carlinhos brown bumbumtamtam
(FOTO: Reprodução)

O funk segue como um gêneros de maior sucesso por aqui e também ao redor do mundo. Camila Cabello cantarolando “Vai Malandra”, os filhos de Madonna dançando “Olha a Explosão”, nos últimos tempos o mundo tem dado provas reais de que o funk brasileiro tem percorrido os quatro cantos do planeta.

Com a ascensão do YouTube como uma das plataformas de divulgações das canções, o gênero ganha cada vez mais audiência mundial. Prova disto, é o que aconteceu com o MC Fioti, que é o mais novo brasileiro a alcançar a marca histórica de 1 bilhão de visualizações no YouTube com o hit “Bum Bum Tam Tam”. Com o sucesso, a canção até rendeu uma versão alternativa, em remix com o renomado J. Balvin.

Anteriormente outro músico brasileiro que conseguiu alcançar o almejado um bilhão no YouTube, foi Nego do Borel mas com uma música em parceria com um artista estrangeiro.

O hit mundial “Corazón”, parceria do funkeiro Nego do Borel com Maluma, alcançou um bilhão em maio deste ano, enquanto a parceria de Carlinhos Brown com Shakira na música “La La La”, uma das canções que foram trilha da Copa 2014, também conquistou a façanha bilionária. E assim como MC Fioti, o clipe de Carlinhos Brown alcançou o título nos últimos dias: enquanto “La La La” rompeu a marca no sábado (dia 15), “Bum Bum Tam Tam” ultrapassou o um bilhão no domingo (dia 16).

Já Shakira, além de “La La La” em 2014, também ultrapassou o 1 bilhão de visualizações com “Chantaje” (hoje com 2,2 bilhões), “Waka Waka” (outra faixa para a Copa do Mundo, hoje com 2 bilhões) e “La Bicicleta” (música de Carlos Vives em parceria com a colombiana hoje com 1,1 bilhão).

VEJA TAMBÉM: Kevinho e MC Kekel mostram o cotidiano dos cadeirantes no clipe de “O Bebê”

Vale lembrar que o primeiro clipe no YouTube a atingir um bilhão de visualizações foi “Gangnam Style”, do sul-coreano Psy ainda em meados do ano de 2012. Desde então, 100 clipes chegaram à marca, mas o vídeo de MC Fioti foi o primeiro trabalho solo de um artista brasileiro.

Com 924 milhões de visualizações, MC Fioti recentemente passou alguns meses em turnê de shows pela Europa, passando por países como Portugal e Espanha. Abaixo, confira o videoclipe, que foi lançado em março de 2017.

Vice-campeã do X-Factor posta vídeo dançando Bum Bum Tam Tam do MC Fioti

O ano de 2018 ficou marcado por um fato pra lá de curioso no mundo da música: o funk “Bum Bum Tam Tam” se tornou a música brasileira mais assistida no Youtube.

No mês de abril, o vídeo da canção de MC Fioti ultrapassou a marca de 809 milhões de views e conseguiu superar a música “Ai Se Eu Te Pego” de Michel Teló como a faixa brasileira mais assistida na plataforma de vídeos.

Com tanto sucesso era de se esperar que a canção chegasse também ao Reino Unido. E ela chegou sim! Quem prova o fato é a cantora britânica Fleur East que postou um vídeo reproduzindo alguns passos de dança ao som da canção do funkeiro paulista MC Fioti.

A versão dançada pela cantora é o remix de “Bum Bum Tam Tam” cantando em inglês e espanhol numa parceria de MC Fioti com Future, J. Balvin, Stefflon Don e Juan Magan.

Fleur East foi vice-campeã da décima primeira temporada do X-Factor do Reino Unido e depois do programa chegou a emplacar a canção “Sax” por sete semanas no Top 10 das paradas britânicas.

Confira abaixo o vídeo com Fleur East dançando “Bum Bum Tam Tam”: