ELBA RAMALHO
A cantora baiana Elba Ramalho (Foto / Reprodução)

Trazendo um gostinho de festa junina aos que estão em casa, Elba Ramalho lança hoje (17), nos aplicativos de música, versões ao vivo de “Medley pra Dançar o São João” e “Festa do Interior / Pagode Russo”, pela gravadora Deck. O registro ocorreu na edição 2019 da gigante festa de São João, em Campina Grande (PB), na qual Elba é presença cativa.

Só mesmo uma das rainhas do forró para interpretar, com tanto talento, alguns dos clássicos do gênero. A primeira música do medley de 12 minutos é uma versão de “Paraíba Meu Amor”, lançada por Chico César em 1997. Em sequência há “Olha Pro Céu” (José Fernandes e Luiz Gonzaga) e “No Lume da Fogueira” (Missinho), sucedida por “Fogaréu”, do ícone Walter Queiroz. Finalizando, sem parar um segundo, há “Vamos Pra Fogueira” (Claudio Mello/ Didi Barros/ Ferreira Filho).

Esses são alguns dos sucessos que ajudaram o forró a romper barreiras geográficas e sociais, sendo regravados por artistas dos mais variados estilos. Essa performance, repleta de coreografia e elementos visuais, também foi filmada, e o vídeo já está disponível no canal da cantora no YouTube. No telão do palco, há projeções que remetem à relação da cantora com o São João de Campina Grande, incluindo a ocasião em que cantou grávida e prestes a dar à luz, em 1987.

VEJA TAMBÉM: Após ser chamada de cobra por Ludmilla, fãs de Anitta contra-atacam e pedem “ajuda” de Cardi B

O outro lançamento do dia é o pout-pourri iniciado com “Festa do Interior”, escrita por ninguém menos que Abel Silva e o eterno ‘novo baiano’ Moraes Moreira. Em seguida, a cantora interpreta “Pagode Russo” — clássico de João Silva e Gonzagão que aproxima as danças nordestinas das cossacas e seu “cai não cai”, quase que em ode à universalidade de nossa rica cultura.

 Esses lançamentos fazem parte de uma ação do Spotify, que convidou a cantora para realizar a co-curadoria da sua playlist especial de São João. Além de selecionar 20 músicas, Elba Ramalho aproveitou para lançar as gravações inéditas. A primeira delas, “Forró Pesado / É Proibido Cochilar (ao Vivo)”, foi lançada na semana passada.

Assista ao clipe:

Ouça “Medley pra Dançar o São João”:

Ouça “Festa do Interior / Pagode Russo”