dua lipa
A cantora britânica Dua Lipa (FOTO: Divulgação)

Dua Lipa se envolveu em uma polêmica no último domingo (19). A cantora resolveu compartilhar uma imagem em sua rede social do Twitter, sobre um pensamento envolvendo seu país natal, a Albânia, porém, alguns internautas não gostaram nada de saber o posicionamento político da cantora.

Muitos seguidores ficaram revoltados após Dua Lipa compartilhar a imagem que aborda questões políticas. O post causou um reboliço na internet e dividiu o público. Na imagem, ela explica o significado da palavra “autochthonous” – em português, “autóctone“. “indígenas em vez de descendentes de migrantes ou colonos“, diz a definição do post.

Segundo o dicionário Oxford Languages, significa: “que ou quem é natural do país ou da região em que habita e descende das raças que ali sempre viveram; aborígene, indígena“. Na imagem, ainda há um mapa dos territórios habitados pela Albânia nos Bálcãs, legendada com a definição da palavra autóctone. Segundo os internautas, Dua estaria alimentado uma teoria nazista, principalmente contra os sérvios, e tudo graças a uma polêmica imagem.

LEIA TAMBÉM: Marília Mendonça fala pela primeira vez sobre separação de Murilo Huff

A Polêmica

Dua Lipa é filha de pais kosovares-albaneses. Portanto, ela está diretamente envolvida nessas questões. A situação é que ela defende o reconhecimento de Kosovo como uma nação independente da Sérvia e quer a retomada de alguns territórios perdidos após uma sangrenta guerra entre os anos de 1998 e 1999. Mais de 10 mil pessoas morreram ou desapareceram durante o confronto. Além disso até hoje albaneses denunciam de que 200 mil mulheres tenham sido violentadas por soldados sérvios.

No entanto, tal ideia é acusada de nacionalista e ainda é comparada com o nazismo – que também lutava por territórios e defendia a ‘raça pura’, ideal esse buscado por Hitler durante o Nazismo na Alemanha.

Todo mundo, por favor, me escute. Esta mulher aqui está apoiando uma idéia nazista da grande Albânia na qual a Albânia participa de países: Sérvia, Montenegro, Macedônia do Norte e Grécia. QUATRO PAÍSES ?! Ela está literalmente doente. Ajude-me a tendência #DuaLipaIsOverParty“, escreveu uma página.

Navios = terroristas, eles ainda não estão evoluídos, porque afirmam que não tem cultura, identidade e agora estão procurando, mas não sabem como fazê-lo, então matam e ocupam territórios. PS: Esta é a macedônia, a maioria das peças estão sob ocupação grega, búlgara e abnegada“, escreveu uma conta do Twitter.

Sua defesa do projeto nacionalista e expansionista extremo da Grande Albânia mostra que sua mente está envenenada. Aqueles que lutaram pelo seu sonho doentio foram designados terroristas pelo Departamento de Estado, seu líder recentemente acusado de crimes de guerra. #NoToTerrorism“, escreveu outro post.

Educar-se sobre o genocídio em massa dos albaneses do Kosovo e por que a OTAN teve que se envolver. informe-se sobre quanto sofrimento eles sofreram porque os sérvios queriam tomar o Kosovo como seu. por favor, eduque-se. lutamos pela nossa terra, não pela sua“, mensionou uma internauta.