Após site publicar que não conhece instrumento, Caetano Veloso dispara: “Ignorância”

Publicado em 13/08/2020 19:11
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na última sexta-feira, Caetano Veloso fez uma live para comemorar seu aniversário. O filho do artista, Moreno Veloso tocou um instrumento chamado: o prato-de-faca, que é um dos instrumentos mais tradicionais do Recôncavo Baiano. Após a transmissão, uma matéria feita pela Rolling Stone disse que o filho do artista usou o prato por “falta de instrumentos“.

Com isso, Caetano resolveu se manifestar e dar uma verdadeira aula sobre a tradição da música nordestina e brasileira.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Prato e faca no samba de roda na Bahia é um instrumento tradicional. Mas, não é só na Bahia. Tem João da Baiana. Aqui no Rio ainda tem gente que toca em área de samba. Se você falar com qualquer pessoa do mundo do samba e que sabe das coisas, prato e faca é comum. Agora, uma revista de música pensar que prato e faca foi inventado na hora, porque Moreno não tinha instrumento, isso é uma maluquice. É uma ignorância inacreditável“, disse o cantor.

VEJA TAMBÉM: Grávida! Esposa de Ed Sheeran espera o primeiro filho do casal

Caetano Veloso relembrou que a mãe, Dona Canô também tinha a tradição de tocar prato: “Edith do Prato, de Santo Amaro, que gravou comigo Araçá Azul, fez excursão no Brasil inteiro nos anos 70. É conhecida como Edith do Prato porque tocava prato. Minha mãe tocava prato. No filme que tem sobre Bethânia [Fevereiros], aparece minha mãe tocando prato em um samba de roda na Bahia, gravado no início dos anos 70″.

Além de Caetano Veloso, outros artistas, como a sambista Teresa Cristiana e o percussionista Marcelo Costa, também expressaram indignação com o erro cometido pelo site. Assista ao vídeo:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio