A banda de pop rock portuguesa D'Alma (FOTO: Reprodução)

Conhecida em Portugal por fazer parte das trilhas sonoras de novelas e por cantar os versos dos grandes poetas da lusofonia, os D’Alma contam com integrantes brasileiros e portugueses.

A banda de pop rock D’Alma traz consigo uma proposta musical diferenciada, que ao longo dos anos tem chamado atenção no âmbito da música portuguesa. 

A banda apresenta uma sonoridade longe dos estereótipos quando se pensa em músicas vindas de Portugal, e traz influências não apenas dos grandes poetas da lusofonia, que tem seus versos transformados nas mais belas canções interpretadas pelos D’Alma, mas também influências melódicas e harmônicas diversas, passeando desde Beatles a Rita Lee.

Com integrantes de diversos backgrounds, vindos desde a música erudita até o hard rock, os D’Alma conseguem ser ecléticos e atemporais. Além disso, a banda traz consigo um pouco do Brasil, já que alguns dos seus integrantes são brasileiros.

A banda de pop rock portuguesa D’Alma (FOTO: Reprodução)

Poesia em forma de música

A lista de poetas que tiveram textos transformados em canções pela banda D’Alma é extensa: Florbela Espanca, Fernando Pessoa , Sebastião da Gama, Mário de Sá Carneiro,  Miguel Torga , Luis Vaz de Camões, Sofia de Mello Breyner, António Aleixo , Joaquim Pessoa, Antero de Quental, Pedro Chagas Freitas, Raul Minh’alma, Agustina Bessa Luís e até mesmo José Saramago Prêmio Nobel da Literatura.

Segundo os integrantes da banda, o objetivo principal é unir culturas diferentes através da música e da arte poética. 

Além dos poetas portugueses, a banda traz em suas melodias versos de grandes escritores do Brasil, como Machado de Assis e Olavo Bilac, de Moçambique Mia Couto, de e de Angola Isabel Ferreira. 

VEJA TAMBÉM: Após Luísa Sonza assumir novo namoro, Whindersson Nunes debocha

Processo criativo

Da escrita de cada poema, transformada em canção pelo compositor e vocalista da banda, Joaquim C. Silva, surge uma musicalidade própria, através de um grande processo criativo colaborativo de todos os integrantes. Segundo Joaquim, sua interpretação e composição trazem consigo a sua própria alma: “Cada tema representa a individualidade e unicidade existente em cada um de nós. A magia das palavras com a música”.

Os D’Alma na Televisão

O tema original “Todas as Cartas de Amor são Ridículas ”, com base no poema de Álvaro de Campos, que é um heterônimo de Fernando Pessoa, fez parte da trilha sonora da telenovela Belmonte, da TVI.

A banda continua a fazer diversas participações e apresentações ao vivo nas principais estações de televisão de Portugal, como RTP, SIC e TVI. 

Os D’Alma pelo mundo

No dia 26 de Setembro de 2016 em parceria com o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua na Divisão de Acção Cultural Externa, foi divulgado através da sua rede um projecto dos D’Alma a nível Mundial nas embaixadas Portuguesas, a transmitir essa sensibilidade para o mundo.  

O álbum ‘Caminho D’Alma‘ tem a participação especial do compositor brasileiro Michael Sullivan, que é o autor da música do tema “O Amor é Lindo”, cantado em dueto com Joaquim C. Silva, que compôs a letra. Sullivan é um dos grandes nomes da música brasileira e já trabalhou com grandes artistas como Tim Maia, Roupa Nova, José Augusto e Xuxa Meneghel.

Shows no Brasil

Um dos sonhos da banda para 2021 é ter a oportunidade de fazer shows no Brasil: “gostaríamos muito de ter a oportunidade de realizarmos concertos no Brasil. Temos ligações com esse país, amamos o Brasil, e o fato de termos músicos brasileiros nos torna ainda mais próximos do Brasil, desta gente acolhedora e que partilha laços históricos, culturais e de sangue conosco cá em Portugal”.

Recentemente a banda lançou seu novo álbum, Refúgio das Palavras, que além de estar disponível nas plataformas digitais, tem sido amplamente difundido nas rádios e na TV portuguesa.

Integrantes

Joaquim C. Silva – Vocalista e compositor

Roger Paz – Guitarra elétrica

Ranieri – Bateria

Robson W. – Baixo

Hebert Neri – Teclados

Marcus Costa – Teclados e produção musical

Felipe Zurc – Teclados

Marta da Costa – Cordas

D’Alma na Internet

Facebook: https://www.facebook.com/dalmamusic/

Instagram: https://www.instagram.com/dalma.info.music/

YouTube: https://www.youtube.com/user/dalmachannel2013