O ex-ajudante de pedreiro que misturou funk e música clássica e conseguiu sucesso mundial

Publicado em 25/06/2020 19:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Leandro Aparecido Ferreira, mais conhecido como MC Fioti, está prestes a alcançar um número surpreendente no Youtube, que já é recorde no Brasil.

O videoclipe “Bum Bum Tam Tam”, um funk inspirado numa partitura para flauta em lá menor assinada por Johann Sebastian Bach e gravado em São Paulo, está chegando na casinha do 1,5 bilhão de visualizações. (Exatos: 1.480.250.559 visualizações, até o fechamento dessa matéria).

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A história desse hit mundial é mega interessante. Se iniciou no dia 14 de fevereiro de 2017, quando, no final do dia, Fioti, ex-ajudante de pedreiro, começou a produzir aquilo que o tornaria famoso em todo Brasil.

VEJA TAMBÉM: Banda de rock pede parceria com Marília Mendonça: “Sofrência metal”

“Eu comecei a pesquisar alguns tipos de flauta. Comecei a pesquisar algumas coisas antigas. E nisso eu achei a flautinha do Sebastian Bach. Eu baixei e fiz um primeiro sample. Mixei a flauta. Não tinha voz e nem nada.”, disse o artista em uma entrevista ao G1.

Conheça a verdadeira origem da flauta usada por MC Fioti em sua música:

O funkeiro se surpreendeu com as pesquisas feitas, e começou a andar pela casa, com a flauta de Bach tocando sempre ao fundo, imaginando no que acrescentaria a instrumental. Após isso, surgiram a melodia e, depois, a letra, que foi gravada com o seu aparelho celular, sem o suporte de um microfone profissional de estúdio. Fioti ainda relata que os ruídos de sua sala estão na versão original da música. Ele até teve a chance de gravar novamente, agora em um estúdio com equipamentos profissionais, mas rebateu que a música “perderia sua essência”.

https://www.youtube.com/watch?v=56rrqLHktIM&feature=youtu.be

Gravado logo depois, o clipe levou pouco mais de um ano para chegar a um bilhão de visualizações no YouTube. O recorde nacional, até então, pertencia a Michel Teló, que levou cinco anos para alcançar 800 milhões.

Países como: França, Colômbia, Argentina, Turquia, México e Índia, foram os locais que mais visualizaram o clipe fora do Brasil. Relembre esse hit:

O sucesso foi tanto, que saiu um remix trilíngue, em parceria com o colombiano J Balvin, o rapper dos EUA Future, a britânica Stefflon Don e o espanhol Juan Magán. Confira:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio