Da falência ao império milionário: o que aconteceu com a fortuna de David Bowie?

Publicado em 07/06/2020 14:21
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Falecido no começo de 2016 por causa de um câncer no fígado, David Bowie deixou um grandioso legado na música como um dos expoentes do glam rock e também do pop dos anos 70 e 80. A estrela britânica também acabou deixando uma grande fortuna para trás após sua morte.

Num testamento assinado em 2004 por Bowie, o músico deixou explicado que todo o seu dinheiro deveria ser dividido entre cinco pessoas após sua morte: sua esposa (a atriz e modelo Iman), seus filhos, uma assistente pessoal e uma ex-babá de sua família.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

David Bowie ao lado da esposa, Iman / Crédito: Wikimedia Commons

Duncan Jones, filho do músico, que atua como diretor de cinema, tinha 45 anos quando o pai faleceu. O filho de Bowie acabou ficando com 25 milhões de dólares, mesma quantia deixada para sua irmã, Lexi Zahra, que tinha 15 na época. A ex-babá da família, Marion Skene, que cuidou de Duncan durante a infância, ficou com um milhão de dólares.

Já a assistente de Bowie que constou na herança se chama Corinne Coco Schwa, e foi nomeada como tutora da filha mais nova do artista no caso do pai acabar falecendo. A ex-funcionária ficou com dois milhões de dólares.

Falência

Bowie sempre teve uma carreira meteórica, principalmente após o lançamento de seu antológico personagem andrógino Ziggy Stardust, mas nem tudo o que ele alcançou foi capaz de lhe impedir de chegar à falência na década de 70.

VEJA TAMBÉM: Valesca Popozuda sensualiza com lingerie transparente e provoca: “Ousado”

Os problemas financeiros ocorreram especialmente por causa de inúmeras trocas de empresários que ele fez durante a carreira, o que acabou trazendo problemas nos direitos autorais em relação as suas músicas e álbuns. A sua reorganização financeira só acabou sendo possível quando, em 1997, Bowie readquiriu o direito de algumas de suas canções de um antigo empresário.

Laços de Bowie

Após recuperar alguns dos hits, o britânico criou um projeto chamado The Bowie Bonds (Os Laços de Bowie, em tradução livre). A inovadora ideia permitia que investidores comprassem os direitos de suas músicas pelo período de 10 anos.

Com o projeto, surgiu o interesse de uma empresa de investimentos chamada Prudential que desembolsou a enorme quantia de 210 milhões de reais pelos direitos dos primeiros 25 álbuns do cantor. Com o negócio multimilionário, em 2007 todos os direitos de Bowie voltaram ao seu controle, e agora expressamente mais valorizados.

O músico faleceu após supostamente cometer um suicídio assistido em 2016. As letras do último disco do cantor e inclusive, seus clipes — especialmente o vídeo de “Lazarus” — deram pistas de que o lendário músico morto em 2016, teria planejado todos os seus passos póstumos na carreira, com o último álbum sendo uma verdadeira carta de despedida.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio