Beatles e BTS são os únicos grupos a vender 1 milhão de unidades de álbuns em 2020

Publicado em 15/07/2020 21:51
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No geral, o relatório da Nielsen Music Midyear da semana passada foi bastante detalhado. O streaming está em alta, as vendas de álbuns tradicionais caíram, o ressurgimento heroico do vinil persiste e os CDs e álbuns digitais continuam sua marcha da morte na obscuridade. Ah, e o BTS ainda está arrasando!

O novo álbum do grupo pop coreano, Map of the Soul: 7, é o álbum físico mais vendido do ano e o único a vender mais de 500.000 cópias nos Estados Unidos, mais do que dobrando as vendas do segundo colocado Kenny Chesney. Map of the Soul: 7 também é o nono maior álbum geral do ano, alcançando 842.000 unidades equivalentes derivadas de vendas de álbuns, downloads de faixas e streams.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Além disso, o BTS chegou ao segundo lugar entre todos os artistas pop em termos de consumo total, logo atrás de Billie Eilish. No total, a boy band movimentou 1.417 milhões de unidades equivalentes a álbuns até o primeiro semestre de 2020. Apenas um outro grupo eclipsou 1 milhão de unidades de álbuns nos EUA, e é um grupo com o qual o BTS costuma se comparar: The Beatles.

LEIA TAMBÉM: Tiago Iorc rompe o silêncio após briga com Anavitória e diz se arrepender

Meio século após a separação, os Beatles ainda são a maior banda de rock de 2020, vendendo 1,094 milhão de unidades equivalentes de álbuns nos primeiros seis meses do ano, 326 mil unidades à frente do segundo colocado do gênero, Queen. O Fab Four também teve o quinto álbum de vinil mais vendido do ano, vendendo 54.000 cópias de seu opus Abbey Road de 1969. Eles tiveram uma boa companhia na categoria de vinil, incluindo os ícones do rock clássico Queen e Pink Floyd, a super novidade pop Billie Eilish e o galã do rock retrô Harry Styles. Os Beatles também apresentam um desempenho excepcional em serviços de streaming, com muitas músicas acumulando centenas de milhões de peças.

É justo que os Beatles e o BTS – duas boy bands que dominaram a indústria da música com quase seis décadas de diferença – seriam os grupos mais vendidos de 2020. Ambos os grupos encantaram as ondas de fãs ao redor do mundo com seu talento e carisma, cultivando personalidades únicas para se destacar de seus colegas de banda. Ambos os grupos continuaram se unindo com uma série de álbuns cada vez mais ambiciosos e bem-sucedidos. E, com base no Relatório do meio do ano da Nielsen, a popularidade de nenhum dos grupos mostra sinais de declínio.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio