Como Elvis Presley pode nos ajudar com uma vacina contra Covid?

Publicado em 04/12/2020 23:51
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em 28 de outubro de 1956, o jovem Elvis Presley foi ao “The Ed Sullivan Show”. Um fenômeno que estourou no cenário musical no início daquele ano com seu primeiro álbum, ele tocou “Hound Dog” e fez alguns movimentos de dança habilidosos. A multidão gritou tão alto que você mal conseguia ouvi-lo cantar. Por David M. Perry da CNN.

Mas o que realmente torna aquela noite tão memorável é que antes de sua apresentação, os telespectadores assistiram Presley tomar sua vacina contra a pólio na televisão. Chegou às manchetes e, de forma crítica, também ajudou a convencer adolescentes e jovens adultos – pessoas que pensavam que não estavam em risco – de que também precisavam de uma vacina para ajudar a derrotar a doença mortal. A poliomielite foi uma doença viral que cresceu nos Estados Unidos durante a década de 1940, matando milhares de crianças e deixando dezenas de milhares paralisadas. As autoridades de saúde pública impuseram quarentena quando os surtos surgiram, os pais foram obrigados a manter seus filhos em casa, as viagens entre as cidades foram reduzidas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A National Foundation for Infantile Paralysis, agora conhecida como March of Dimes, decidiu fazer da pólio seu problema número um, enfatizando imediatamente seu perigo e sua cura. Eles conseguiram o presidente Truman a bordo e, graças ao trabalho de muitos cientistas diferentes, o mais famoso Dr. Jonas Salk, desenvolveram uma vacina. A poliomielite foi espancada, mas apenas se um número suficiente de pessoas tomasse a vacina. O problema era que, embora as crianças estivessem sendo vacinadas, os adolescentes e jovens adultos perceberam que não corriam risco de contrair a poliomielite, portanto não tomaram a vacina e, portanto, a poliomielite continuou endêmica.

VEJA TAMBÉM: Áudios de Anitta sobre Iggy Azalea, Preta Gil, Ludmilla e Simaria vazam na web

(FOTO: Reprodução)

Agora estamos à beira de uma vacina contra Covid-19, graças a esforços sem precedentes. Mas ir de hoje para um mundo pós-Covid exigirá não apenas superar complicações logísticas significativas, mas apenas persuadir um público cético e preocupado. Precisaremos não apenas de um Elvis Presley, mas de uma banda para fazer isso. Como a Dra. Sandra Quinn, presidente do Departamento de Ciências da Família da Universidade de Maryland, disse à NPR em agosto: “As normas sociais fazem a diferença, então eu sei que em minha própria pesquisa, se você acredita que todas as pessoas que você ama e que se preocupa com você acha que deveria tomar a vacina, você tem mais chance”.

Ela imaginou uma campanha “que pode incluir departamentos de saúde locais e estaduais, o CDC, líderes cívicos, líderes religiosos, celebridades, todas essas pessoas. À medida que aparecem e comecem a falar, eu tomei a vacina e aqui está porque eu fiz isso, essas coisas podem ajudar.” A liderança e o ativismo de celebridades podem ser superestimados, mas há momentos em que pessoas famosas e de confiança podem influenciar a opinião das massas de maneiras vitais para o bem público. A vacina Covid pode ser um desses casos. Todo americano precisa ver alguém que conheça e em que confie para tomar a vacina em tempo real. Os ex-presidentes Obama, Bush e Clinton disseram que vão tomar a vacina publicamente, o que é ótimo, mas vamos precisar fazer muito mais do que isso.

Não deveria ser tão difícil, mas, infelizmente, dois fatores negativos estão colidindo para criar um ceticismo perigoso sobre a vacina que está por vir. Primeiro, o pânico antivacinação é generalizado tanto à esquerda quanto à direita em geral; uma pesquisa da CNN em outubro mostrou que o número de americanos que disseram que receberiam uma vacina contra o coronavírus caiu desde maio. 

Em segundo lugar, muito do que a administração Trump disse sobre o coronavírus está errado ou é mentira. O mês passado trouxe a notícia extraordinária de que pelo menos duas das vacinas estão atuando com grande eficácia na interrupção do vírus. As primeiras doses devem chegar na semana, trazendo o alívio necessário para aqueles que estão em maior risco.

Mas para realmente vencer o vírus, vamos precisar que a grande maioria das pessoas tome a vacina. Do contrário, acabaremos em uma situação em que as pessoas vacinadas terão imunidade, mas a doença continuará endêmica na população. Isso é melhor do que uma epidemia, mas mesmo uma vacina 95% eficaz não é 100%, e algumas pessoas não poderão ser vacinadas devido a deficiências do sistema imunológico ou outros fatores complicadores.

Uma dessas complicações decorre do mau uso do conceito de imunidade  de rebanho, que ocorre quando uma porcentagem grande o suficiente da população está imune, tornando improvável a disseminação de pessoa para pessoa. O altamente polêmico conselheiro do Trump, Scott Atlas, um radiologista conservador da Universidade de Stanford, falou na Fox News para assumir a resposta de Trump à doença (isso depois que Jared Kushner fracassou em liderar a resposta de April e Mike Pence assumiu e declarou que não haveria uma segunda onda em junho). Os argumentos de Atlas se resumiram ao que teria sido uma estratégia horrível, sacrificar tantas vidas, mesmo se pudesse ter funcionado.

Mas, a abordagem da imunidade coletiva falhou na Suécia. Atualmente está falhando na América, onde quinta-feira (03), viu um novo limiar escuro de um número diário de mortes. Isso porque a imunidade coletiva não é uma estratégia viável sem uma vacina. Na verdade, de acordo com o professor de política de saúde de Yale, Howard Forman, a imunidade coletiva nunca aconteceu por conta própria (sem uma vacina) com qualquer doença na história humana. Nunca. Enquanto isso, o porta-voz de Trump declarou as novas vacinas como “Vacina Trump“, uma marca que simplesmente não atrairá pessoas céticas. E, infelizmente, as teorias da conspiração antivacinação correm soltas entre uma franja infelizmente bipartidária em nossa sociedade de outra forma dividida.

O que deve ser feito?

Além dos ex-presidentes que deram um passo à frente, podemos pensar em Elvis Presley. Depois de sua aparição em Ed Sullivan, as taxas de vacinação aumentaram rapidamente, com a celebridade de Elvis fornecendo pelo menos uma ferramenta para popularizar a mensagem-chave de saúde pública. Além do mais, já vimos o poder das celebridades em mudar as atitudes em torno da Covid-19 para melhor. Todos os terríveis avisos vindos de cientistas não tiveram o impacto de Tom Hanks e sua esposa Rita Wilson, anunciando que haviam contraído o vírus em uma fatídica quarta-feira de março. A NBA cancelou todos os seus jogos naquela mesma noite. De repente, muito mais pessoas estavam levando isso a sério. Atores como Richard Schiff continuaram a usar suas plataformas para divulgar informações sobre suas experiências com a doença.

Vamos precisar de uma grande campanha de infraestrutura e logística para levar as vacinas aonde elas precisam, mas as pessoas terão que querer tomá-las. É aí que é hora de atrair as celebridades. 

Obama, Bush e Clinton podem liderar o caminho , mas isso é insuficiente. Precisamos pelo menos tentar trazer Trump a bordo também, porque dezenas de milhões de americanos o consideram como seu exemplo mais confiável. Talvez seja um sinal promissor que na quinta-feira, Ivanka Trump tweetou a notícia das declarações dos ex-presidentes, acrescentando: “Aplaudo esses pronunciamentos para ajudar a garantir ao público que a vacina é segura e eficaz. Minha oferta é para fazer o mesmo.

Na verdade, todo político deveria estar disposto a colocar a vacina diante das câmeras para convencer sua base estreita. A administração Biden, os Centros para Controle e Prevenção de Doenças, autoridades regionais de saúde confiáveis e os governadores devem todos alcançar as estrelas do país música e pop, basquete e NASCAR, e coloque-os a bordo. Beyoncé e Jay-Z, Taylor Swift, os meninos do BTS, LeBron James, Tom Brady, quem pudermos.

Não estamos mais no ambiente concentrado de mídia do programa Sullivan dos anos 1950, onde uma única estrela em uma única estação pode moldar as notícias do país, mas a diversidade de plataformas e públicos pode ser um ponto forte se todos encontrarem um rosto conhecido e confiável dentro de seu nicho de mídia tomando a vacina. Suponho que teremos que encontrar algumas estrelas do YouTube e do TikTok para a vacinação da transmissão ao vivo. Seja vacinado. Proteja-se da Covid. Salve o mundo. O que mais uma celebridade pode querer?

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio