BTS
O septeto sul-coreano BTS (FOTO: Reprodução)

Até agora, há pouca chance de você não ter ouvido ou visto o nome ‘BTS’, os indiscutíveis reis do K-pop. E se o rumo do mundo não tivesse sido alterado pela atual pandemia, o grupo sul-coreano BTS estariam atualmente em sua turnê mundial divulgando seu quarto álbum, Map of the Soul: 7.

Nos dias 18 e 19 de abril (as datas que eles deveriam tocar no Estádio Olímpico de Seul), sua gravadora Big Hit Entertainment foi ao ar em uma transmissão ao vivo gratuita de dois dias com imagens de arquivo e concertos de turnês anteriores. Mais de dois milhões de fãs assistiram simultaneamente, com o total de 50 milhões de visualizações.

Neste fim de semana, em 14 de junho, às 10h (horário de Brasília), o BTS fará um show on-line de 90 minutos para divulgar o pré-lançamento da – Bang Bang Con: The Live e eles esperam bater todos os recordes. Seu engajamento social é sempre insuperável; no início deste ano, Jungkook quebrou seu próprio recorde ao acumular mais de dois milhões de curtidas em cinco tweets diferentes, quebrando o recorde anterior estabelecido por Barack Obama. Ele também é o artista de k-pop mais procurado no Google e no YouTube, enquanto em 2019, o BTS era a boy band mais pesquisada no mundo.

À medida que crescem e se tornam superstars que vendem milhões e lotam estádios, nunca houve uma resposta sobre como e por que um grupo pop que não fala inglês conseguiu entrar nos escalões mais altos da indústria musical ocidental. Vários fatores foram entrelaçados para formar uma receita irresistível e, mais importante, inexplicável, que possibilitou ao BTS alcançar quatro hits número um nos EUA em menos de dois anos e vender mais de 20 milhões de álbuns.

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Desde criticar sistemas sociopolíticos em faixas como No More Dream (nas quais “se rebelam contra essa sociedade infernal, dê um perdão especial ao seu sonho“), a expressar seu medo de não poder mais se apresentar no Black Swan, sua profundidade de pensamento, exploração criativa constante e sinceridade lírica são uma fonte de inspiração e conforto para seus milhões de fãs.

O BTS não tem um só gênero, ele passa de baladas épicas (Spring Day) e hinos emo (Fake Love) para explosões que agitam a multidão (Fire) e pop turbo como Boy With Luv (com Halsey) e DNA. Este último é um marco importante para o BTS, foi seu primeiro vídeo a atingir um bilhão de visualizações no YouTube, sua primeira entrada nas paradas de singles dos EUA e Reino Unido, seu segundo single de ouro nos EUA e marca sua estreia na TV nos EUA com uma performance muito elogiada. o American Music Awards.

Conhecido como ‘o maknae dourado’ (o membro mais jovem que é bom em tudo o que faz), Jeon Jung-kook foi o ídolo mais pesquisado no Google em 2019 e, com sua parceria de Never Not com Lauv, estabeleceu um recorde mundial para o tweet mais comentado e vídeo mais rápido do Twitter a alcançar um milhão de visualizações (levou apenas 10 minutos!).

Jungkook é um dos membros menos ativos nas redes sociais, tornando suas aparições algo como um evento, mas seus colegas de banda não estão muito atrás, regularmente acumulando impressionantes dois milhões de curtidas por post.

Em face de uma indústria ocidental que não abre grande espaço para uma boy band em língua estrangeira, o crescimento global do BTS nunca foi por meios tradicionais, como o rádio. Em vez disso, suas estratégias de conteúdo e mídia social foram através de plataformas de vídeo, incluindo YouTube e V Live, se tornaram seu trampolim, ajudado exponencialmente por centenas de fãs que traduziam incansavelmente letras, postagens sociais e grande parte do conteúdo de vídeo do grupo, permitindo que pessoas que não falam coreano possam se conectar totalmente com os membros.

Desde 2017, a televisão dos EUA tornou-se um aliado poderoso, empurrando-os para o público em geral. Seja notícias da manhã ou programas de entrevistas noturnos, a camaradagem do BTS transforma até a entrevista mais tranquila em um caos divertido e sedutor. Apesar de ter apenas um membro fluente em inglês, o BTS é adepto de atrair espectadores, suavizando barreiras culturais e de idioma com um charme instintivo e humor próprio, confortavelmente conquistando um lugar em milhões de lares ocidentais onde artistas asiáticos anteriormente raramente eram vistos.

James Corden, do Late Late Show, foi o primeiro apresentador a dar destaque à banda. “Estou constantemente impressionado com a ética de trabalho“, diz Corden. “Eles sempre são muito respeitosos, não apenas pelo ambiente em que trabalham naquele momento, mas também, e o mais importante, um pelo outro. Observá-los crescer desde a primeira aparição em nosso programa até onde estão agora tem sido de cair o queixo. Como grupo, eles permanecem tão dignos, tão cheios de alegria que escorrem para todos ao seu redor. Particularmente seus fãs, que são a coleção mais incrível de jovens. É claro que eles só querem fazer algo de bom, serem boas pessoas, manter tudo nessa bolha de positividade. E essa é a experiência mais rara nos dias de hoje.

Muito se falou sobre o amor das estrelas pop masculinas da Coréia do Sul por trajes extravagantes e maquiagem elaborada. Os rapazes do BTS, em particular, são vistos como figuras importantes na mudança positiva das atitudes ocidentais em relação aos homens asiáticos como símbolos sexuais e afastando a masculinidade das normas tóxicas.

No entanto, como muitos artistas do sexo masculino, o BTS teve que chegar a esse ponto através da aprendizagem e o fez primeiro reconhecendo o sexismo e a objetificação em algumas de suas primeiras letras e vídeos. Seu crescimento ao longo dos anos pode ser visto em suas letras, que agora se concentram mais na auto-realização e em experiências compartilhadas, na adoção de poderosas colaboradoras (Halsey, Sia, Nicki Minaj e nas pop pop sul-coreanas IU e Suran), sua abertura ao lidar com questões emocionais, tanto pessoais quanto dentro do grupo, e usar rosa, pastéis, lantejoulas, babados, saias, bolsas, gargantilhas ou espartilhos sem reservas.

Essa apreciação pelo poder das roupas e sua influência incomparável os levou ao mundo da moda. Então, quando eles decidem usar um item em particular, não apenas vendem rapidamente globalmente, mas também são manchetes por fazer isso.

Uma parceria rara foi com a Dior, que criou as roupas de palco para a turnê Love Yourself: Speak Yourself do ano passado. O diretor criativo da Dior, Kim Jones, disse na época: “Eu amo o BTS porque eles são realmente ótimos e também estão super na moda. Todos eles têm seu gosto e estilo pessoais e funcionam tão bem juntos. Todo mundo que eu conheço é meio louco por eles!

BTS charismatic in Dior's designs on Rose Bowl stage
(FOTO: Reprodução)

Havia muitos que não levavam o BTS a sério como novos ícones culturais, mas isso mudou em 2018, quando o grupo foi convidado a falar na ONU, onde a mensagem de amor próprio do BTS foi ouvida em voz alta e clara em um discurso eloqüente e emocionante para Campanha Unicef ​​Generation Unlimited. “Como a maioria das pessoas, cometi muitos erros na minha vida“, disse RM. “Tenho muitas falhas e tenho muitos medos, mas vou me abraçar o máximo que puder e estou começando a me amar, pouco a pouco. Qual é o seu nome? Fale você mesmo!

Não foi a primeira vez que eles usaram sua enorme plataforma para aumentar a conscientização. Durante anos, os membros doaram individualmente para várias causas, incluindo bem-estar animal, fundos de bolsas de estudo, instituições de caridade contra o câncer e campanhas de alimentos. A parceria com a Unicef ​​foi criada, diz Gmin Seo, da equipe de parceria e filantropia da Unicef ​​Korea, “a partir de uma ambição compartilhada por um mundo em que crianças e jovens estão livres de violência e bullying. [O BTS] aumentou a conscientização sobre a campanha #ENDviolence da Unicef ​​[…] em todo o mundo. Tanto pessoalmente quanto por meio de seus canais de música e mídia social, o [BTS] ajudou os jovens a se abrir sobre suas próprias experiências de violência, bullying, amor e bondade incentivados.

O trabalho deles é global. Recentemente, o grupo contribuiu com US $ 1 milhão para o movimento Black Lives Matter, que foi imediatamente correspondido pelo exército de fãs, que se disciplinaram para arrecadar fundos e se uniram à campanha #MatchAMillion criada pela One in a Army, levantando nada menos que US $ 1.026.531 em 24 horas.

O BTS também falou com aqueles que se formaram isolados ou presos na quarentena como parte da Dear Class of 2020, ao lado de Barack Obama, Beyoncé e Lady Gaga. “Se algum de vocês se sentir perdido diante da dúvida ou incerteza, ou a pressão de começar de novo, não se apresse”, disse Jin, suas palavras pungentes em meio às atuais mudanças sociais do mundo. “Permita-se ter calma. Dê um passo de cada vez.

Um fator importante no sucesso do BTS é sua capacidade de se relacionar com os fãs e transmitir transparência emocional, fatores que permaneceram firmes mesmo enquanto eles passaram a orbitar as maiores estrelas da música mundial.

Além disso, tudo foi milimetricamente capturado desde o início, através de vlogs em seu pequeno espaço de estúdio nos primeiros anos, programas de variedades alegres como o Run BTS! E clipes de bastidores, conhecidos como Bangtan Bombs. Uma versão mais polida do último se tornou um documentário do YouTube de 2018, Burn the Stage, seguidas por uma adaptação do filme que acabou quebrando o recorde de bilheteria nos EUA, anteriormente realizado pela One Direction.