Como Michael Jackson conseguiu ter o disco mais vendido da história?

Publicado em 04/06/2020 14:19
Por
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O álbum “Thriller” de Michael Jackson é sem dúvida um clássico da música pop, e fora isso, é o disco mais vendido em todos os tempos no planeta. Pelo menos 50 milhões de pessoas compraram o álbum em um número que pode chegar a 100 milhões de cópias.

O fato curioso, é que a música não estourou logo de cara. A “culpa” disso talvez tenha sido a escolha do primeiro compacto do álbum. O primeiro single a ser lançado do álbum não foi de “Billie Jean” ou “Beat It’’, mas o de “The Girl Is Mine’’ , um dueto de MJ com Paul McCartney. Mas não fooi um fiasco total, ela chegou ao segundo lugar da parada americana, mas a expectativas para o disco eram tão grandes que houve até quem cogitasse, imaginem só, que “Thriller” seria um fracasso.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O caminho foi então progredindo com o single “Billie Jean” lançada em compacto no comecinho de 1983, e pegou o mundo de assalto. Boa parte dessa “culpa” se deve ao clipe da música, um dos raros vídeos que realmente podem ser chamados de revolucionários. Isso forçou a MTV a quebrar sua política de não exibir artistas negros em sua programação. A canção do astro chegou mais rápido ao topo da parada desde “Abc”, lançada em 1970, quanto ele ainda fazia parte do Jackson 5.

VEJA TAMBÉM: Freddie Mercury debochou de Michael Jackson por detalhe íntimo sobre “cama” do cantor

Em um ano de “Thriller”, o disco fo o maior vendido em todos os tempos. Todos os outros álbuns que chegaram a esse posto precisaram de muito mais tempo para conquistar o feito. Michael Jackson se tornou o maior ídolo do planeta e por pelo menos dois anos foi impossível não ver os seus clipes ou ouvir suas músicas no rádio. “Thriller” é antes de tudo uma obra-prima da música pop daquelas que mudaram a maneira de se pensar a maneira de se produzir e vender um disco.

A produção, a cargo de Quincy Jones era moderníssima — tanto que ela segue atual — e houve também a sacada de criar um disco paradoxalmente eclético e homogêneo. O conjunto de funk, pop, balada, rock foi o suficiente para agradar os mais diversos públicos, e com isso o sucesso é duradouro.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio