Cassio Pastrana fala sobre o papel do produtor musical no mercado fonográfico

O produtor Cassio Pastrana esclarece diferenças entre as funções de produtor musical e produtor fonográfico, apontando o que significa cada um dentro do contexto do mercado da música.

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O lucrativo e competitivo mercado da música segue em alta mesmo durante a pandemia. Todos os dias, novas canções são gravadas e lançadas nas plataformas digitais, tanto de grandes artistas como de iniciantes, alimentando uma indústria que movimenta anualmente bilhões de dólares em todo o mundo. 

Mas para que tudo isso aconteça, existem duas figuras que são tão indispensáveis como os músicos e artistas que são aclamados por sua arte e trabalho: o produtor musical e o produtor fonográfico. Mas qual o papel de cada um neste contexto?

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Para ajudar você a entender a diferença entre eles, o produtor e DJ Cassio Pastrana é um veterano no mundo da música e revela quais as atribuições de cada um. Confira:

Produtor Fonográfico

Cassio Pastrana conta que o produtor fonográfico atribui a maior parte da gravação que será lançada. “É ele quem assume riscos dos investimentos solicitados, que paga pelo trabalho dos músicos, pelo uso do estúdio, pelos custos associados ao lançamento e todo o processo de divulgação e distribuição. Ou seja, oferece ao público a gravação. O produtor fonográfico representa a gravadora e tem o seu nome cadastrado no fonograma (gravação), sendo ele um associado de uma das nove associações que compõem o ECAD – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, sendo devidamente creditado no ISRC – International Standard Recording Code, ou Código de Gravação Padrão Internacional. 

Geralmente quem assume esta posição é a gravadora, pois a mesma obtém os direitos da distribuição, reprodução e venda, itens já citados acima. O fonográfico participa de 41,7% de todo valor levantado sobre o fonograma.

VEJA MAIS: Produtor confirma que Ariana Grande está trabalhando em novo álbum

Produtor musical

O produtor musical tem como responsabilidade materializar todo o conceito artístico e musical, fazer a música acontecer. É ele quem promove e pensa em alternativas que incentivam o artista a dar o melhor de si no momento da gravação, para que no final, consiga um resultado extraordinário. Dessa forma sua sensibilidade do mundo artístico, conhecimento de música e suas características musicais, fazem grande diferença para os músicos, artistas e até mesmo para a gravadora que o contratou.

Ademais, hoje já existem muitos artistas que fazem o papel de produtor fonográfico e conquistam o seu contrato com a gravadora ou então tem quem prefira contratar o profissional para cuidar de todos os processos.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio