUE QUER, VIRAR BANDIDO NÃO É CARREIRA, É ASSINAR SENTENÇA DE MORTE, VIRA BANDIDO, EM SUA MAIORIA, QUEM NÃO AGUENTA MAIS VER A MÃE SENDO HUMILHADA PELA PATROA, O FILHO PASSANDO FOME, O PAI MORRENDO NA FILA DO SUS, POUCOS VIRAM BANDIDO ACHANDO QUE VÃO FICAR RICOS, QUEM FICA RICO DE VERDADE COM O TRÁFICO TA MAIS PERTO DE BRASÍLIA E DAS PESSOAS QUE DENUNCIAM FAVELADOS COMO EU DO QUE DA FAVELA, PODE TER CERTEZA… AGORA, QUER QUE EU CANTE SOBRE O QUE? QUE EU FALE SOBRE O QUE? EM MUITAS DAS MINHAS LETRAS RETRATO O QUE EU VI E VIVI, O COTIDIANO VIOLENTO DA VIDA DE TODO MORADOR DE COMUNIDADE, E PODE TER CERTEZA QUE ATÉ QUANDO EU PUDER VOU CONTINUAR FAZENDO ISSO. PRENDERAM RENAN DA PENHA, QUEREM ME PRENDER, VÃO QUERER PRENDER TODO FAVELADO QUE, CONTRARIANDO A ESTATÍSTICA, CONSEGUE ESPAÇO E RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE, O QUE ELES QUEREM DE VERDADE É PRENDER O QUE A GENTE REPRESENTA, O PRETO FAVELADO QUE CRESCE NA VIDA E COMEÇA A TOMAR DE VOLTA…

A post shared by Anitta 🎤 (@anitta) on

Em 2019 em entrevista para a Deezer Latina, Anitta chegou a comentar sua visão sobre o preconceito com o funk no Brasil e sobre sua parceria com Madonna.

Para mim – para todos – ela é uma lenda viva. Ela tem uma cabeça muito a frente de seu tempo. Estamos aqui em 2019, ela já está em 2030 e sabe tudo que vai acontecer. Ela é incrível”, explicou a cantora, “estou muito feliz de ver uma pessoa desse nível fazendo um funk – um ritmo que o próprio brasileiro tem um preconceito grandíssimo, por vir das ruas, da favela, das pessoas mais pobres, digamos assim. Madonna veio, me convidou e estou muito feliz”.

ENTENDA O QUE ACONTECEU:

A música que fez os dois artistas serem intimados foi ‘Migué’, uma parceria dos músicos lançaram em março deste ano. A pauta foi aberta pelo deputado estadual Rodrigo Amorim, do PSL, visa investigar os dois artistas por suposta “apologia ao consumo de drogas” e “quiçá em associação para o tráfico”. 

Em nota, MC Cabelinho afirmou que sua composição retrata sua vivência na favela. “Vocês querem que eu cante sobre o que? Em muitas das minhas letras falo mesmo o que eu vi e do rolê violento da vida de todo morador de comunidade. E podem ter certeza que, até onde puder, eu vou continuar fazendo a minha música assim. Prenderam Renan da Penha e querem me prender. Vão querer prender todo o favelado que consegue espaço e reconhecimento na sociedade”.

VEJA TAMBÉM: Áudios indicam que Gusttavo Lima teve outra amante além de Mallu Ohana

 “Não vão me calar! É impressionante como preto favelado quando faz sucesso pra essa gente só pode ser bandido. Nasci em comunidade, cresci em comunidade, o tráfico, a morte e o medo me cercam desde que eu era moleque. O estado nunca me deu nada, pelo contrário, patrocina a décadas o genocídio do meu povo, da onde eu vim, existe uma “Agatha” e um “João Pedro” não noticiados por semana”, afirmou o funkeiro citando as duas crianças que foram ASSASSINADAS por policiais durante distintas operações.

 Para finalizar, o músico afirmou: “O caminho é fácil, educação, oportunidade, emprego, dignidade, a maioria das pessoas não vira bandido porque quer, virar bandido não é carreira, é assinar sentença de morte, vira bandido, em sua maioria, quem não aguenta mais ver a mãe sendo humilhada pela patroa, o filho passando fome, o pai morrendo na fila do sus, poucos viram bandido achando que vão ficar ricos, quem fica rico de verdade com o tráfico ta mais perto de brasília e das pessoas que denunciam favelados como eu do que da favela, pode ter certeza”. 

