A cantora fluminense Anitta (FOTO: Reprodução)

Após revelar a troca de Warner Music Brasil para o selo internacional da gravadora, Anitta lançará o primeiro projeto com a Warner Records. Nesta sexta-feira (10), a cantora estreará a parceria com “Tócame”, que ainda conta com a colaboração de dois cantores do reggaeton, que possuem um grande legado do gênero na América Latina e Estados Unidos. Saiba um pouco mais sobre Arcángel e De La Ghetto.

Arcángel se chama Austin Agustín Santos. Filho de pais dominicanos, o artista nasceu em Nova York. Com 12 anos sua família se mudou para Porto Rico. Em 2002, ele falou sobre a vontade de tornar-se um artista de reggaeton e começou a se envolver no meio underground.

Assim como seu parceiro, De La Ghetto também nasceu em Nova York e se mudou para Porto Rico, com 8 anos. Rafael Castillo Jr (nome de batismo), viu de perto o crescimento do reggaeton e decidiu apostar em seu talento. Foi desta forma que De La Ghetto e Arcángel se conheceram e decidiram em 2004 formar uma dupla que se tornou conhecido entre os admiradores de reggaeton nos Estados Unidos e Porto Rico.

Em meados dos anos 2000, o duo emplacou hits como “Agresivo”, “Sorpresa” e “Mi Fanática”. Curiosamente, todo o conteúdo da dupla foi lançado somente em singles, álbuns colaborativos ou mixtapes vazados na web.

Esses vazamentos ocorreram recorrente a um conflito com a Baby Records, que não lançava projeto próprio deles. Mediante a situação, Arcángel processou a gravadora e, no final de 2006, eles decidiram seguir carreira solo.

VEJA TAMBÉM: Vídeos sensuais de Anitta são publicados em site pornô

Um bom tempo depois, em 2008, ambos lançaram seus primeiros discos solo. Enquanto Arcángel criou a própria gravadora e lançou El Fenómeno, De La Ghetto fez sua estreia com Masacre Musical.

Após anos à frente de suas respectivas carreiras solo, em 2013 eles se juntaram novamente e lançaram singles após seis anos. Desse período surgiram grandes sucessos como “Flow Violento (Official Remix)”, “Estamo’ Aquí” e o último intitulado, “Más Que Ayer”, que saiu em 2017, e que se aproxima da casinha dos 200 milhões de visualizações no YouTube.

Como Arcángel e De La Ghetto podem contribuir para a fama internacional de Anitta?

Com todo o sucesso que Anitta já tem no Brasil, provavelmente ela tenha números muito maiores que a dupla no YouTube. No entanto, Arcángel e De La Ghetto são super conhecidos na cenário nova-iorquino e porto-riquenho do reggaeton. O que pode gerar mais credibilidade e uma melhor receptividade à “Tócame” neste mercado que é mais segmentado.

Essas parcerias são de fato uma peça fundamental para o projeto internacional que Anitta vem tentando desde ‘Paradinha’. A funkeira precisa estar aliada a artistas que movimentaram a entrada do reggaeton no mercado norte-americano, antes mesmo de nomes conhecidíssimos como J Balvin, por exemplo.

Por outro lado, para Arcángel e De La Ghetto é interessante que estejam juntos de Anitta. Pois através dela, milhões de brasileiros conhecerão o trabalho deles, da mesma forma que ela fez com Maluma no hit “Sim ou Não”, em 2016.

Com passos minuciosos realizados pela carioca nos últimos anos, futuramente saberemos se este foi o primeiro (bom) passo para a tão desejada fama mundial da brasileira.

Na madrugada desta sexta a música de “Tócame” estará disponível em todas as plataformas digitais e às 12h o clipe será lançado no canal oficial da Anitta, no YouTube.