Após música com discurso suicida de pastor assassino, agência do BTS pede desculpas

Publicado em 02/06/2020 11:24
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O astro coreano Suga, do grupo BTS, divulgou uma mixtape no último dia 22 onde uma de suas canções apresenta um trecho pra lá de delicado. A faixa What Do Yout Think, do álbum D-12, traz o trecho do discurso de um líder religioso responsável pela morte de centenas de pessoas.

A canção assinada pelo alter ego do rapper sul-coreano, o August D, apresenta a máxima conhecida por ter sido proferida pelo pastor Jim Jones, conhecido pelo maior suicídio coletivo da história. O religioso envenenou nada menos que 902 pessoas na Guiana, em 1978, ao assegurar que elas seriam salvas. “Embora você esteja morto, você viverá, e aquele que vive e crê nunca morrerá”, afirma o verso da canção.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Agora num comunicado, a gravadora justificou que não tinha total conhecimento da gravidade do discurso em questão e pediu desculpas publicamente. A agência Big Hit inclusive, deletou o trecho da música, enviando a faixa novamente para as plataformas de streaming.

“A empresa seguiu seu processo interno e seguiu com o processo de verificação de conteúdo apropriado, mas não reconhecemos que esse era um sample inapropriado no processo de seleção e inspeção e foi incluído na música”, explicou a Big Hit Entertainment, através dum comunicado.

VEJA TAMBÉM: Vaza foto confidencial de Anitta com roupa íntima nas redes sociais

“Nós gostaríamos de pedir desculpas a qualquer pessoa que se machucou ou se sentiu desconfortável por causa disso. Após confirmar o problema, essa parte foi imediatamente deletada e a música foi republicada”, acrescentou a gravadora.

A polêmica causou histeria nas redes sociais e entre os fãs do BTS, que logo perceberam que a voz não pertencia a Suga e entenderam que se tratava de duma referência ao espinhoso assunto. De acordo com a colunista Lorena Bueri, do R7, Suga realizou uma transmissão na última sexta-feira (dia 29) e comentou sobre a letra de What Do You Think ao explicar que a música é como “uma faixa que descreve sua raiva contra os odiadores maldosos do passado”.

(FOTO: Reprodução Portal Famosos)

Suga também explicou que sofreu por “colocar ou não está música” no projeto. A seguir o Idol disse que a faixa passou por “diversas reescrituras”. Suga inclusive justificou que “as palavras eram originalmente mais fortes. Mas não é assim que me sinto agora“. Posteriormente, o rapper afirmou em sua Live: “E se eu não tivesse revisado a letra, bem… Eu nem quero pensar nisso. Teria sido um choque enorme”.

Muitos fãs chegaram a especular que o membro do BTS usou a frase de Jim Jones por ele ser anti-sul-coreano e dar suporte a atual ditadura da Coreia do Norte. Para tais fãs, a mensagem seria uma crítica a Jim Jones para mostrar o apogeu da Coreia do Sul com o sucesso mundial do K-Pop.

Suicídio

O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil, uma pessoa morre por suicídio a cada hora, enquanto outras três tentaram se matar sem sucesso no mesmo período.

O assunto é tão complexo que muitas pessoas evitam falar a respeito, o que nem sempre é a melhor decisão. Um problema dessa magnitude não pode ser negligenciado, pois sabe-se que o suicídio pode ser prevenido. Uma comunicação correta, responsável e ética é uma ferramenta importante para evitar o efeito contágio.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio