Após chorar de dor no palco, Madonna faz tratamento de saúde revolucionário

Publicado em 14/05/2020 19:38
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Madonna sofre com muita dor no quadril e joelhos, o que a fez cancelar diversas datas de sua turnê Madame X Tour em 2019 e 2020. Ela relatou em seu Instagram que iria começar o tratamento com sua cartilagem através de célula-tronco, e compartilhou também imagens da retirada do sangue e tratamento.

A Mestre em Medicina pela Universidade de São Paulo e Mestre em Biotecnologia pela Northeastern University, Dra. Ana Teixeira, explica que a equipe da Universidade de Stanford identificou um novo tipo de célula-tronco, especialista na regeneração de ossos e cartilagem.
Células-tronco adultas são geralmente divididas entre células-tronco hematopoiéticas (que geram células sanguíneas) e células-tronco mesenquimais (que geram os tecidos sólidos do corpo). Agora, cientistas da Universidade de Stanford identificaram um terceiro tipo, as células-tronco esqueletais, que afirmam ser a “matéria-prima” ideal para regeneração de ossos e cartilagem.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Milhões de pessoas sofrem com distúrbios osteoarticulares, todos os anos. Doenças da cartilagem são completamente difíceis de tratar, já que nosso corpo não consegue regenerar a cartilagem perdida sozinho, e ainda não descobrimos medicamentos que consigam ajudar nosso corpo a fazer isso de forma rápida. Células-tronco oferecem grande potencial para cuidar de doenças da cartilagem, mas ainda não existem terapias aprovadas. Dada a versatilidade das células-tronco mesenquimais, ensaios clínicos têm testado o uso dessas células-tronco no tratamento de doenças como artrite e ruptura de ligamento, mas a equipe de Stanford acha que essas células têm limitações. Em um release da universidade, os pesquisadores alegaram que células-tronco mesenquimais são um grupo de células muito heterogêneo, que provavelmente abarca diferentes subpopulações com distintas capacidades regenerativas.

VEJA TAMBÉM: Vizinhos flagram Gretchen cantando Pabllo Vittar na sacada do apartamento

O grupo identificou em 2015, um novo tipo de células-tronco especializado na regeneração de ossos e cartilagem em camundongos. O próximo passo era achar essa mesma população em pessoas, mas o que parecia simples, demorou anos. O problema está nos chamados marcadores de superfície. Marcadores são proteínas que as células exibem na sua superfície e que os cientistas usam para identificar qual célula e qual. Em um Fla-Flu, você consegue ver quem é de cada time pela camisa que os torcedores usam. No laboratório, cientistas identificam tipos específico de células-tronco pelas proteínas que cada célula “usa” na sua membrana. Mas as células-tronco esqueletais de camundongo e de humanos usam “roupas” tão diferentes que os cientistas tiveram muito trabalho para achá-las. O jeito foi fazer o caminho inverso: primeiro encontrar essas células em humanos (nas extremidades dos ossos e em tecido fetal) e depois pesquisar que marcadores elas exibem na superfície.

Um ponto positivo desse tipo de célula-tronco é que elas estão presentes no tecido adiposo, ou seja, sua próxima cartilagem pode vir de uma lipoaspiração. Esse novo tipo de célula-tronco pode ser a chave que faltava para a medicina regenerativa finalmente conseguir tratar doenças da cartilagem. Enquanto isso, outros grupos continuam estudando a aplicação de diferentes tipos de células-tronco para recuperação de cartilagem, incluindo o Brasil. As informações foram publicadas pelo site brasileiro Madonna Online.

Quanto será que Madonna paga por esse procedimento?

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio