elvis presley
O astro norte-americano Elvis Presley (FOTO: Reprodução)

Elvis Presley nasceu em 8 de janeiro de 1935 em Tupelo, Mississippi, tinha dezenas de canções de sucesso como “Suspicious Minds” de 1969, estrelou vários filmes como Jailhouse Rock de 1957 e gerou uma base de fãs leais que se aglomeraram em seus shows mesmo quando seu suposto uso de drogas começou a ter um efeito adverso em sua saúde – e possivelmente em seu comportamento – nos anos que antecederam sua morte por insuficiência cardíaca aos 42 anos em 16 de agosto de 1977.

Saiba as vezes em que o Rei confundiu o público tanto quanto ele os entreteve.

Os fãs de Presley que compareceram a um show em Richfield, Ohio, em 18 de julho de 1975, foram recebidos por um cantor que aparentemente tinha um machado. Elvis Presley estava brigando com Kathy Westmoreland, uma cantora soprano que já namorou o astro.

Naquela noite, um Presley rejeitado a apresentou e, em seguida, ofereceu seus pensamentos pessoais. “Ela receberá o carinho de qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora”, disse ele ao público. “Na verdade, ela consegue isso de toda a banda.” Ele repetiu o insulto na noite seguinte em Uniondale, Nova York. Na terceira noite, em Norfolk, Virgínia, ele continuou seu ataque verbal, desta vez fazendo comentários sexuais mais explícitos em voz baixa. Westmoreland saiu do palco, mas acabou permanecendo na turnê.

Elvis introducing Kathy Westmoreland on stage - he's wearing the cross  pendant | Elvis presley photos, Elvis in concert, Elvis presley
Elvis e Kathy (FOTO: Reprodução)

VEJA TAMBÉM: Gusttavo Lima bebe demais e revela que passa horas “chupando periquita” da esposa

Na mesma noite em que Presley menosprezou Kathy Westmoreland em Norfolk, Virgínia, ele também voltou suas atenções para o Sweet Inspirations, um quarteto de cantores gospel que se apresentaram com ele. Presley disse à platéia que sentiu cheiro de pimentão verde e cebola e que os Sweet Inspirations provavelmente estavam comendo bagre.

Enquanto algumas pessoas acreditavam que Presley pretendia ser uma calúnia racial, os Sweets pensaram que era outra coisa. “Nem Kathy nem os Sweets sabiam exatamente o que ele queria dizer com a observação do ‘bagre‘”, escreveu Peter Guralnick, o biógrafo de Presley. “Nenhum deles achou que fosse racial – eles apenas sabiam que era hostil, e havia um tom desagradável não apenas naquele comentário, mas em todo o seu comportamento.

Quando uma das Sweet Inspirations, Estelle Brown, ficou visivelmente perturbada, Presley atacou. “Estelle, Sweet Inspirations, [grupo de apoio de quinteto só de homens] Stamps, se você não olhar para cima, vou chutar o seu traseiro”, disse ele. Brown então saiu, levando Presley a emitir um pedido de desculpas. “Desculpe por qualquer constrangimento que eu possa ter causado, mas se você não aguenta, saia da panela.” Mais cantores saíram, embora o Sweet Temptations tenha acabado continuando com a turnê.

Elvis and the Sweet Inspirations | Elvis presley, Elvis presley family, Elvis  presley photos
Sweet Inspirations e Elvis (FOTO: Reprodução)


Não era segredo que Elvis Presley gostava de possuir e manusear armas. Ele supostamente gostava de atirar em aparelhos de televisão se visse algo de que não gostava e muitas vezes carregava armas no palco depois de receber uma ameaça de morte em 1970. Durante um show de 1977, Presley girava quando uma pistola derringer calibre 22 saltou de dentro sua bota e caiu diretamente na frente do guitarrista John Wilkinson. A arma permaneceu no palco por 20 minutos antes de ser recuperada.


Ao aparecer em College Park, Maryland, em 28 de setembro de 1974, as brincadeiras de Presley com o público adquiriram novas e ainda mais peculiares reviravoltas. Dirigindo-se a um crítico de jornal que reclamou sobre a grande barriga de Presley no show da noite anterior, Elvis explicou que era de um colete à prova de balas e chamou o escritor de “filho da puta“. Quando os pedidos do público se tornaram irritantes, Presley os advertiu. “Se você não me deixar em paz, vou sair do palco e voltar para o meu camarim e brincar com o pé”, disse ele.


Em 1973, Presley estava encerrando uma longa residência no Hilton Hotel em Las Vegas, Nevada. Perto do final de sua passagem, ele se tornou hostil por uma série de razões. O Hilton estava prestes a despedir um garçom chamado Mario, quem Elvis Presley gostava muito. E quando estava prestes a se tornar um agente livre, o rei também estava insatisfeito com seu empresário, o coronel Tom Parker, e queria sair da cena de Vegas. Tudo isso tornou um Presley temperamental quando ele subiu ao palco em 3 de setembro de 1973. Depois de reclamar que “o sistema de som deste hotel não vale nada“, Presley modificou a letra para “Love Me Tender“. Em vez de se limitar à música original, Presley cantou: “Adios, você motha, tchau, papai também. Para o inferno com o Hilton Hotel e ferrar o showroom também.

Antes de terminar, Presley fez um apelo para que Mario continuasse empregado. Ele ficou fora da estrada por cinco meses. Quando ele voltou, foi para mais uma temporada no Hilton.