View this post on Instagram

FÉ!! NÃO VÃO ME CALAR! HOJE VIM PRESTAR DEPOIMENTO NA DELEGACIA, FUI INTIMADO PORQUE TÃO ME INVESTIGANDO POR "APOLOGIA AO CRIME", UMA DENÚNCIA POLÍTICA, FEITA POR UM DEPUTADO DO PSL, É IMPRESSIONANTE COMO PRETO FAVELADO QUANDO FAZ SUCESSO PRA ESSA GENTE SÓ PODE SER BANDIDO. NASCI EM COMUNIDADE, CRESCI EM COMUNIDADE, O TRÁFICO, A MORTE E O MEDO ME CERCAM DESDE QUE EU ERA MOLEQUE. O ESTADO NUNCA ME DEU NADA, PELO CONTRÁRIO, PATROCINA A DÉCADAS O GENOCIDIO DO MEU POVO, DA ONDE EU VIM, EXISTE UMA "AGATHA" E UM "JOÃO PEDRO" NÃO NOTICIADOS POR SEMANA. AGORA ME DIZ, SERÁ QUE ELES QUEREM MESMO ACABAR COM ESSA GUERRA? PORQUE O CAMINHO É FÁCIL, EDUCAÇÃO, OPORTUNIDADE, EMPREGO, DIGNIDADE, A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO VIRA BANDIDO PORQUE QUER, VIRAR BANDIDO NÃO É CARREIRA, É ASSINAR SENTENÇA DE MORTE, VIRA BANDIDO, EM SUA MAIORIA, QUEM NÃO AGUENTA MAIS VER A MÃE SENDO HUMILHADA PELA PATROA, O FILHO PASSANDO FOME, O PAI MORRENDO NA FILA DO SUS, POUCOS VIRAM BANDIDO ACHANDO QUE VÃO FICAR RICOS, QUEM FICA RICO DE VERDADE COM O TRÁFICO TA MAIS PERTO DE BRASÍLIA E DAS PESSOAS QUE DENUNCIAM FAVELADOS COMO EU DO QUE DA FAVELA, PODE TER CERTEZA… AGORA, QUER QUE EU CANTE SOBRE O QUE? QUE EU FALE SOBRE O QUE? EM MUITAS DAS MINHAS LETRAS RETRATO O QUE EU VI E VIVI, O COTIDIANO VIOLENTO DA VIDA DE TODO MORADOR DE COMUNIDADE, E PODE TER CERTEZA QUE ATÉ QUANDO EU PUDER VOU CONTINUAR FAZENDO ISSO. PRENDERAM RENAN DA PENHA, QUEREM ME PRENDER, VÃO QUERER PRENDER TODO FAVELADO QUE, CONTRARIANDO A ESTATÍSTICA, CONSEGUE ESPAÇO E RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE, O QUE ELES QUEREM DE VERDADE É PRENDER O QUE A GENTE REPRESENTA, O PRETO FAVELADO QUE CRESCE NA VIDA E COMEÇA A TOMAR DE VOLTA O LUGAR QUE SEMPRE FOI NOSSO POR DIREITO. #FOGONOSRACISTAS

A post shared by FÉ (@mccabelinho) on

MC Maneirinho recebe intimação por apologia ao crime: “Covardia”


MC Maneirinho foi intimado por apologia ao crime em suas músicas e foi até o Instagram se pronunciar sobre o ocorrido.

É com muita tristeza no coração que venho informar todos meus fãs e amigos de profissão, que fui surpreendido essa semana com uma intimação”, disse.

E continuou: “Estou sendo acusado de apologia ao crime. Peço todos meus seguidores funkeiros e amigos da música que ajudem nessa. Não posso ser vítima dessa covardia que estão querendo fazer comigo e outros amigos funkeiro”.

Já não basta tudo que eu tive que passar durante todos esses anos. quem me conhece sabe do meu caráter e minha dedicação ao meu trampo. Cantei no brasil todo, levo alegria pra muita gente todos os dias e o principal, gero empregos pra muitos”.

E finalizou: “Essa covardia não pode acontecer!! Preciso da ajuda de vocês pra vencer mais uma batalha. Vim da favela, eu não li e nem assistir a nossa realidade. Mas playboy interpretando o que acontece na favela concorre ao oscar, e nos aqui sofre essa covardia”.