Como Whitney Houston continua faturando milhões oito anos depois de sua morte?

Publicado em 30/06/2020 13:34
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Whitney Houston foi uma das artistas mais vendidas de todos os tempos, vendendo mais de 200 milhões de discos em todo o mundo e emplacando múltiplos singles nº 1 no Hot 100 da Billboard. Mas apesar do seu sucesso na indústria da música, que mais tarde se estendeu para o mundo do cinema (em 1992 com The Bodyguard e em 1995 com Waiting to Exhale) a vida de Whitney acabou sendo impactada de muitas maneiras.

Após uma série de más decisões financeiras, um casamento conturbado com o bad boy Bobby Brown, e manchetes intermináveis sobre o seu suposto vício em drogas, Houston começava rapidamente a perder a sua fortuna mais depressa do que ela a tinha ganho. Na altura da sua morte, em fevereiro de 2012, quando ela foi encontrada sem vida numa banheira no Hotel Beverly Hilton, apesar do seu estatuto icônico em Hollywood, a vencedora do Grammy tinha partido com muitas dívidas.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ainda assim, quando se tem uma discografia incrível como Whitney, confie e acredite que o poder – apenas a partir do seu nome – será capaz de levantar muitos dólares em vendas de músicas de outros projetos póstumos lançados em homenagem à sua lendária imagem.

Turnê póstuma e discografia

Em fevereiro, uma aguardada turnê holográfica, intitulada A Night With Whitney, tinha começado na Europa, e esperava-se que o concerto de 25 datas lucrasse milhões antes que a produção fosse interrompida devido à pandemia da COVID-19. Mas quanto é que Whitney foi capaz de movimentar financeiramente desde a sua morte e de onde viria o dinheiro?

VEJA TAMBÉM: Como Whitney Houston continua quebrando barreiras 8 anos após sua trágica morte?

Quando Whitney Houston morreu em fevereiro de 2012, a cantora estava em sérias dívidas que praticamente deixaram a sua filha Bobbi Kristina com pouco ou nada dos bens da sua mãe.

Mas, como já vimos com estrelas como Michael Jackson quando um artista do calibre de Whitney morre, as suas vendas de música normalmente experimentam um aumento exponencial – e foi exatamente isso que aconteceu com a discografia de Houston. Muitas das canções de Houston, incluindo o seu sucesso de 2009, I Look To You, tinham entrado novamente no Top 10 do iTunes após a notícia da sua morte ter surgido.

I Will Always Love You, Queen of the Night, and Run To You, subiram ao topo das paradas em vários países, com as vendas do álbum a disparar à medida que o mundo se lembrava da série de hits clássicos de Whitney.

Mãe e filha encontradas na banheira

Em apenas três anos, os bens de Whitney tinham movimentado espantosos $20 milhões, e dado que a filha Bobbi Kristina era a única pessoa listada no testamento de Houston, ela acabaria por receber a soma total dos lucros aos poucos.

Quando Bobbi fez 21 anos, recebeu 10% do dinheiro da sua herança enquanto outra prestação estava agendada para ser entregue quando ela fizesse 25 anos, mas não ficou claro quanto ela receberia. Ainda assim, 10% de 20 milhões de dólares fez com que Bobbi embolsasse frescos 2 milhões de dólares.

Poucas semanas após a morte de Whitney, Bobbi participou duma entrevista exclusiva com Oprah Winfrey onde ela disse: “[A minha mãe] Ela está sempre comigo. O seu espírito é forte, é um espírito forte. Sinto-a passar por mim o tempo todo. Num momento posso estar feliz e a rir, mas depois ela vem sobre mim. É a minha mãe”.

Os fãs estavam preocupados com o fato de Bobbi ter colocado as mãos em tanto dinheiro, porque ela tinha lutado para lidar com a morte da sua mãe e estava alegadamente abusando de drogas como um mecanismo de sobrevivência, o que acabaria por levá-la à sua morte prematura em Julho de 2015 também numa banheira da mesma forma que a mãe.

Como é que o patrimônio da Whitney continua a ganhar tanto dinheiro?

Para além do aumento das vendas de música, a propriedade de Whitney Houston continua a ganhar muito dinheiro com seus negócios antigos no cinema, uma próxima turnê holográfica, e um novo álbum de canções inéditas que a cantora nunca chegou a compartilhar com os seus fãs.

Em 2019, o espetáculo An Evening with Whitney: The Whitney Houston Hologram Tour foi anunciado para começar em fevereiro de 2020. O concerto incluiu 25 espetáculos em toda a Europa e América do Norte, mas foi mais tarde adiado no meio da pandemia da COVID-19.

Enquanto novas datas ainda estão a ser trabalhadas, vale dizer que o espólio de Whitney Houston deverá ganhar milhões com o evento, que se esperava inicialmente estar concluído em outubro de 2020.

Numa declaração oficial, a presidente da instituição, Pat Houston, revelou: “Whitney não está connosco, mas a sua música viverá conosco para sempre. Sabemos que tomamos a decisão certa em parceria com a BASE, porque eles compreendem como é importante produzir um holograma fenomenal”.

Em 2017, a vida de Houston foi retratada num documentário, intitulado Whitney: Can I Be Me. O filme, realizado por Nick Broomfield, abordou a ascensão da cantora à fama, seu suposto caso lésbico, as suas lutas na fama, e a sua morte prematura. Acredita-se que o documento teria gerado outra generosa quantia em ganhos para os bens de Whitney.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio