Doença incurável de Lady Gaga tem alto risco de morte prematura

Publicado em 18/05/2021 12:12
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Milhares de fãs aguardavam ansiosamente por Lady Gaga nos palcos do Rock in Rio no ano de 2017. Frustrados, os littles monsters tiveram de aceitar que a ausência da cantora no festival era por causa de uma grande razão: fibromialgia, uma doença de causas ainda desconhecidas e sem cura que provoca dor crônica generalizada no corpo, cansaço, rigidez muscular, muitas vezes depressão além de problemas de sono. 

A primeira vez em que Lady Gaga falou sobre conviver diariamente com a dor crônica da doença foi em 2013, mas ela não ainda não havia revelado a causa do problema até aquele ano. Através das redes sociais, a cantora declarou em 2017: “Quero ajudar a aumentar a conscientização sobre esse tema e conectar as pessoas que tem fibromialgia”. A revelação da artista fez inúmeras pessoas compartilharem detalhes de sua batalha diária contra a doença nas redes sociais

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

(FOTO: Reprodução)

Vale ressaltar que a fibromialgia atinge de 2 a 5 por cento da população mundial. Dores que persistam mais de 3 meses já são consideradas uma doença, e justamente por isso cientistas buscam por soluções que possam atenuar os sofrimentos de quem sofre com a dor crônica. Apesar de ainda não ter cura, a ciência já descobriu resultados interessantes sobre tratamentos e comportamentos que podem atenuar os sintomas da fibromialgia como por exemplo, a prática de exercícios físicos. É uma síndrome em que a pessoa sente dores por todo o corpo por períodos intensos, provocando sensibilidade nas articulações, tendões e tecidos moles.

VEJA TAMBÉM: Lady Gaga lança sua parceria com BLACKPINK; ouça “Sour Candy”

De cada dez pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. A ciência ainda não explica a razão porque isto acontece. Não parece existir uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa.

A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Contudo, há casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes. Por ela desencadear problemas como depressão, tabagismo, alcoolismo, obesidade e stress, a fibromialgia é considerada uma doença com alto risco de morte prematura. Consequências como o estilo de vida sedentário e o alto consumo de drogas podem ser alguns dos principais fatores desse índice de mortalidade.

(A cantora Lady Gaga no trailer do filme Gaga: Five Foot Two)

Uma das mais pesquisas recentes mais bem aceitas, publicada em 2015, aponta melhoras em pacientes que tentaram as terapias conhecidas como “mente-corpo” . Elas tentam estabelecer uma ligação entre os pensamentos, comportamentos e sentimentos das pessoas para ajudá-las a administrar fisicamente e mentalmente os seus sintomas.

Por causa dos problemas, a personal trainer de Lady Gaga revelou que a cantora faz sessões de treinamento de força cinco vezes por semana. Além disso, Lady Gaga pratica ioga que é uma atividade ideal para quem possui problemas nas articulações.

No caso da fibromialgia, alguns pesquisadores e especialistas recomendam também o “biofeedback”, a “mindfulness”, as terapias de movimento, a terapia psicológica e as terapias de relaxamento. As terapias psicológicas também melhoraram levemente os sintomas da fibromialgia: mas elas conseguiram reduzir em somente 2% a 3% o desempenho físico, a dor e o humor das pessoas. E muito portadores da doença acabaram abandonando o tratamento psicológico. Portanto, os pacientes com fibromialgia não devem abandonar seu tratamento padrão com medicamentos para usar somente essas terapias inovadoras.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio