Confira!

Como surgiu o sertanejo universitário?

Saiba a história de um dos ritmos que mais faz sucesso no Brasil

Publicado em 25/10/2021 13:41
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O surgimento do sertanejo universitário está diretamente ligado à mudança no cenário econômico no Brasil dos anos 1990. A nova realidade permitiu que estudantes pudessem sair do interior e ingressar nas universidades da capital.

É claro que, mesmo longe de casa, os estudantes não se desprenderam de suas raízes. Ou seja, por mais que estivessem em ambientes dominados por outros estilos, como pop ou rock, eles não abandonaram sua cultura ou o gênero que ouviam desde criança: o sertanejo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Agora, no entanto, as músicas refletiam a realidade desses universitários – marcada pelo clima de balada e de curtição. Com isso, o gosto pelo sertanejo acabou se espalhando também entre moradores da cidade grande.

Quando surgiu o sertanejo universitário?

Assim, o movimento do sertanejo universitário teve início no final da década de 1990 e ganhou forma nos anos 2000. Naquela época, estudantes começaram a formar duplas e a cantar em bares para suas turmas da universidade.

A dupla conhecida como pioneira no gênero é João Bosco & Vinícius, que se mudaram da cidade de Coxim (MS)  para a capital sul-mato-grossense, Campo Grande, para estudar. João Bosco ingressou no curso de Odontologia e Vinícius foi estudar Fisioterapia. 

(Foto: Reprodução/Instagram @joaoboscoevinicius)

Eles tocavam em botecos e foram conquistando cada vez mais espaço, principalmente entre o público universitário. O primeiro CD foi gravado de forma independente em 2001 e a dupla logo passou a se apresentar por todo o estado.

“No começo a gente tocava em vários botecos de Mato Grosso do Sul. E quando ganhávamos as cortesias dos botecos, ao invés de dar pro pessoal da zootecnia, da agronomia, da veterinária, que são cursos mais ligados ao campo, e conseqüentemente mais ligados ao sertanejo, a gente pegava essas cortesias e entregava para o pessoal do odonto, da medicina, da fisioterapia, e o pessoal de outros cursos. Essas pessoas que gostavam da música sertaneja, mas não tinham coragem de assumir.”, explicou João Bosco em conversa com o ‘Abril.com’.

Outros expoentes

Na mesma época, um fenômeno semelhante acontecia com a dupla César Menotti & Fabiano em Belo Horizonte, Minas Gerais. Diferentemente de João Bosco & Vinícius, eles não eram estudantes, mas impulsionaram a carreira ao tocar em barzinhos frequentados por universitários.

A dupla também apresentava um estilo de música leve, que falavam sobre temas mais urbanos e modernos. Com isso, César Menotti & Fabiano conseguiram conquistar cada vez mais os estudantes e rapidamente se consagraram como um dos precursores do sertanejo universitário.

Caminhando ao lado dessas duplas, podemos citar nomes como Jorge & Mateus, Victor & Leo e Fernando & Sorocaba, que ganharam destaque em diferentes cidades do Brasil. Desta forma, cada vez mais artistas começaram a apostar no gênero e surgiram fenômenos como Luan Santana, Gusttavo Lima e Marília Mendonça.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio