Com somente 18 pessoas na plateia, saiba como foi o primeiro show dos Beatles

Publicado em 13/06/2020 15:55
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O site Far Out Magazine recordou o primeiro show dos Beatles no sul da Inglaterra, em Aldershot, que ocorreu no dia 9 de dezembro de 1961. Porém, a apresentação, não teve tanto êxito assim!

Quem teve a ideia do show foi o amigo da banda, Jack Leach, que queria divulgar as músicas do Fab Four por toda a Inglaterra, e não somente no Noroeste. Depois da proposta, o grupo então formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Pete Best aceitou e decidiu fazer a performance – o que aparentemente chamaria a atenção de grandes executivos de gravadoras de Londres.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Mesmo com o plano parecendo perfeito, Leach não disse que Aldershot era uma cidade militar a 60 quilômetros da capital e sem uma cena musical de sucesso. O amigo também tentou divulgar a apresentação em um jornal local, mas a matéria nunca foi publicada porque ele pagou a propaganda com cheque. 

Além disso, o show, no entanto, foi divulgado como uma batalha de bandas entre os Beatles, de Liverpool, e Ivor Jay and the Jaywalkers, de Londres.

Os Beatles fizeram uma viagem de 9 horas de carro para chegar até Aldershot. Quando chegaram, tiveram que esperar para entrar onde tocariam e não acharam nenhuma divulgação do show.

Na apresentação, eles tocaram o set habitual – com covers de Chuck Berry e Jerry Lee Lewis – para um público de apenas 18 pessoas em um local praticamente vazia. Os Beatles venceram a batalha de bandas – mesmo o outro grupo não aparecendo.

Durante entrevista, Pete Best relatou mais detalhes sobre a noite: “No meio de um número, George e Paul vestiram seus sobretudos e foram para o chão para dançar juntos um foxtrot, enquanto o resto de nós lutava juntos, fazendo música suficiente para eles e para o punhado de espectadores”.

VEJA TAMBÉM: Maiara volta a apagar fotos com Fernando e ele desaba na web: “Vontade de fazer nada”

O artista continuou: “Abrimos o caminho durante toda a segunda metade. John e Paul tocaram deliberadamente acordes e notas errados e adicionaram palavras às músicas que nunca estavam nas letras originais”.

Em conversa de 2016 com a Mashable, o produtor Sam Leach disse: “Muitas vezes me pergunto o que acontece quando esses jovens agora falam sobre a noite em que os Beatles chegaram a Aldershot e quase ninguém apareceu para vê-los. Eu posso apenas ouvir isso. ‘Oh, lá estávamos nós, todos os 18, assistindo os Beatles no palco … e eles fizeram um bis’”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio