Elvis Presley foi recusado por várias gravadoras antes da fama: “Sua música é ruim”

Publicado em 03/11/2020 21:34
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Elvis Presley foi rejeitado por todas as gravadoras depois de lançar seu primeiro single, That’s Alright Mama, em 1955. Então, o que mudou?

The King gravou seu primeiro disco oficial em 5 de julho de 1954, no Sun Studio. Meses antes, ele havia pago US $ 2 para gravar a música My Happiness como um presente para sua mãe Gladys. Ainda com apenas 19 anos, ele constantemente economizava dinheiro em seu trabalho na Crown Electric, onde esperava se tornar um eletricista, para perseguir seus sonhos musicais paralelamente. Uma sessão de gravação fatídica mudaria tudo, embora o resto da América demorasse mais um ano para perceber que uma estrela havia nascido.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Naquele dia de julho de 1955, a estrela pop em ascensão estava no estúdio com seu novo grupo de apoio, Scotty Moore na guitarra solo e Bill Black no baixo de cordas. Mas a verdadeira magia aconteceu durante uma pausa quando Elvis começou a improvisar uma versão acelerada da canção de 1946 de Arthur Crudup, That’s All Right, Mama em sua guitarra base.

É fácil esquecer que ele não era apenas um cantor e showman extraordinário, Elvis também era um músico instintivo com ouvido para melodias e o talento para extrair influências ao seu redor e incorporá-las em seu próprio estilo. Ele até mudou algumas letras da música. Scotty mais tarde lembrou como tudo aconteceu em detalhes emocionantes

VEJA TAMBÉM: IZA, Luísa Sonza, Anitta e mais se posicionam sobre “estupro culposo”

Scotty disse: “De repente, Elvis começou a cantar essa música, pulando e agindo como um idiota, e então Bill pegou seu baixo e começou a atuar como um idiota também, e eu comecei a tocar com eles.

Sam, eu acho, estava com a porta da cabine de controle aberta … ele colocou a cabeça para fora e disse: ‘O que você está fazendo?’ E dissemos: ‘Não sabemos’. ‘Bem, recue’, disse ele, ‘tente encontrar um lugar para começar e faça de novo.’”

Sam era o produtor e proprietário da Sun Records, Sam Phillips, que percebeu que algo especial estava acontecendo. A faixa foi gravada em um take e pressionada como single com Blue Moon of Kentucky no lado B.

A Philips promoveu o single para estações de rádio locais e se tornou uma sensação na área do Tennessee, vendendo 20.000 cópias.

Elvis assinou contrato com a Sun Records e Phillips começou a tentar atrair a atenção a nível nacional durante quase um ano, com pouco sucesso.

Uma carta de rejeição do executivo da Monarch Records, Nate Duroff, coloca isso de forma muito direta.

Dizia: “Tenho conversado com outro distribuidor local a respeito de assumir sua linha. Eu dei a ele amostras de seus últimos lançamentos e ele é da opinião que os discos de Elvis Presley não venderiam em Los Angeles.”

O motivo não é apenas um desdém brutal, mas também contém alguns conselhos muito bons.

A carta continua: “Eu sei com certeza que Western e Hillbilly aqui ‘fedem” no que diz respeito às vendas. O Sr. Diamond também diz que os blues do sul também são muito fracos nas vendas. Ele sugere que um rock and roll no western ou caipira, como os discos de Bill Haley, se moveria bem por aqui.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio