(FOTO: Reprodução)

Através de uma postagem feita no Instagram, o ex-presidente Barack Obama relembrou o legado da cantora Aretha Franklin. A artista, que mantinha uma relação próxima com o ex-presidente e a esposa dele, Michele Obama, faleceu nesta quinta-feira (dia 16).

No texto, Obama afirma que Aretha foi a responsável por reafirmar a identidade norte-americana, fazendo com que seu povo se sentisse mais esperançoso e mais humanizado. Confira:

VEJA TAMBÉM: Projota critica Michel Temer em novo clipe “Sr. Presidente”

“A América não tem realeza. Mas nós temos a chance de conquistar algo mais duradouro. Nascida em Memphis e criada em Detroit, Aretha Franklin cresceu cantando músicas gospel na congregação de seu pai. Por mais de seis décadas, cada vez que ela cantava, nós éramos agraciados com um vislumbre do divino. Foi através de suas composições e musicalidade inigualável que Aretha ajudou a definir a experiência americana. Em sua voz, pudemos sentir nossa história, nossa escuridão, nossa luz. Nossa busca pela redenção e nosso respeito conquistado com dificuldade. Ela nos ajudou a nos sentirmos mais conectados um com o outro, mais esperançosos, mais humanos. E algumas vezes ela simplesmente nos ajudou a esquecer de tudo e dançar. Aretha pode ter ido para um lugar melhor, mas a dádiva da sua música permanece para inspirar a todos nós. Que a Rainha do Soul descanse em paz eterna. Michelle e eu enviamos nossas orações e as mais calorosas condolências à sua família e a todos aqueles que se emocionaram com sua música.”

Aretha Franklin e Barack Obama estiveram juntos em diversos ocasiões públicas. No ano de 2009, a Rainha do Soul participou inclusive, da cerimônia de posse do primeiro mandato na presidência de Obama.

Já em 2015, em uma das suas últimas apresentações públicas, a cantora deixou Obama e Michelle emocionados durante uma apresentação no Kennedy Center Honors, um evento que premia personalidades relevantes dos Estados Unidos . O presidente e sua esposa assistiram bastante entusiasmados a performance de Aretha Franklin ao lado do cineasta George Lucas e da cantora Carole King.

Relembre: