Cantora do X-Factor revela ter sido ignorada pelos produtores quando cogitou suicídio

Publicado em 05/06/2020 21:04
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A cantora britânica Janet Devlin, ex-participante do programa The X Factor, revelou ter cogitado cometer suicídio durante a sua participação no programa do canal ITV. A cantora, que ficou em quinto lugar na temporada de 2011 quando o Little Mix saiu vitorioso, afirmou que na sua primeira apresentação a direção do programa só estava preocupada com a sua capacidade de cantar e se apresentar.

Quando ela mencionou os seus pensamentos sombrios, foi levada a um médico para fazer exames. Janet também afirmou que outros cantores estavam passando pela mesma situação. “Durante o meu tempo no programa, as nuvens negras voltaram com toda a força. Se eu não tivesse ensaiado uma performance ou rodeada por outros concorrentes na casa do X Factor, ficava cogitando suicídio, embora nunca conseguisse pensar melhor sobre essa palavra”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Credito: Ken McKay

Janet disse que “sonhava acordada” com suicídio e acrescentou: “Algo tinha de ser feito. Falei com a equipe do programa. Para minha surpresa, fiquei tranquila por não ser a única a passar por isso. Outros concorrentes também tinham visitado um terapeuta e um psicólogo. No dia seguinte, fui levada para a Harley Street de Londres para uma avaliação”.

Ela acrescentou: “Numa escala de um a 100, sendo 100 o pior, eu marquei 93. Esta não foi uma boa notícia. Provas, se necessário, de como eu estava à beira do suicídio”.

VEJA TAMBÉM: Katy Perry diz que filha mostrou dedo do meio em ultrassom: “Essa é a minha garota”

Janet, que acaba de lançar o seu terceiro álbum, Confessional, fez revelações sobre sua participação no programa em sua nova biografia My Confessional: “Durante meses eu tive uma atitude corajosa para as câmeras, mas a verdade é que eu estava destruída. Ninguém à minha volta se importava o suficiente para perguntar se eu estava bem. Desde que eu estivesse pronta para a performance, isso era tudo o que importava.
Depois de ter sido eliminada, ofereceram-me um lugar na turnê do X Factor. Eu concordei. Eu esperava que este fosse o fim da tristeza”.

Credito: Ken McKay

“A medicação roubou-me a capacidade de me expressar de forma criativa. A minha escrita de canções ficou forçada e a letra desonesta. Comecei a usar o álcool como substituto da medicação. Nada funcionou”.

Procurada pela reportagem do The Sun, uma fonte dos bastidores do X Factor se posicionou sobre o assunto: “A saúde e o bem-estar dos concorrentes ao programa são nossa maior preocupação e, se algo do gênero acontecer, há especialistas à disposição para lhe dar assistência”.

Suicídio

O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil, uma pessoa morre por suicídio a cada hora, enquanto outras três tentaram se matar sem sucesso no mesmo período.

O assunto é tão complexo que muitas pessoas evitam falar a respeito, o que nem sempre é a melhor decisão. Um problema dessa magnitude não pode ser negligenciado, pois sabe-se que o suicídio pode ser prevenido. Uma comunicação correta, responsável e ética é uma ferramenta importante para evitar o efeito contágio.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio