Após morte cruel, Avicii será homenageado com museu sobre sua vida e obra

Publicado em 09/06/2020 17:46
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O produtor e DJ sueco Avicii deixou para trás mais que um legado. Para homenagear sua bem sucedida e breve carreira, nesta terça-feira (9 de junho), foi anunciado que um museu em homenagem ao produtor de dance music será inaugurado em sua cidade natal, Estocolmo, Suécia, em 2021.

O Avicii Experience apresentará memórias, fotos e vídeos nunca vistos, além de músicas publicadas e inéditas, incluindo versões inéditas de seus hinos eletrônicos da era “Levels”. O museu também incluirá músicas inéditas que serviram de base para o álbum póstumo de Avicii, Tim, lançado em 2019, pouco mais de um ano depois que o produtor superstar tirou a própria vida em 20 de abril de 2018, enquanto viajava em Muscat, Omã.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O museu estará localizado em uma das principais praças da cidade de Estocolmo, o Sergels torg, dentro de um novo “centro de cultura digital” chamado Space, que quando aberto, combinará jogos, música e criação de conteúdo. Uma parte do dinheiro gerado pela Avicii Experience será destinada à Fundação Tim Bergling, criada pelos pais de Bergling, Klas Bergling e Anki Lidén, após a morte do filho. A fundação se concentra na prevenção do suicídio entre jovens.

“Fui muito mais informado depois de Tim. Isso é natural”, disse Klas Bergling, que dirige a Fundação, em maio à Billboard Dance. “Eu realmente não sabia muito sobre suicídio. É tão complicado e imprevisível que as pessoas possam ser suicidas – isso é quase impossível de perceber”.

Uma imagem prévia do edifício Space, programado para abrir em Estocolmo em 2021.

Os organizadores da Avicii Experience prometem um “tributo intensamente emocional” que acompanhará a “jornada de Tim, de um nerd recluso de música a uma celebridade superstar, de sua sala de infância, onde tudo começou ao estúdio de Los Angeles, onde foram criados os maiores sucessos”.

Uma data de abertura para a Avicii Experience ainda não foi anunciada.

No dia 20 de abril de 2018, o badalado produtor e DJ sueco foi encontrado morto em um hotel em Omã, no Oriente Médio. De família de artistas, o sueco sofria de depressão e teria tirado a própria vida usando pedaços de vidro de uma garrafa.

Após o acontecido, a família emitiu uma nota que dizia que o artista possuía alma frágil, lidava com questões existenciais e que ele queria encontrar paz. Já o padrasto do músico chegou a responsabilizar o empresário do DJ pela morte precoce de Tim. 

Suicídio

O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil, uma pessoa morre por suicídio a cada hora, enquanto outras três tentaram se matar sem sucesso no mesmo período.

O assunto é tão complexo que muitas pessoas evitam falar a respeito, o que nem sempre é a melhor decisão. Um problema dessa magnitude não pode ser negligenciado, pois sabe-se que o suicídio pode ser prevenido. Uma comunicação correta, responsável e ética é uma ferramenta importante para evitar o efeito contágio.

Centro de Valorização da Vida

Uma das entidades que ajuda pessoas com pensamentos tristes e depressivos é o Centro de Valorização da Vida, o CVV. A organização existe há anos graças ao trabalho voluntário de centenas de pessoas. O atendimento é gratuito e pode ser feito por telefone e internet. O telefone que tem cobertura para todo Brasil é 188.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio