Confira!

Como e onde surgiu o sertanejo?

Conheça os cantores de maior sucesso dos principais anos do sertanejo

Publicado em 25/10/2021 16:50
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Para quem não sabe, o ritmo sertanejo é totalmente brasileiro, e começou a ser produzido por volta de 1910. Na época, a moda de viola era predominante e o destaque no sertão. Historicamente, o sertanejo caipira, ou música caipira, esse gênero musical teve início com o Bandeirismo, um movimento de desbravamento no interior do Brasil pelos bandeirantes paulistas, no século XVI.

Entretanto, de acordo com o Dicionário Cravo Albin da MPB, a música sertaneja como tal surgiu em 1929, quando Cornélio Pires, pesquisador, compositor, escritor e humorista, começou a gravar “causos” e fragmentos de cantos tradicionais rurais da região cultural caipira. Dessa forma, abrangendo a área do interior paulista, norte e oeste paranaenses, sul e triângulo mineiros, sudeste goiano e matogrossense. 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em resumo, o sertanejo é uma variação da música caipira, onde os principais instrumentos, de sua maioria artesanais, são a viola, o acordeão e a gaita. Isso quer dizer que a raiz do ritmo é totalmente voltado para o público do interior.

Destacaram-se nessa época Cornélio Pires e sua “Turma Caipira”, Alvarenga & Ranchinho, Torres & Florêncio, Tonico & Tinoco, Vieira & Vieirinha, Pena Branca & Xavantinho.

Além disso, a principal característica do sertanejo é melodia simples com uma letra potente e melancólica, geralmente. Porém, não se pode negar a semelhança com a música caipira. Entretanto, vem com uma variação de ser mais dançante e sem dúvida, mais urbana. Sendo assim, a música caipira traz uma vivência íntima do campo, os sertanejos, por sua vez, vem de uma maneira mais popular, com temas principais de amor.

Nessa época, por sua vez, nomes que fazem sucesso até hoje, se destacaram e destacam. Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, Zezé Di Camargo & Luciano, Christian & Ralf, Trio Parada Dura, Chico Rei & Paraná, João Mineiro & Marciano, Nalva Aguiar, Gian & Giovani, Rick & Renner, Gilberto & Gilmar e Roberta Miranda. 

Entretanto, ao longo dos anos, o sertanejo, assim como todos os outros ritmos, foram de adaptando. Com isso, o ritmo que começou no sertão, apenas com viola, falando da vivência do campo, foi se adaptando para histórias de amor, traição, até pegar no gosto da população em geral.

Desse modo, ao longo dos anos, o sertanejo foi se transformando. Atualmente, o que faz sucesso e está na boca do povo, é o ritmo universitário. Temos muitos representantes dessa categoria, que começaram por volta de 2009/2010 e fazem sucesso até hoje. São eles Gusttavo Lima, Luan Santana, Jorge e Mateus, João Bosto e Vinicius, Maria Cecília e Rodolfo, Zé Neto e Cristiano, e muito mais.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio