O cantor Stevie Wonder (FOTO: Reprodução)

Stevie Wonder deu uma entrevista coletiva virtual na terça-feira (13 de outubro), durante a qual disse: “Vou fazer algo hoje que nunca fiz antes.” Ele então fez três anúncios importantes.

Primeiro, a lenda de 70 anos revelou que deixou a Motown depois de passar toda a sua carreira na gravadora. Ele agora assinou com seu próprio selo, What the Fuss Records, da Republic Records, que o mantém dentro da família do Universal Music Group. Além disso, Wonder revelou que está lançando duas novas canções hoje. Todos os lucros do primeiro single irão beneficiar o Feeding America.

No verão passado, Wonder revelou durante o BST Festival de Londres que faria uma pausa nas apresentações para se submeter a um transplante de rim, o que supostamente aconteceu em setembro. “Estou bem, estou bem, estou bem“, Wonder garantiu na época. “Eu tenho um doador e está tudo bem.” Ele está em um hiato desde então.

VEJA MAIS: Testemunha de casos de pedofilia alega que Michael Jackson é inocente

Berry Gordy, agora com 90, assinou pela primeira vez com Stevie Wonder um contrato de gravação com o selo Tamla da Motown em 1961 – Wonder tinha apenas 11 anos. Desde então, Wonder ganhou 74 indicações ao Grammy (ele ganhou 25) e coletou 28 hits no Top 10 da Billboard Hot 100. Ele também se tornou uma voz ativa em questões políticas, de sua campanha de 1980 para fazer do aniversário de Martin Luther King, Jr. um feriado nos Estados Unidos, até seus apelos à ação em meio aos protestos em curso no Black Lives Matter.

Em setembro, Wonder carregou um vídeo de sete minutos em sua página do YouTube chamado “O Universo Está nos Assistindo – Stevie Wonder em Seus Sentimentos”, que acumulou mais de 200.000 visualizações. Ele postou em resposta à notícia de que um policial do Kentucky havia sido indiciado por acusações relacionadas – embora não diretamente relacionadas – ao assassinato de Breonna Taylor durante uma operação em março em sua casa. O vídeo era semelhante ao que Wonder compartilhou em junho, durante o aumento inicial de protestos após o assassinato de George Floyd.

No ano passado, a Motown celebrou seu 60º aniversário com uma sucessão de eventos, atividades e lançamentos especiais que preencheram 2019. E no mês passado, a Motown anunciou sua expansão com o lançamento da Motown Records UK Atual presidente da gravadora, Etiópia Habtemariam – que se juntou à gravadora em 2011 como O vice-presidente sênior e se tornou chefe da gravadora três anos depois, substituindo Sylvia Rhone – ajudou muito a rejuvenescer a Motown nos últimos anos, em parte graças a uma joint venture com o Controle de Qualidade (Migos, Lil Yachty, Lil Baby e City Girls).

No entanto, Wonder não lançou um novo álbum de estúdio desde que Rhone assumiu em 2005; seu 23º álbum de estúdio, A Time to Love, chegou em outubro e alcançou a quinta posição na parada de álbuns da Billboard 200. (“So What the Fuss” foi um álbum single de Wonder com En Vogue e Prince.) Mas agora, esses dois novos singles e um novo começo podem significar que há mais por vir.