Polêmica!

Após dizer que ‘macumba’ matou seu macaco, Latino pede desculpas

Após denuncia de intolerância religiosa, o cantor se pronunciou

Publicado em 16/04/2021 23:59
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Latino se envolveu em uma polêmica recentemente durante sua participação no podcast “Flow“. Ele disse que seu macaco morreu devido uma ‘macumba’, e a fala do artista foi duramente criticada na internet, onde os internautas indicaram uma intolerância religiosa.

A polêmica continuou quando o artista foi denunciado ao Ministério Público pelo deputado Átila Nunes.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Agora, segundo informações de Fábia Oliveira, do site “O Dia”, o cantor se pronunciou sobre o assunto, e ainda disse não querer se justificar, mas se desculpar.

“Sei que alguns adeptos do Candomblé e Umbanda ficaram ofendidos com minha declaração, feita sem nenhuma intenção de desrespeitar a religião de outra pessoa. Não estou aqui querendo justificar a minha declaração e sim pedir desculpas para quem se sentiu ofendido com ela, pois no ato em que falei, jamais tive a intenção de atingir a crença de qualquer pessoa, até porque a minha crença tem como base o respeito a todas as outras”, ele disse.

“Estamos vivendo tempos de intolerância, tempos desafiadores, tempos de interpretações equivocadas. Utilizei a palavra ‘macumba’ com a forma superficial em que a palavra sempre foi utilizada, de maneira errada, mas que cresci ouvindo essa ‘crença limitante’”, o cantor continuou.

“Até porque macumba é um instrumento e nada tem a ver com o sentido que falei e que entendemos. Fato é que mais do que ter razão, eu prefiro ter respeito pelo próximo. Muito mais que atacar a outrem, eu prefiro dizer que ainda que a minha crença seja diferente da sua, eu respeito a sua. Esse é o meu dever enquanto ser humano, e se você (adepto a religião) se sentiu ofendido com o meu uso superficial da palavra macumba, entrego o meu sincero pedido de perdão! Sou do lema respeita o meu amém e eu respeito o seu axé”, relata o site.

Relembre quando Latino deu um show de intolerância religiosa:

Latino disse durante sua participação no podcast “Flow”, que a morte de seu macaco de estimação, o Twelves, aconteceu por causa de um ‘trabalho’ feito por uma pessoa que queria matá-lo.

E nesta sexta-feira (16), o deputado estadual do Rio de Janeiro, Átila Nunes (MDB), abriu uma denúncia contra o cantor no Ministério Público por intolerância religiosa.

“Denunciei o cantor Latino ao Ministério Público por escarnecer publicamente de culto religioso, crime previsto no artigo 208 do Código Penal, agravado por ter sido em veículo de comunicação. Pedirei à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Segurança (DECRADI) que abra um inquérito e convoque o cantor para confirmar suas declarações preconceituosas no podcast Flow. Latino mostrou seu lado intolerante no aspecto religioso e deve responder pelas ofensas aos praticantes da Umbanda e do Candomblé, que não têm qualquer culpa pela decadência da carreira dele”, informa o político em comunicado.

O que ele falou:

Em determinado momento do bate-papo, os entrevistadores perguntaram sobre Twelves, que foi atropelado dentro do condomínio em que o cantor mora no Rio de Janeiro por um ônibus escolar. O acidente aconteceu em 2018.

“Dizem que foi macumba. Que os caras fizeram trabalho pra mim e o macaco foi no meu lugar. Quem conhece o mundo espiritual aí pode dizer melhor. É o que uma médium e um profeta me falaram. ‘Fizeram um bagulho pra tentar levar tua vida e ele pediu pra ir no teu lugar’. O macaco nunca saiu de casa, tomava café comigo, tinha uma vida como se fosse filho. Fiquei muito mal”, disse o cantor.

Questionado se realmente acreditava no médium e no profeta, Latino respondeu que sim, já que é uma pessoa muito espiritualizada. “Faço uma célula evangélica lá em casa para me comunicar com Deus […]. Acredito em todas as crenças, desde que elas levem a Deus. Eu tenho Deus dentro de mim que aflora se eu estiver em oração, em comunhão ou pregando”.

O cantor ainda voltou a falar cobre as religiões de matriz africana em tom de preconceito. “Nessa parada de centro espírita, nesse bagulho de macumba, os caras fazem trabalhos pesados pra infernizar a vida do outro. E aí fizeram um trabalho, sei lá, de ebó… Sei lá que porr* que chama essa merda de ‘macumbaria’, completou.

Confira trechos da entrevista:

VEJA MAIS: Produtor confirma que Ariana Grande está trabalhando em novo álbum

No Twitter, o discurso de Latino deu o que falar e os internautas rapidamente apontaram o preconceito do famoso contra as religiões de matriz africana.

Confira a repercussão:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio