Confira

Clipe de Michael Jackson salvou MTV da falência

Há 38 anos Michael conquistou números incríveis para o canal

Publicado em 10/03/2021 13:35
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Era 10 de março de 1983 quando o vídeo da lendária faixa de Michael Jackson, ‘Billie Jean‘ foi transmitido pela primeira vez na MTV, mudando para sempre a história e a programação do famoso canal de música. As informações são do MJ Beats.

Na verdade, a chegada de Michael Jackson na jovem estação de televisão — a primeira a transmitir apenas videoclipes — não foi nada simples e óbvio.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Até então, a MTV nunca havia veiculado vídeos de artistas afro-americanos, permanecendo focada principalmente na música de artistas brancos como The Clash, Blondie, Genesis, Duran Duran, Peter Gabriel e Billy Idol.

Assim, diante da recusa dos programadores em transmitir Billie Jean, o então presidente da Epic Records, Walter Yetnikoff, informou que, se o vídeo de MJ não tivesse fosse veiculado, a gravadora não daria mais permissão para divulgar seus artistas brancos, como Cyndi Lauper, Billy Joel, Culture Clubs e Wham!.

Uma ameaça que teve os efeitos desejados. E, em retrospectiva, para o benefício total de ambos os lados. A audiência excepcional registrada pela exibição da obra-prima do Rei do Pop, de fato, abriram um caminho completamente novo para a MTV.

VEJA TAMBÉM: “Sem sua força não teríamos este sucesso” afirma Janet Jackson sobre o falecido pai

Yetnikoff lutou pelo Michael para que este videoclipe passasse na MTV. E, uma vez que o vídeo estava em rotação, todos entenderam o porquê ”, disse o DJ Dave Paul.

“Provavelmente, sem o sucesso de Billie Jean, teria levado pelo menos mais dois ou três anos, na minha opinião, para a MTV integrar totalmente os artistas negros.”

Ainda mais significativo é o testemunho de Rob Tannenbaum, co-autor do livro I Want My MTV: The Story Uncensored of The Music Revolution:

“Não basta dizer que os vídeos de Thriller forçaram a MTV a se integrar: Michael Jackson ajudou a salvar a rede de TV do fechamento.

Os executivos da MTV esperavam perder US $ 10 milhões antes de mostrar lucro. Por outro lado, perderam rapidamente 50 milhões, e sua controladora se preparava para fechar a emissora.

Os três vídeos de Thriller foram lançados em 1983. Nos primeiros três meses de 1984, a MTV teve seu primeiro lucro trimestral e, ironicamente, foi salva da falência graças a um músico que não se encaixava no formato rock ’n’ roll. original do canal.’’

Poucos meses depois, em 2 de dezembro do mesmo ano, a própria MTV lançou mundialmente a versão completa de 14 minutos do vídeo ‘Thriller’, atingindo picos de audiência extraordinários durante a exibição da obra-prima de Michael e John Landis.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio