Cientistas testam 4 mil voluntários para saber poder de infecção do coronavírus em show

Publicado em 20/07/2020 10:00
Por
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Foi divulgado neste último final de semana, que uma equipe de cientistas está em busca de 4 mil voluntários saudáveis para assistirem à uma apresentação de um cantor pop alemão, em um estádio de Leipzig. O objetivo desse experimento, é testar o poder de infecção do coronavírus e elaborar um modelo para o retorno seguro de eventos com grande público.


Para isso, eles estão recrutando 4 mil voluntários que aceitem participar de uma pesquisa e assistir ao show do cantor de pop alemão, Tim Bendzko. A apresentação será no dia 22 de agosto. Os voluntários, de 18 a 50 anos, precisam ter sido testados para a Covid-19 e apresentado resultado negativo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Eles esperam despertar no público um “comportamento mais próximo possível da realidade”, disseram os organizadores da pesquisa, do Hospital Universitário de Halle, perto de Leipzig. A pesquisa fornecerá máscaras de proteção do tipo FFP2 para reduzir os riscos de infecção. Os participantes também receberão desinfetante fluorescente que, além de garantir mais um fator de proteção aos voluntários, permitirá que os cientistas localizem as superfícies mais tocadas.

LEIA TAMBÉM: Em autobiografia, Naya Rivera revela que ficou decepcionada após morte de colega de Glee

O público da plateia também receberão um dispositivo para rastrear seus movimentos e a distância entre eles e outros participantes. “Eu acredito que o maior desafio será a análise dos dados. Porque teremos que medir os contatos de todos os outros participantes em um raio de 30 metros a cada cinco segundos durante um dia inteiro“. disse o líder do projeto, Stefan Moritz, à agência de notícias DPA

A Plateia será testada em três cenários

No primeiro, os voluntários entrarão no local do evento por duas portas diferentes e sem regras de distanciamento. No segundo, haverá mais portas e medidas mais restritas de higiene e distância. E no terceiro, os participantes ficarão sentados nas arquibancadas com distância mínima de 1,5 metro entre si. Este último requer apenas 2 mil voluntários, numa arena com capacidade para cerca de 12 mil pessoas.

O experimento é orçado em quase 1 milhão de euros e financiado principalmente pelos estados da Saxônia e Saxônia-Anhalt. O objetivo, segundo a equipe, é “identificar possíveis parâmetros sob os quais artistas e atletas poderão voltar a se apresentar e a jogar após 30 de setembro“. Eles também alertam para os riscos trazidos pela pandemia de coronavírus e reconhecem que “decisões difíceis precisam ser tomadas para evitar esse perigos“, mas, ao mesmo tempo, afirmam que a atual proibição de grandes aglomerações representa uma “ameaça existencial para muitos atletas e artistas que dependem de seu público para obter renda“.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio