D’Alma: banda de pop rock portuguesa com um lado brasileiro

Publicado em 11/09/2020 16:12
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Conhecida em Portugal por fazer parte das trilhas sonoras de novelas e por cantar os versos dos grandes poetas da lusofonia, os D’Alma contam com integrantes brasileiros e portugueses.

A banda de pop rock D’Alma traz consigo uma proposta musical diferenciada, que ao longo dos anos tem chamado atenção no âmbito da música portuguesa. 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A banda apresenta uma sonoridade longe dos estereótipos quando se pensa em músicas vindas de Portugal, e traz influências não apenas dos grandes poetas da lusofonia, que tem seus versos transformados nas mais belas canções interpretadas pelos D’Alma, mas também influências melódicas e harmônicas diversas, passeando desde Beatles a Rita Lee.

Com integrantes de diversos backgrounds, vindos desde a música erudita até o hard rock, os D’Alma conseguem ser ecléticos e atemporais. Além disso, a banda traz consigo um pouco do Brasil, já que alguns dos seus integrantes são brasileiros.

A banda de pop rock portuguesa D’Alma (FOTO: Reprodução)

Poesia em forma de música

A lista de poetas que tiveram textos transformados em canções pela banda D’Alma é extensa: Florbela Espanca, Fernando Pessoa , Sebastião da Gama, Mário de Sá Carneiro,  Miguel Torga , Luis Vaz de Camões, Sofia de Mello Breyner, António Aleixo , Joaquim Pessoa, Antero de Quental, Pedro Chagas Freitas, Raul Minh’alma, Agustina Bessa Luís e até mesmo José Saramago Prêmio Nobel da Literatura.

Segundo os integrantes da banda, o objetivo principal é unir culturas diferentes através da música e da arte poética. 

Além dos poetas portugueses, a banda traz em suas melodias versos de grandes escritores do Brasil, como Machado de Assis e Olavo Bilac, de Moçambique Mia Couto, de e de Angola Isabel Ferreira. 

VEJA TAMBÉM: Após Luísa Sonza assumir novo namoro, Whindersson Nunes debocha

Processo criativo

Da escrita de cada poema, transformada em canção pelo compositor e vocalista da banda, Joaquim C. Silva, surge uma musicalidade própria, através de um grande processo criativo colaborativo de todos os integrantes. Segundo Joaquim, sua interpretação e composição trazem consigo a sua própria alma: “Cada tema representa a individualidade e unicidade existente em cada um de nós. A magia das palavras com a música”.

Os D’Alma na Televisão

O tema original “Todas as Cartas de Amor são Ridículas ”, com base no poema de Álvaro de Campos, que é um heterônimo de Fernando Pessoa, fez parte da trilha sonora da telenovela Belmonte, da TVI.

A banda continua a fazer diversas participações e apresentações ao vivo nas principais estações de televisão de Portugal, como RTP, SIC e TVI. 

Os D’Alma pelo mundo

No dia 26 de Setembro de 2016 em parceria com o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua na Divisão de Acção Cultural Externa, foi divulgado através da sua rede um projecto dos D’Alma a nível Mundial nas embaixadas Portuguesas, a transmitir essa sensibilidade para o mundo.  

O álbum ‘Caminho D’Alma‘ tem a participação especial do compositor brasileiro Michael Sullivan, que é o autor da música do tema “O Amor é Lindo”, cantado em dueto com Joaquim C. Silva, que compôs a letra. Sullivan é um dos grandes nomes da música brasileira e já trabalhou com grandes artistas como Tim Maia, Roupa Nova, José Augusto e Xuxa Meneghel.

Shows no Brasil

Um dos sonhos da banda para 2021 é ter a oportunidade de fazer shows no Brasil: “gostaríamos muito de ter a oportunidade de realizarmos concertos no Brasil. Temos ligações com esse país, amamos o Brasil, e o fato de termos músicos brasileiros nos torna ainda mais próximos do Brasil, desta gente acolhedora e que partilha laços históricos, culturais e de sangue conosco cá em Portugal”.

Recentemente a banda lançou seu novo álbum, Refúgio das Palavras, que além de estar disponível nas plataformas digitais, tem sido amplamente difundido nas rádios e na TV portuguesa.

Integrantes

Joaquim C. Silva – Vocalista e compositor

Roger Paz – Guitarra elétrica

Ranieri – Bateria

Robson W. – Baixo

Hebert Neri – Teclados

Marcus Costa – Teclados e produção musical

Felipe Zurc – Teclados

Marta da Costa – Cordas

D’Alma na Internet

Facebook: https://www.facebook.com/dalmamusic/

Instagram: https://www.instagram.com/dalma.info.music/

YouTube: https://www.youtube.com/user/dalmachannel2013

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio