Cérebro de Michael Jackson foi retirado do seu corpo antes de cantor ser enterrado

Publicado em 11/03/2021 00:13
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Com tantas cirurgias plásticas alguns podem concluir que Michael Jackson tinha perdido a cabeça antes da sua morte. Bem, parece que a perda pode ter sido bastante literal. É o que aponta a revista científica Discovery numa antiga reportagem de 2009. O veículo aponta que provavelmente Michael Jackson foi enterrado sem o seu cérebro.

Aparentemente, os cientistas precisaram remover o cérebro da estrela pop para terminar e concluir a sua autópsia. E como se leva cerca de duas semanas para um cérebro “endurecer” antes de poder ser examinado, se ele for colocado para análises antes disso, o seu corpo terá de ser enterrado sem ele. Deixar um cérebro “endurecer” é um protocolo normal de autópsia quando se suspeita que o cérebro desempenha um papel importante na morte, como aconteceria com uma overdose de drogas anestésicas (segundo o Mind Hacks, um blogue de neurociência e psicologia).

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

(FOTO: Reprodução)

O processo de endurecimento envolve remover o cérebro do crânio e deixá-lo de molho numa mistura diluída de formaldeído e água chamada formalina. Este processo de imersão geralmente leva quatro semanas e o cérebro endurece genuinamente. Um cérebro “fresco” é de cor rosada e tem a consistência de gelatina ou tofu macio, o que significa que fica difícil de examinar e as várias estruturas internas são frequentemente difíceis de distinguir.

(FOTO: Reprodução)

VEJA TAMBÉM: Katy Perry diz que filha mostrou dedo do meio em ultrassom: “Essa é a minha garota”

Depois de mergulhar o cérebro, tem a consistência e a cor dos cogumelos enlatados, o que facilita o seu corte, exame e fotografia. No entanto, como o cérebro é muito macio para começar, não pode ser simplesmente deixado cair num tanque de solução fixadora, pois irá deformar-se sob o seu próprio peso. Para resolver o problema é normalmente suspenso de cabeça para baixo num grande balde de formalina por um pedaço de cordel que está amarrado à artéria basilar [do cérebro]. Após ter “endurecido” ou “fixado”, é cortado para procurar danos claros no tecido ou nas artérias. Também podem ser conservadas pequenas partes para exame microscópico.

(FOTO: Reprodução)

Numa autópsia como esta, os cientistas procurarão lesões cerebrais de longo e curto prazo. O órgão foi retirado do corpo de Michael Jackson após a sua morte em 25 de Junho, enquanto os patologistas faziam testes para descobrir o que o matou. Posteriormente, o órgão foi devolvido à família do músico antes mesmo de seu funeral no dia 7 de julho de 2009.
Em agosto de 2009, o Departamento de Justiça de Los Angeles havia confirmado que haviam reunido seu cérebro com o resto do cadáver.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio