Confira!

BLACKPINK, TWICE e mais; os grupos femininos de K-Pop mais conhecidos

Nesta matéria nós falamos sobre os grupos BLACKPINK, Twice, Red Velvet, Mamamoo e Brave Girls

Publicado em 19/08/2021 16:25
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Para alguns, o K-Pop é novidade. Porém, os grupos sul-coreanos já estão na estrada há alguns anos, para ser mais exato desde 1992, quando o grupo Seo Taiji and Boys foi criado. No entanto, hoje nós vamos falar das mulheres e o primeiro grupo feminino que realmente fez sucesso foi S.E.S., criado em 1998.

Além do S.E.S., grupos como 2N1, Girl ‘s Generation e Wonder Girls marcaram a história da indústria e influenciaram a nova geração. Com isso, nós selecionamos os 5 principais grupos de K-Pop feminino, que estão ativos até os dias de hoje.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

BLACKPINK

(Foto: Reprodução)

Atualmente, é a maior girl band do mundo. Composta por Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa, BLACKPINK teve sua estreia em 2016 pela YG Entertainment. A banda já quebrou alguns recordes, entre eles de estreia na Billboard e no Youtube. Além disso, elas acumulam mais de 10 BILHÕES de visualizações em seu canal oficial na plataforma de vídeos.

BLACKPINK foi o primeiro grupo feminino de K-pop a se apresentar no Coachella e atualmente são o girl group de K-pop com maior sucesso na Billboard Hot 100 e Billboard 200. Além disso, seu estilo e coreografia tornam suas performances tudo menos chatas. Embora já estejam em cena há cinco anos, faz apenas uns dois que elas realmente começaram a ganhar reconhecimento global. 

Twice

(Foto: Reprodução)

Twice foi formado pela JYP Entertainment através de um reality show de competição chamado SIXTEEN, em 2015. Composto por 9 integrantes, Nayeon, Jeongyeon, Momo, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun, Chaeyoung e Tzuyu, elas foram a primeira banda de K-Pop feminino a ganhar um certificado de platina pela Associação da Indústria Fonográfica do Japão.

O começo para elas não foi fácil, porém conquistaram reconhecimento um ano após seu debut. Em Outubro de 2016 elas lançaram Twicecoaster: Lane 1 e foi o álbum mais vendido por um grupo feminino no ano, com mais de 350 mil cópias em pouco mais de dois meses.

O Twice também é o girl group com o maior número de vitórias em programas de música, com 112 até o momento. As nove meninas também possuem o maior número de Daesangs – os troféus de maior prestígio das premiações sul-coreanas  – com 18, além de outros mais de 100 prêmios e 260 indicações em menos de seis anos de carreira.

Red Velvet

(Foto: Reprodução)

O grupo feminino Red Velvet debutou em 2014 com o single Happiness. Inicialmente com 4 integrantes, o grupo aumentou após um ano, se tornando um quinteto. O girl group é formado por Irene, Seulgi, Wendy, Joy e Yeri.

O grupo é considerado um dos mais influentes e importantes quando se fala em disseminar o K-Pop para o mundo. Além disso, o nome Red Velvet traz um “conceito duplo”, que influencia seu estilo e a música que elas lançam. O conceito “red” do grupo produz singles predominantemente do gênero pop, como por exemplo “Ice Cream Cake“, “Dumb Dumb” e “Red Flavor“. E o conceito “velvet”, por sua vez, gerou faixas principalmente no gênero R&B, e traz como exemplos as faixas “Automatic” e “Bad Boy”.

Mamamoo

(Foto: Reprodução)

O grupo composto por Solar, Wheein, Moonbyul e Hwasa, Mamamoo chegou em 2014, e ficou conhecido pelo seu estilo diferente, onde mistura o jazz e o R&B. Mr. Ambiguous, o primeiro single da girl band, foi considerado um dos melhores debuts daquele ano. Ainda em 2014, o grupo venceu na categoria de “Novo Artista do Ano” no Gaon Chart K-Pop Awards.

Vale ressaltar que desde o seu debut, as meninas são responsáveis pelo processo de criação das coreografia de todas as suas músicas. Após finalizadas, uma coreografa profissional trabalha com elas para melhorar alguns pontos.

Brave Girls

(Foto: Reprodução)

Lançado em 2011, o grupo Brave Girls é composto atualmente por Minyoung, Yujeong, Eunji e Yuna. Com 10 anos de carreira, a banda possui uma longa trajetória na indústria do K-pop e já sofreu diversas modificações de integrantes. Além disso, em março deste ano, o grupo sul-coreano de K-Pop assumiu o topo das paradas musicais do país asiático com ”Rollin”. Isso foi surpreendente, já que a faixa foi lançada em 2017, quando o grupo ainda tinha cinco integrantes.

BLACKPINK É O MAIOR GRUPO DE K-POP FEMININO

(Foto: Reprodução)

BLACKPINK é formado por Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa. O grupo sul-coreano estreou em agosto de 2016 com os singles Whistle Boombayah. Não demorou muito para que as meninas se tornassem um sucesso na Coreia do Sul. Além disso, com Boombayah elas se tornaram o ato musical mais rápido a alcançar o primeiro lugar do ranking World Digital Songs, da Billboard.

No início de 2019, após o sucesso dos anos anteriores, o grupo finalmente anunciou sua primeira turnê internacional, passando pelos Estados Unidos, Espanha, Holanda, França, Inglaterra, Tailândia, Taiwan, Hong Kong, Indonésia, Filipinas, Singapura e Malásia. Além disso, durante a turnê elas lançaram o EP, Kill This Love, um dos mais bem sucedidos até hoje. 

Mas quem garante que BLACKPINK é o grupo de maior sucesso do K-Pop? Bom, a Forbes. Em 2020, a Forbes deu o título de maior girl group do mundo para o BLACKPINK. Na época, Jennie concedeu uma entrevista à revista e falou sobre a emoção de receber o título.

Em primeiro lugar, estamos muito honradas por sermos nomeadas o maior grupo feminino porque todas nós começamos querendo ter esse título. E é difícil ver a realidade onde as pessoas nos chamam assim. Nos sentimos muito responsáveis e pressionadas. Mesmo sendo um grande título e com a quantidade de amor e apoio que recebemos, acho que queremos continuar fazendo o que fazemos, ser um grupo de influências positivas e continuar fazendo boa música para vocês. Somos muito gratas pela forma como o mundo nos vê e nos motiva“, disse Jennie.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio