Como os Beatles foram inspirados pelos clássicos da Disney

Publicado em 23/01/2021 21:05
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os Beatles são frequentemente citados como a maior banda de todos os tempos. Como tal, os membros do grupo se inspiraram em outros artistas, desde o romancista vitoriano Lewis Carroll ao jogador congo nigeriano Jimmy Scott. Entre as muitas influências da banda estão os filmes de Walt Disney. 

Snow White and the Seven Dwarfs’, de Walt Disney, deu ao mundo muitas canções icônicas, incluindo “Heigh-Ho” e “Sunday My Prince Will Come”. Foi uma das canções menos conhecidas da trilha sonora, no entanto, que inspirou um sucesso dos Beatles. O álbum de estreia dos meninos, Please Please Me, inclui uma balada suave chamada “Do You Want to Know a Secret?” que foi inspirado na primeira música de Branca de Neve e os Sete Anões: “I’m Wishing”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

(FOTO: Reprodução)

Quando John Lennon era criança, sua mãe apresentou a música a ele. A letra de abertura de “I’m Wishing” (“Quer saber um segredo? / Promete não contar? / Estamos ao lado de um poço dos desejos”) inspiraria Lennon a escrever “Do You Want To Know a Secret?” As duas canções apresentam uma vibração sonhadora semelhante.

VEJA MAIS: Empresário se arrepende de festa na casa de Elba Ramalho: “Pedi desculpas”

A influência que a Disney teve nos Fab Four não foi simplesmente estética. Desde o início, adoráveis ​​animais antropomórficos têm sido uma parte importante da marca Disney. Por causa disso, muitas crianças que crescem assistindo a filmes da Disney aprendem a ter empatia pelos animais e sua condição. 

De acordo com a BBC News, Paul cita especificamente o filme de 1942 da Disney, aclamado pela crítica, Bambi, como uma grande influência em suas atitudes em relação aos animais. O filme conta com várias cenas em que o personagem-título e sua família tentam sobreviver sendo perseguidos por caçadores.

(FOTO: Reprodução)

A cena mais famosa do filme mostra a pobre mãe de Bambi sendo baleada por um caçador enquanto seu filho corria para salvar sua vida. Discutindo a influência de Bambi sobre ele, Paul disse: “Acho que isso me fez crescer pensando que caçar não é legal. Você lê muitas dessas ótimas histórias – Dumbo, sua mãe é muito maltratada. Muitas dessas histórias clássicas, por meio de seus esforços, as crianças – como eu já fui – cresceram sentindo que ser cruel com os animais é uma má ideia.” Paul diz que o filme o estimulou a se tornar um ativista pelos direitos dos animais; o ex-Beatle, desde então, trabalhou extensivamente com a PETA.

Walt Disney ainda estava fazendo filmes durante a primeira etapa da carreira dos Beatles e quase cruzou com os Fab Four. A versão original de The Jungle Book inclui um trio de abutres cantores com mop-tops e sotaque britânico que obviamente são baseados nos Beatles. Walt Disney inicialmente queria que os músicos interpretassem esses abutres no filme, mas isso nunca aconteceu.

Apesar desses conflitos de agendamento, a banda continuaria a homenagear a Disney em seu trabalho; em 1967, mesmo ano em que The Jungle Book foi lançado, a banda incluiu uma pequena estátua de Branca de Neve na capa de seu clássico álbum Sgt. Lonely Hearts Club Band do Pepper.

(FOTO: Reprodução)
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio